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Como ganhar destaque no Google com SEO

6 de setembro de 2019 por Redacao Ecommerce de Sucesso

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Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Se você quer melhores resultados, mais cliente e crescer, a sua página precisa estar bem ranqueada no Google. O SEO serve justamente para isso.  Aqui, vou te mostrar como aumentar o posicionamento do seu site nas buscas com técnicas bem simples e funcionais de SEO, atraindo mais clientes para sua loja. 

O que é SEO?

SEO capa

Segundo estatísticas, 90% das pessoas que pesquisam no Google apenas clicam nos primeiros resultados que aparecem. E, para estar entre essas opções, suas páginas devem estar otimizada de modo que o sistema de busca a reconheça como relevante para a audiência. 

É aí que entra  o Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca).  é um conjunto de ações que posicionam melhor o seu conteúdo – de forma orgânica – nas buscas do Google.

Ela é essencial para trazer mais visibilidade e clientes para sua empresa. Afinal, quanto melhor for o seu posicionamento, mais tráfego tende a atrair e o potencial de venda se multiplica. 

Como funcionam as pesquisas no Google?

Para montar sua estratégia de SEO, é muito importante entender como o Google funciona.

A primeira coisa para ter em mente é a divisão das buscas: temos os resultados orgânicos (gratuitos) e os pagos.

Os pagos vão sempre aparecer como primeira opção no Google. Ao lado do título do site,  estará escrito “Ad” ou “anúncio”.

Para posicionar seu site nesta parte, é necessário configurar anúncios dentro do Google Ads.

Logo após os resultados pagos, aparecem os orgânicos. A ordem que cada página aparece ali é determinada pelo Google Bot – ou robô do Google -, que verifica alguns aspectos das páginas e oferece pontuações. As páginas que oferecem melhor experiência e respondem bem a dúvida do usuário são as que costumam aparecer primeiro. 

Como o Google analisa um site?

SEO robôs

Para o Google mostrar os sites como resultados de busca, ele precisa analisá los antes, certo?

Só que a análise do robô não é igual à nossa. Ele analisa apenas o que consegue visualizar – textos e códigos. Imagens, por exemplo, não são vistas.

Por isso, se o seu site tem algumas imagens, é muito importante utilizar o texto alternativo (alt text) em todas elas, pois será isso que o robô irá analisar. Uma boa ideia é  as palavras-chave na descrição e no nome da imagem.

Se você não usar o texto alternativo, o robô vai entender que tem um grande espaço em branco no seu site e pode considerar que é apenas um layout mal feito. Assim, o Google pode entender que o seu site não é tão bom assim para o usuário.

Além das imagens, existem outros fatores que são analisados. Vou falar um pouco mais sobre eles…

Como chegar ao topo do Google

Lembra quando eu disse que a experiência do usuário é a principal preocupação do Google? 

Quando melhor for a qualidade de experiência da sua página, melhor ranqueada ela fica.

Aqui, vou te dar 12 dicas que, se seguidas, podem melhorar o seu ranqueamento. Confira quais são elas:

1 – Tenha Conteúdo de Qualidade

Como uma forma de avaliar o conteúdo dos sites, foi lançado o Google Panda, um algoritmo que analisa os conteúdos com base na experiência do usuário.

E esse é um dos fatores mais levados a sério pelo o Google.

Por isso, tenha bastante preocupação em ter um conteúdo completo, sem erros de linguagem e que traga informações relevante para melhorar o seu ranqueamento.

2 – Tamanho do conteúdo

Por o Google procurar conteúdos completos, ele considera que quanto menor os textos forem, provavelmente não têm tanta informação assim e não são tão bons.

Porém, isso não é uma regra tão rígida. Quem deve definir o tamanho do seu conteúdo é a sua persona. Se ela gosta de textos longos, ótimo. 

No entanto, preocupe-se mais em tirar todas as dúvidas dos usuários do que com tamanho. Se seu conteúdo não resolver o problema dessa pessoa, ela irá buscar respostas em outro lugar…

3 – SEO title

SEO pesquisa

Esse é um dos fatores mais importantes para o ranqueamento. O SEO title tem o objetivo de trazer o usuário até o seu conteúdo e garantir uma alta taxa de cliques (CTR)

Para ter um SEO title de qualidade, se preocupe em fazer com que ele tenha aproximadamente 55 caracteres, use a palavra-chave à esquerda e tenha um título mais objetivo.

4 – Título interno

Enquanto o título de SEO é pensado para otimizar os resultados de busca, o título interno tem como objetivo estimular a pessoa a continuar na página. Esses títulos pode – ou não – ser diferentes.

O que você precisa ter em mente é que deve  despertar curiosidade da audiência e deixar claro o que vai dizer no texto. Faça apenas promessas que serão compridas quando a pessoa ler o texto.

5 – URL simples

Uma boa URL é aquela que possui o nome do seu site ou do conteúdo, como você consegue ver nesse artigo.

Além disso, se preocupe com que ela contenha a palavra-chave, seja curta, fácil de compreender, seja relacionada ao conteúdo e que tenha hífens.

Já uma URL ruim é aquela que não faz sentido nenhum para o leitor: tem números, é muito grande, tenha pontos ou letras maiúsculas e que use muito subdomínios. 

Além da palavra-chave, quanto menos elementos tiver a sua URL, melhor. É importante evitar o uso de números e listas, por exemplo.

Além disso, nunca atualize a sua URL depois do conteúdo ser indexado. Isso afeta o seu ranqueamento.

6 – Heading Tags

As heading funcionam como uma forma de entender qual é a hierarquia das informações do seu conteúdo.

São até seis headings que vão do título (H1) até seus subtítulos (H2 até H6).

Por exemplo, nesse artigo o H1 é o título “SEO: Como melhorar o ranqueamento no Google”, um dos H2 é “Como chegar ao topo do Google” e um dos H3 é “1 – Tenha Conteúdo de Qualidade”

Com elas, é possível mostrar ao Google qual são as informações mais importantes do conteúdo, otimiza a leitura do texto e facilita a interpretação do Google Bot.

Preocupe-se em usar a palavra-chave no H1 (que sempre será o título) e pelo menos em algum H2.

7 – Uso de palavra-chave

SEO palavra chave

É através da palavra-chave que os usuários encontram a sua página. Além disso, são essenciais para o Google Bot na hora de avaliar o tema e se a qualidade do seu conteúdo está boa ou não.

Além disso, é muito importante que ela esteja logo no início do conteúdo para que o Google reconheça rapidamente que a sua página está falando sobre o tema procurado pelo usuário.

Caso esteja em dúvida sobre qual palavra-chave usar, pode usar duas ferramentas de buscas muito úteis: o SEMRush e o Google Ads.

Vale lembrar que ela precisa ser usada durante o texto: no título (H1), pelo menos em um H2 e H3 e, no mínimo, 8 vezes nos parágrafos.

Procure trabalhar também com sinônimos e palavras que fazem parte do tema em questão.

8 – Tempo de permanência na página

Através desse fator, o Google avalia se o seu conteúdo agrada aos usuários ou não. 

Se as pessoas saem rapidamente da sua página, ele entende que o que você posta não é bom o suficiente para manter a atenção das pessoas.

Para fazer com que a sua audiência permaneça mais tempo, você pode aplicar as seguintes dicas:

  • Produza conteúdo que seja bem escrito, direto e tire dúvidas. 
  • Faça uma boa introdução que gere interesse para continuar. 
  • Use frases que façam conexão como “e tem mais”, “isso não é tudo”…

9 – Otimização das imagens para SEO

Como eu expliquei, o Google não enxerga as imagens como nós. Para ele, se não tiver alt text, elas são apenas buracos no seu site e isso diminui drasticamente o seu ranqueamento.

Para fazer com que o robô entenda que tem uma imagem ali, você precisa seguir os seguintes passos:

  • Salvar o nome do arquivo com a palavra-chave separada por hífens;
  • Usar o texto alternativo (alt text) fazendo uma descrição da imagem também com a palavra-chave;
  • Usar leitores de tela que são muito usados por pessoas com deficiência visual. O leitor recita o alt text para o usuário automaticamente;
  • Fazer descrição em imagens quebradas 
  • Descrição das imagens nas buscas do Google.
  • Não usar imagens pesadas que dificultam o carregamento da página.

10 – Linkagem interna

Deixe links de outras páginas dentro do seu conteúdo. Assim, você pode manter o usuário ocupado dentro do seu site e o Google entende que isso é uma boa experiência para eles.

Quanto mais linkagem interna você fizer, mais os robôs vão entender que o seu site tem relevância e que pode criar conteúdo de qualidade.

11 – Design Responsivo

SEO design

Atualmente, além de ter um bom layout para desktops, o Google está priorizando ainda mais o mobile friendly, ou seja, o design para celulares.

Se o seu site não está otimizado para ser funcional em celulares, o seu rendimento pode cair.

12 – Meta-Descrição

A meta descrição é o texto que fica embaixo do título nas pesquisas do Google.

Por mais que não influencie diretamente no SEO, ele serve para resumir qual é o conteúdo que o usuário irá encontrar na página.

Ou seja, ele é um elemento que pode atrair a atenção do leitor e convidá-lo a entrar no seu site. Isso interfere diretamente na taxa de cliques do seu site.

Para fazer uma boa meta descrição, lembre-se de usar a palavra-chave, resumir o seu conteúdo em 150 caracteres, não mentir e nem usar um pedaço da introdução.

O crescimento do SEO

Aplicando essas dicas, sem dúvidas o seu ranqueamento no Google vai melhorar.Mais pessoas vão conhecer o seu negócio e, consequentemente, mais resultados você terá.

Estar no topo do Google é uma das preocupações que você deve ter se pensa em crescer o seu negócio.

Mas, junto com ela, vem outras: gestão de estoque, de vendas, de acompanhamento com base no fluxo de clientes que chegarão na sua loja.

Por isso, preparei uma aula grátis com alguns pontos essenciais para o crescimento saudável do seu E-commerce.

Assista agora agora mesmo!

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