Mercado de Ecommerce

Quais São os Maiores Marketplaces do Brasil Hoje? Veja!

Se você empreende no Ecommerce, não tem jeito: precisa conhecer os maiores marketplaces do Brasil. Principalmente porque essas plataformas funcionam como verdadeiros shoppings virtuais e podem ser grandes aliadas para os lojistas… 

Para você ter uma ideia do poder desses canais, de acordo dados de uma pesquisa feita pelo Ebit | Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por quase 80% do faturamento total do Ecommerce no Brasil em 2020, atingindo a quantia de R$ 30 bilhões.

Na prática, esses sites são essenciais para expandir os negócios e atrair mais clientes. Aliás, os marketplaces contam com uma forte audiência. Isto é, muitos consumidores navegam por essas plataformas todos em busca de os mais variados produtos…

E não importa o segmento do negócio, existem marketplaces ideais para direcionar cada tipo de loja ao seu público-alvo específico. Portanto, o objetivo deste artigo é justamente listar os maiores marketplaces do Brasil e apresentar as melhores opções de canais de venda aos empreendedores…

(Imagem: Freepik)

Conheça os Maiores Marketplaces do Brasil

Magazine Luiza

O Magazine Luiza é um dos maiores e mais conhecidos marketplaces do Brasil. Para você ter uma ideia, hoje a plataforma conta com mais de 100 mil vendedores parceiros

Nos últimos meses, a companhia investiu pesado em aquisições de empresas de diversos segmentos, além da abertura de centros de distribuição e lojas físicas por todo o país. Tais iniciativas foram fundamentais para melhorar a experiência dos sellers no marketplace e, consequentemente, também dos clientes.  

Nesse sentido, o marketplace do Magalu pode ser extremamente vantajoso para quem deseja aumentar vendas, principalmente diante do crescimento acelerado do canal e da autoridade que a plataforma possui entre os consumidores.

Mercado Livre

Atuando no mercado brasileiro há anos, o Mercado Livre já é uma marca consolidada entre diversos vendedores e consumidores, sendo um grande destaque entre os maiores marketplaces do país. 

Aliás, hoje o Mercado Livre é considerado a companhia mais valiosa da América Latina. Na prática, são feitas 23 vendas por segundo e a plataforma conta com mais de 30 milhões de compradores ativos.

Para fortalecer ainda mais as operações no Brasil e aprimorar a satisfação dos vendedores parceiros, o Mercado Livre não poupa recursos na realização de investimentos como inaugurações de centros de distribuição por todo o país. 

Casas Bahia (Via)

A Casas Bahia é uma das lojas mais tradicionais do país e está presente na vida dos brasileiros há mais de 60 anos. Hoje, a empresa aposta firme no Ecommerce e está entre os maiores marketplaces do Brasil. 

Aliás, é interessante destacar que o marketplace da Via foi eleito o melhor do país em 2021 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Tal título foi reflexo dos grandes investimentos que vêm sendo realizados nos últimos meses e é também resultado do processo de transformação digital da companhia, acelerado durante a pandemia.

Amazon

Não tem como listar os melhores marketplaces e deixar de mencionar a Amazon, não é mesmo? 

Nos últimos anos, a gigante norte-americana tem apostado fortemente no mercado brasileiro e não poupa recursos para ganhar ainda mais força entre os lojistas e consumidores para expandir operações de seu marketplace por todo o país. 

Americanas

O marketplace da Americanas é um dos mais procurados por vendedores e consumidores hoje. A plataforma é considerada uma das melhores opções para quem deseja começar a vender online ou, para quem já vende, alavancar o faturamento dos negócios. 

Nos últimos anos, o marketplace também não poupou recursos para satisfazer os sellers parceiros e consumidores. O aprimoramento da logística de entrega é um bom exemplo, hoje a empresa aposta em entregas ultra-rápidas, feitas até mesmo em minutos

Shopee

Não há como negar: a Shopee tem ganhado grande destaque entre os maiores marketplaces do país e do mundo. Nos últimos meses, a empresa se popularizou rapidamente no país e vem apostando em um plano com estratégias de expansão em seu marketplace.

Os resultados da gigante chinesa no Brasil são surpreendentes, visto que a Shopee abriu as portas do marketplace para os vendedores brasileiros em julho de 2020 e hoje já supera a marca de 1 milhão de sellers parceiros. O número é superior ao alcançado por varejistas brasileiras como Magazine Luiza, por exemplo. 

Aliexpress

A Aliexpress é mais uma gigante asiática que tem conquistado muitos consumidores no Brasil e é considerado um dos  maiores marketplaces do mundo. Em agosto de 2021, a empresa do Grupo Alibaba finalmente abriu as portas para os vendedores brasileiros.

A plataforma pode ser uma boa oportunidade para os lojistas que desejam ganhar destaque no mercado e, consequentemente, elevar os lucros dos negócios. Principalmente porque o marketplace disponibiliza de intenso tráfego e de um amplo público consumidor.

Ponto

O Ponto, antigo Ponto Frio, que faz parte da Via, é mais uma plataforma de destaque entre os maiores marketplaces e faz parte de uma das maiores redes varejistas do país. Aliás, assim como a Casas Bahia, o Ponto também é uma empresa muito tradicional e conhecida entre os consumidores brasileiros. 

Atualmente, a empresa conta com mais de 10 mil colaboradores. Nesse sentido, a popularidade da marca pode ser uma excelente oportunidade para lojistas ampliarem as vendas online. A plataforma disponibiliza custos reduzidos de suporte, gestão e marketing.

Elo7

Se você trabalha com produtos criativos, itens de decoração ou artesanato e procura uma boa plataforma para vender online, o Elo7 é o canal ideal. Aliás, o site está entre os maiores marketplaces voltados para esse segmento de produtos. 

Atualmente a plataforma conta com mais de 80 mil lojistas parceiros e é focada em categorias como trabalhos manuais e artísticos, doces artesanais, projetos digitais como design e ilustração, além de insumos, cursos e materiais para artesanato.

Olist

O Buscapé não pode deixar de ser mencionado entre os maiores marketplaces hoje, principalmente porque a plataforma é amplamente conhecida por muitos compradores no Ecommerce.

Basicamente, o marketplace conta com produtos de diversas categorias como Esporte e Lazer, Eletrodomésticos, Celulares e Telefones, Móveis e Decoração, Games, Informática etc. 

Carrefour

O Carrefour é uma empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado brasileiro e possui grande credibilidade entre os consumidores, sendo uma das principais companhias do ramo varejista físico e online do país.

Hoje, o Carrefour Marketplace já conta com milhões de acessos por mês e possui uma plataforma multicanal. Essa que, segundo a companhia, visa otimizar os produtos dos vendedores para o maior número de clientes possível, além de garantir uma experiência satisfatória para os lojistas parceiros e consumidores durante todo o processo de compra e venda.

Shoptime

O Shoptime é um canal de vendas muito conhecido pelos brasileiros, principalmente porque a marca foi o primeiro canal de home shopping do país. Na TV, o Shoptime atua há mais de 20 anos…

Hoje, o marketplace tem forte presença também na internet e conta com mais de 78 milhões de visualizações por mês na página. Diante disso, a plataforma pode ser considerada um dos maiores marketplaces, além de se apresentar como uma boa oportunidade para os empreendedores de Ecommerce.

Extra.com

O marketplace do Extra opera no Brasil desde 2013 e oferece aos empreendedores diferentes categoria de produtos como Telefones e Celulares, Eletrodomésticos, Móveis, Informática, TVs e Vídeo etc. Vale lembrar que a bandeira utilizada é vinculada à rede de supermercados que recebe o mesmo nome.

A plataforma, assim como a Casas Bahia e Ponto, também é integrante do Grupo Via. Diante disso, o marketplace garante que os lojistas parceiros podem aumentar vendas com tráfego e exposição imediata através do canal.

Netshoes

A Netshoes é um dos maiores marketplaces da América Latina, sendo voltado para a comercialização de artigos esportivos. Segundo a empresa, a plataforma recebe mais de 54 milhões de visitantes únicos por mês.

Basicamente, o site trabalha com venda de itens de categorias como Calçados, Roupas, Suplementos, Eletrônicos, Acessórios, Jogos, Equipamentos Esportivos etc. Portanto, o canal é uma opção a ser considerada por empreendedores que comercializam itens desses segmentos.

OLX

Conhecida por muitos consumidores, a OLX é considerada um dos maiores sites para compra e venda do Brasil. O marketplace ficou muito popular pela comercialização de itens usados, mas também conta com venda de produtos novos e semi-novos. 

A plataforma se intitula como um marketplace C2C. Isto é, um canal voltado para  transações feitas de consumidor para consumidor. De acordo com a empresa, a vantagem da OLX para quem procura comprar, é a grande variedade de ofertas no mesmo destino. Já para quem busca vender, é o poder de conectar-se a diferentes pessoas interessadas no que está sendo oferecido.

Enjoei

O Enjoei é mais um marketplace voltado para venda de produtos novos, semi-novos e usados. A plataforma é focada na comercialização de itens do setor de Moda e Decoração e vem ganhando cada vez mais espaço no Ecommerce.

Atualmente, o marketplace do Enjoei conta com mais de 96 mil vendedores, chegando à marca de aproximadamente 181 mil usuários ativos na plataforma. Diante disso, o canal pode ser uma boa estratégia para o empreendedor de Ecommerce alcançar novos consumidores e faturar ainda mais.

Submarino

O Submarino é mais uma plataforma de destaque entre os maiores marketplaces hoje. A marca é considerada líder em inovação e referência em tecnologia, moda, cultura pop e esportes.

Junto com a Americanas.com e o Shoptime, a plataforma pertence ao Americanas S.A., que possibilita que lojistas de todos os tamanhos e segmentos anunciem produtos, conquistem novos clientes e garantam destaque em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

MadeiraMadeira

O MadeiraMadeira é intitulado como a loja de Casa&Decoração mais acessada do Brasil. Basicamente, o canal é um dos maiores marketplaces do país no segmento de móveis e artigos para casa. Logo, a plataforma é uma boa opção a ser considerada por empreendedores desse setor.

Nos últimos meses, a empresa tem realizado investimentos para crescer ainda mais no mercado brasileiro, alguns deles são a abertura de mais lojas físicas e o lançamento de uma marca própria

Estante Virtual

A Estante Virtual é um marketplace especializado na compra e venda de livros novos e usados. A plataforma atua no Brasil desde 2005 e promete auxiliar pequenos empreendedores do setor.

Segundo dados da empresa, os lojistas parceiros da Estante Virtual contam com exposição diária a mais de 3 milhões de leitores, que realizam em média 14 buscas por segundo durante o horário comercial. 

Mobly

O último (mas não menos importante) marketplace desta lista é o Mobly. O canal é mais um marketplace do setor de móveis e artigos de decoração, ganhando destaque entre os maiores do Brasil neste segmento.

Atualmente, são mais de 180 mil produtos cadastrados na plataforma, que garante cobertura de 100% do território nacional. Além disso, a Mobly já foi eleita como a “Loja Online Mais Querida de Casa e Decoração” pelo Ebit, site que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais.

Diante das informações e dos marketplaces listados neste artigo, é de extrema importância que os empreendedores reconheçam a importância que essas plataformas têm para o Ecommerce hoje.

Não Ignore o Poder dos Marketplaces Para Vender no Ecommerce

Está claro que os marketplaces são canais que auxiliam empresas de todos os portes e segmentos a alcançarem um maior número de clientes e, consequentemente, aumentarem as vendas. Diante disso, é interessante destacar como esses canais são cruciais para manter as operações dos empreendedores.

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa feita pela Olist, startup de solução de vendas online, atualmente 45% dos lojistas concentram a maior parte dos esforços nos marketplaces. Basicamente, a dedicação dos vendedores nesse sentido está relacionada à equipe, tempo e recursos utilizados para vender nesses canais.

Portanto, agora que você já conhece os maiores marketplaces do Brasil hoje, não ignore o poder desses canais para as vendas no Ecommerce. A maioria dessas plataformas possuem gestões simplificadas para auxiliar e otimizar as operações dos lojistas. Além de terem um grande alcance e confiança de muitos consumidores.

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago