Como Vender em Marketplace: Um Guia Completo

Última atualização em 16 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros

Como vender em marketplace tem sido a pergunta de ouro para quem quer faturar vendendo online. Isso porque um marketplace não é ideal só para os iniciantes que estão em busca da VALIDAÇÃO de seu produto. Mas também para as empresas que querem ALAVANCAR de uma vez por todas seus negócios.

Para você ter uma ideia do poder desses canais de venda, só no 1º semestre de 2020, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento total do Ecommerce no Brasil, atingindo a quantia de R$ 30 bilhões

Ou seja, são espaços altamente eficazes para quem vende pela internet, o que independe do momento em que o negócio está. 

Contudo, é preciso ressaltar que está enganado quem pensa que para ter sucesso nos marketplaces basta só ter os produtos e anunciá-los nas plataformas. É preciso dedicação e conhecer as estratégias certas…

Ao longo deste artigo, vamos explicar TUDO o que você precisa saber para vender em marketplace. Acompanhe!

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Por que Vender em Marketplace

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que os marketplaces funcionam como shoppings virtuais

Isto é, não há a estrutura de um shopping com várias lojas físicas dentro, mas existem inúmeras lojas virtuais disponíveis em um só espaço online, que é o marketplace. 

Na prática, esses canais que já contam com uma forte audiência. Isto é, existem um alto número de pessoas dentro desses canais em busca de os mais variados produtos.

Mas não só isso…

As pessoas confiam nos marketplaces na hora de comprar online

Assim, é seguro dizer que hoje é difícil encontrar um consumidor que não faça uma boa pesquisa nos marketplaces antes de adquirir algum item…

E isso acontece não só por causa da infinidade de mercadorias sendo comercializadas lá dentro. Mas porque eles lançam estratégias certas – como promoções relâmpagos e frete grátis, por exemplo – para atrair cada vez mais clientes.

Com isso, é o forte nome do marketplace o que acaba atraindo cada vez mais consumidores. Mas, no fim das contas, os produtos vendidos são justamente os das marcas menores…

Em troca disso, os lojistas pagam uma pequena comissão à plataforma. E, analisando bem, é um valor justo, considerando todo o trabalho com anúncio e atração de tráfego que eles precisam fazer para trazer mais clientes para dentro desse shopping virtual…

Sendo assim, agora que você já sabe como funcionam esses espaços, está na hora de conhecer os principais marketplaces do Brasil…

Principais Marketplaces do Brasil

Mercado Livre

Não oferece produtos próprios, apenas vende produtos de lojistas parceiros…

É a companhia mais valiosa da América Latina. Isso porque o Mercado Livre simplesmente não para de crescer…

De acordo com a própria companhia, seu crescimento ao longo dos últimos meses foi de cerca de 185%.

Isso significa que, na prática, desde o início da crise do covid-19 em março, o valor de mercado do Mercado Livre teve um salto absurdo:

De US$ 27 bilhões para, até o momento, R$ 77 Bilhões… 

No ano passado, o marketplace investiu mais de R$ 4 bilhões no Brasil. E, para 2021, a companhia pretende fazer um investimento recorde

Só nos últimos meses, o Mercado Livre lançou as seguintes ações: 

Fora isso, o marketplace recebeu um aporte de R$ 400 milhões através de sua fintech, Mercado Pago, para ampliar a oferta de crédito a PMEs

Ou seja, não é o maior marketplace da América Latina à toa…

Se você quer saber como vender na Amazon, sugerimos a leitura do artigo: Como vender no Mercado Livre: 7 Dicas Essenciais para Iniciantes.

Magazine Luiza

A famosa Magalu é um dos maiores exemplos de empresas que estão em plena expansão… 

Prova disso é o sucesso de uma de suas principais estratégias para crescer no varejo, que é a compra de outras companhias

Só no ano passado, a Magazine Luiza adquiriu as seguintes empresas:

  • HubSales: startup de moda que representou a entrada da varejista no comércio Factory to Cusumers (F2C);
  • CanalTech e Inloco Mdia: A primeira é uma plataforma multimídia focada em produção de conteúdo de tecnologia em vários formatos: textos, áudios, vídeos… Incluindo análises de produtos, podcasts e cobertura de notícias do setor. A segunda, empresa especializada em comercialização de publicidade digital. 
  • Stoq Tecnologia: startup que desenvolve sistemas de ponto de vendas (PDV) no modelo SaaS (Software as a Service);
  • AiQueFome: empresa de delivery de comida;
  • GFL e Sinclog: a primeira, é uma plataforma de logística para Ecommerce. Já a segunda, plataforma de gestão de processos logísticos;
  • Hub Prepaid Participações: instituição de pagamentos.

E o que tantas aquisições significam na prática?

Expansão e aprimoramento de seus serviços para os vendedores do marketplace Magazine Luiza, claro. 

Se você quer saber como vender na Amazon, sugerimos a leitura do artigo: Saiba Como Vender no Magazine Luiza.Nele, você vai descobrir como vender pela Magalu, além de conhecer as vantagens, taxas, comissões etc. 

Amazon Brasil

Gigante e líder do mercado de varejo lá fora, a Amazon aqui no Brasil também se apresenta como um poderoso marketplace…

A Amazon Brasil tem feito inúmeros investimentos para aprimorar cada vez mais sua atuação no país, como:

Ou seja, para se consolidar cada vez mais como uma das líderes do mercado nacional, a Amazon Brasil não pare de investir…

E se você quer saber como vender na Amazon, sugerimos a leitura do artigo: Aprenda a como Vender na Amazon (Passo a Passo). Nele, você vai conhecer as estratégias certas para ter sucesso no marketplace.

Grupo B2W 

O marketplace B2W engloba três das grandes marcas de lojas virtuais do Brasil: Americanas, Shoptime e Submarino

Recentemente, o grupo fez mudanças importantes em seu marketplace no que diz respeito a comissões e política de frete grátis. 

Mas não sí isso…

Também investiu:

Fora todo o crescimento exponencial que o marketplace tem conseguido atingir trimestre após trimestre…

Sem dúvida, uma excelente oportunidade para quem quer vender em marketplaces! Para saber como vender pela B2W, leia o artigo: Saiba Como Vender na B2W (Americanas, Shoptime e Submarino)

Como Vender em Marketplace

Basicamente, você precisa entender e preencher todos os requisitos básicos para começar a vender nesses marketplaces – como apontamos nas sugestões para a leitura de alguns artigos…

Entretanto, há estratégias que NÃO podem ficar de fora de jeito nenhum quando o assunto é como vender em marketplace.

E isso independe se você quer vender em apenas um deles ou em todos eles…

1- Estude o seu Mercado

Não dá para começar a vender em marketplace sem conhecer minimamente o mercado em que você deseja atuar…

Na prática, você PRECISA acompanhar todos o que está acontecendo no segmento em que você atua

Isso vai te ajudar a traçar novas estratégias de venda para o seu negócio, como também vai auxiliar em possíveis tomadas de decisão em casos de crise…

Resumindo?

Fique bem informado para saber qual caminho direcionar o seu negócio!

2- Fique Atento à Precificação Adequada de seus Produtos 

Saber como precificar um item é vital para mantê-lo competitivo no mercado…

Lembre-se: estabelecer o preço de venda dos produtos não pode ser algo feito ao acaso. Há alguns métodos de precificação, que consideram vários fatores, em que fica possível formar o melhor preço de acordo com cada necessidade ou preferência.

Para te ajudar nisso, sugerimos a leitura do artigo: Preço de venda: 4 Estratégias que Vão Ajudar a Precificar o Produto.

3- Faça um Descrição MATADORA

Quando você for cadastrar os seus produtos em um marketplace, faça isso mostrando as características e especificações técnicas deles…

Acredite, é isso que vai fazer com que o seu potencial cliente ache o seu produto dentro da plataforma e identifique que o seu item é exatamente o que ele está buscando. 

4- Aposte em Boas Fotos

Não tem jeito: as fotos dos produtos são cruciais para o sucesso das vendas do seu negócio online!

Sabe por quê?

Porque o consumidor não tem o produto em mãos para analisar melhor seus detalhes. E por isso boas imagens fazem uma diferença e tanto para a decisão de compra do cliente.

Mesmo que o seu produto seja competitivo em preço e qualidade, é provável que muitos clientes deixem de comprá-lo se julgarem que a fotografia não transmite profissionalismo.

Para te ajudar nisso, leia o artigo: Passo a Passo para Tirar Fotos Incríveis de Roupas.

5- Disponibilize um Atendimento de Qualidade

Um negócio não é nada sem um bom atendimento. Isso porque o atendimento é a chave para fidelizar os clientes.

Em relação aos marketplaces, isso é ainda mais importante por causa da forte concorrência que está “batendo de frente” com você dentro do mesmo espaço de venda…

Ou seja, você precisa disponibilizar um atendimento eficiente, de qualidade e tudo mais que for necessário para deixar o seu cliente feliz e te ajudar a se destacar positivamente no marketplace.

Bônus: Invista em Anúncios Pagos

Não é uma regra, mas definitivamente faz toda a diferença na hora de os clientes encontrarem os seus produtos dentro do marketplace. 

Ou seja, na prática, você pode pagar um determinado valor para ter uma maior visibilidade nas ferramentas de busca do site

Isso vai ajudar a fazer com que as suas mercadorias fiquem no topo da página e, automaticamente, mais pessoas clicarão nos seus produtos.

Inclusive, há alguns meses, o Mercado Livre fez mudanças em suas tarifas e anúncios. Recentemente, o Marketplace B2W também fez ajustes nesse sentido… Fique atento!

Vale a Pena Vender em Marketplace?”

SIM, com certeza vale a pena vender em marketplaces..

É claro que você precisa avaliar qual desses canais melhor se encaixa ao seu negócio. 

E outro ponto importante: você não precisa começar vendendo em todos ao mesmo tempo. Escolha um e, com o tempo e amadurecimento do seu negócio, aposte em outros canais que fazem sentido ao que você quer para a sua empresa…

Ou seja, se você deseja vender pela internet mas não sabe por onde começar os marketplaces são ideais!

Isso porque, nesses canais, você não precisa se preocupar em criar o próprio site, fazer layout, investir rios de dinheiro e tantas outras questões…

E mais do isso…

Há inúmeras vantagens, como:

  • Aumentar as vendas;
  • Conquistar novos clientes;
  • Baixo investimento;
  • Boa infraestrutura;
  • Estratégias de SEO;
  • E muito mais. 

Assim, não importa se você começar a vender em um, dois ou vários marketplaces….

O importante é você traçar as estratégias CERTAS, com base em tudo o que falamos aqui, e trabalhar pesado para vender cada vez mais nesses canais. 

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