• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Ecommerce de Sucesso

Ecommerce de Sucesso

Conheça o único portal de notícias sobre o Ecommerce brasileiro que mostra como cada informação impacta sua empresa, seu trabalho e sua vida. Confira nossos artigos

Notícias Diárias do Mercado de Ecommerce
  • Sobre
  • Contato
  • Notícias
    • Canais de Venda
    • Caso de sucesso
    • Consumidor
    • Estou começando
    • Finanças e Precificação
    • Ideias de Negócio
    • Logística de Entrega
    • Marketing e Vendas
    • Meio de Pagamento
    • Mercado de Ecommerce
    • Operação e Ferramentas
    • Performance

Conheça o Segredo da Logística do Mercado Livre

9 de setembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin

Última atualização em 15 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

O Mercado Livre investe há algum tempo em melhorias para expandir sua logística de entregas em todo o país. De compra de carretas até abertura de centros de distribuição, agora a empresa apostou em uma nova medida: a aquisição de uma startup especializada em logística. 

Nos últimos meses, o Mercado Livre viu seus lucros crescerem de forma avassaladora e, junto a isso, é claro que o número de pedidos feitos no marketplace também cresceu… 

A verdade disso tudo é que a empresa parece estar dando conta da alta da demanda dos últimos meses. Contudo, isso não impede que a companhia queira ampliar ainda mais seu alcance em todo país…

Ao longo deste artigo, vou apresentar algumas estratégias do Mercado Livre para ampliar sua logística. Também vou apresentar o nome da mais nova aquisição da companhia e o que tudo isso pode ter a ver com a privatização dos Correios. Veja só. 

Mercado Livre

A Logística do Mercado Livre

Só no 2º trimestre deste ano, o Mercado Livre vendeu US$ 5 bilhões, triplicando os seus lucros no período de abril a junho. 

Ao todo, foram 178,5 milhões de itens enviados pela companhia, sendo que 157,7 milhões passaram pelo Mercado Envios, divisão de logística da companhia. 

Isso, em si, já demonstra o poder do serviço de logística da empresa…

O sistema foi criado em 2013 e, na época, gerenciava apenas a parte tecnológica dos pagamentos de envios para a logística. E, com esse tipo de serviço, os vendedores da plataforma pagavam pelo frete e imprimiam uma etiqueta para envio pelos Correios…

Entretanto, ao longos dos últimos anos, não só esse sistema como toda a logística do Mercado Livre evoluiu bastante…

A empresa argentina investiu em:

  • Centros de distribuição (a companhia anunciou a abertura do 3º CD no país, próximo à Salvador);
  • Centenas de pontos físicos para depósito de produtos;
  • Aumento da malha logística nas estradas (Recentemente, o Mercado Livre contratou 60 carretas para auxiliar nas entregas).

Como complemento ao Mercado Envios, a companhia também lançou também o Mercado Envios Full, que é o fulfillment do Mercado Livre. O serviços tem como objetivo dar ao vendedor um depósito exclusivo dedicado ao estoque, além de ser o responsável por todo o processo de embalagem, envio e até pós-venda dos produtos.

Na prática, isso tudo significa duas coisas:

O desejo da companhia argentina depender cada vez menos dos Correios, como vou falar mais adiante…

E a continuidade das iniciativas do Mercado Livre para expandir ainda mais a sua capacidade de logística em todo o país. Quanto a isto, a companhia já fez mais um movimento recentemente…

Mercado Livre Brasil compra Kangu

A empresa anunciou nos últimos dias a compra de uma participação minoritária na Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do Mercado Livre há algum tempo. 

A Kangu foi fundada em 2019, pelos sócios Marcelo Guarnieri, Ricardo Araujo e Celso Queiroz, que trabalharam anteriormente na Fedex e, com isso, levaram um boa experiência do setor de logística para o empreendimento próprio… 

Hoje, a Kangu é conhecida por fazer a ligação entre pequenos empreendedores e consumidores que estão em uma mesma região, o que reduz distâncias e traz mais agilidade às entregas, além da maior comodidade aos consumidores.

E tudo isso só comprova que a aquisição pelo Mercado Livre não foi à toa… 

Segundo Renato Pereira, diretor de desenvolvimento corporativo do Mercado Livre, a compra aconteceu porque a Kangu acabou ganhando destaque nos últimos 12 meses, graças ao seu alto desempenho nas entregas da empresa:

“A Kangu se destacou como um parceiro que consegue se adaptar às mudanças e ao crescimento que o Mercado Livre demanda. Em um ano, passamos de 500.000 pedidos por dia para 1 milhão”, afirma.

Na prática, fica claro que o Mercado livre quis melhorar ainda mais a relação entre a companhia e os pequenos e médios vendedores do marketplace com a aquisição da Kangu. 

Além disso, todo esse cenário traz à tona uma outra questão importante para o Mercado Livre: a redução da dependência dos Correios. A questão é tão importante que, recentemente, foi levantada a possibilidade de a gigante varejista comprar da estatal… 

Reduzir a dependência ou comprar: eis a questão

A greve dos Correios ganhou mais um desdobramento nos últimos dias: a privatização da estatal e possibilidade de algumas grandes empresas do Ecommerce disputarem pela compra dos Correios.

Ao que tudo indica, o Mercado Livre é uma das companhias que querem comprar a estatal. Mas outros nomes também surgiram como potenciais compradores, como Amazon e Alibaba – ainda sem saber se como parceiras ou concorrentes nessa possível disputa. 

O fato é que, para o Mercado Livre, a diminuição da dependência dos Correios é algo vital. Não é à toa que a companhia vem traçando ações para isso acontecer o mais rápido possível…

Por isso, caso isso tudo aconteça, a companhia já pode contar com dois pontos a seu favor:

A sua forte logística de entrega ao redor do país e  seus centros de distribuição no Brasil.

Participe do Desafio MercadoLíder!

Está claro que o Mercado Livre é um importante player do mercado, não é mesmo? É ideal para quem deseja validar um negócio online ou alavancar de uma vez por todas as suas vendas…

Assim, se você já vende ou pretende vender no maior marketplace da América Latina, você PRECISA participar do Desafio MercadoLíder,, criado pela Escola Ecomemrce na Prática.

Durante a semana de 18 a 21 de janeiro haverá uma série de conteúdos EXCLUSIVOS e GRATUITOS com foco em ajudar você a montar o seu negócio e vender todos os dias no Mercado Livre.

As aulas serão ministradas pelo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, a Maior Escola Online com foco em Ecommerce do Brasil. 

E você aprenderá:

  • As melhores estratégias de venda no Mercado Livre
  • Como vender regularmente mesmo em tempos de crise
  • Como atropelar a concorrência sem entrar em guerra de preço
  • Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas
  • Como Se Tornar MercadoLíder (+ de 12 mil de faturamento)
  • Como Vender para mais de 51 Milhões de Clientes Ativos

Portanto, não dá para perder essa oportunidade…

O Desafio Mercado Livre é a sua CHANCE de ter acesso ao método completo para Vender Todos os dias no Maior Marketplace da América Latina!

Inscreva-se Gratuitamente no Desafio Mercado Livre:

QUERO PARTICIPAR DO DESAFIO MERCADOLÍDER

Arquivado em: Logística de Entrega, Mercado de Ecommerce Marcados com as tags: Kangu, Logística de Entrega, mercado envios, Mercado Envios Full, mercado livre

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

CONFIRA OUTROS CONTEÚDOS:

Rappi Agora Possui Banco Digital Próprio? Entenda!Rappi Agora Possui Banco Digital Próprio? Entenda!
Como Funciona o Melhor Envio? Saiba Tudo!Como Funciona o Melhor Envio? Saiba Tudo!
GPA: Como Vender no Marketplace do Grupo Pão de AçúcarGPA: Como Vender no Marketplace do Grupo Pão de Açúcar

Sidebar primária

Fique Por Dentro Do Que Acontece No Mercado De Ecommerce
Facebook
Instagram
Telegram

Destaque

mercadolider

Escola de Ecommerce Lança ‘Desafio MercadoLíder’ para Empreendedores

Mais Lidas

Rappi Agora Possui Banco Digital Próprio? Entenda!Rappi Agora Possui Banco Digital Próprio? Entenda!
Como Funciona o Melhor Envio? Saiba Tudo!Como Funciona o Melhor Envio? Saiba Tudo!
GPA: Como Vender no Marketplace do Grupo Pão de AçúcarGPA: Como Vender no Marketplace do Grupo Pão de Açúcar
Saiba Como Fazer Gestão de Riscos Para o seu NegócioSaiba Como Fazer Gestão de Riscos Para o seu Negócio
Cupons de Desconto Geram BILHÕES no Ecommerce em 2020Cupons de Desconto Geram BILHÕES no Ecommerce em 2020
Olist Compra Startup de Logística. Saiba Tudo!Olist Compra Startup de Logística. Saiba Tudo!
Ecommerce Tem Forte Alta no Número de Novas EmpresasEcommerce Tem Forte Alta no Número de Novas Empresas
Magazine Luiza Muda sua Estrutura Organizacional. Entenda!Magazine Luiza Muda sua Estrutura Organizacional. Entenda!
Via Varejo Tem Alta Exponencial nas Vendas de Natal. Veja!Via Varejo Tem Alta Exponencial nas Vendas de Natal. Veja!
Locaweb Conclui Aquisição da Vindi. Saiba Tudo!Locaweb Conclui Aquisição da Vindi. Saiba Tudo!

Footer

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

  • Sobre
  • Políticas de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.