Mercado Livre Anuncia Frota Própria de Aviões no Brasil

Última atualização em 18 de maio de 2021 por Maria Alice Medeiros

Quando você pensa que não há mais nada o que as varejistas possam fazer para aprimorarem suas logísticas de entrega, vem o Mercado Livre e anuncia que utilizará uma frota própria de aviões.

Na verdade, o Mercado Livre já havia fechado parcerias com companhias aéreas brasileiras para a realização de entregas…

Entretanto, agora, o maior marketplace da América Latina conta com aviões próprios para a entregas de produtos comprados em sua plataforma!

Ao longo do artigo, vou explicar os detalhes dessa novidade e mostrar as mais recentes iniciativas da companhia argentina para aprimorar sua logística de entrega ao redor do país. Veja!

mercado-livre
(Imagem: Divulgação Mercado Livre)

Mercado Livre Brasil Lança a MELI Air

O Mercado Livre acaba de anunciar que agora suas operações no Brasil tem uma frota própria: a MELI Air.

É isso mesmo: a companhia mais valiosa da América Latina deu um importante passo no quesito logística de entrega…

Ao todo, 4 aviões serão operados por diferentes companhias aéreas, com o objetivo de auxiliar a varejista nos seguintes fatores:

  • Redução dos prazos de envio das compras feitas no país;
  • Aumento da capacidade de entregas para o dia seguinte nas compras de mercadorias armazenadas nos centros de distribuição da Bahia e de São Paulo. 

Ou seja, agora os vendedores do site Mercado Livre podem ter seus produtos entregues de forma ainda mais rápida…

Assim, a ideia do Mercado Livre com a nova frota é ampliar a sua malha logística para manter a satisfação do cliente. Isto é, tanto dos vendedores quanto dos clientes do marketplace…

Sobre isso, Leandro Bassoi, vice-presidente do Mercado Envios, braço logístico da gigante da tecnologia, diz:

“Queremos ter a melhor logística do Brasil e aumentar o número de entregas no dia seguinte (…) Além de melhorar a experiência de compra no Brasil, esperamos que a frota contribua para o aumento do reconhecimento visual da marca associado aos atributos de confiança e eficiência logística”, afirma.

E o anúncio da nova frota não foi à toa…

As aeronaves chegaram bem à tempo da Black Friday, um dos maiores e mais importantes eventos para o varejo. 

Contudo, quem acompanha o mercado sabe que a iniciativa da frota própria de aviões é algo grandioso, mas está longe de ser a única…

Nos últimos meses, o marketplace investiu em diversas iniciativas gias para aprimorar sua logística de entrega…

Estratégias de Expansão do Mercado Livre

Só este ano, o Mercado Livre pretende gastar mais de R$ 4 bilhões no país. E, para 2021, o investimento será ainda maior…

Na verdade, números ainda não foram anunciados, mas o Mercado Livre planeja fazer um investimento recorde em 2021 no Brasil.

A respeito disso, Fernando Yunes, country manager do Mercado Livre no Brasil, disse recentemente:

“Começamos agora o planejamento do ano que vem e queremos investimentos maiores que neste ano (…) Houve mudança estrutural de hábito e o mercado mudou de patamar. O comportamento dos consumidores não deve voltar ao que era antes da pandemia”, afirma o executivo.

Mas não só isso…

Em julho, o Mercado Livre abriu o 3º CD no país, próximo à Salvador…

Além disso, a companhia anunciou a contratação de 60 carretas para auxiliarem nas entregas ao redor do país…. 

E também a compra da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo. 

Diante de tudo isso, fica a cada dia mais difícil de ignorar todo o potencial do Mercado Livre no varejo brasileiro…

Mercado Livre Quer a Liderança

Não há como negar: a companhia argentina está competindo de igual para igual quais as outras varejistas que atuam no mercado nacional…

Principalmente no que diz respeito à logística de entrega, mais precisamente, a chamada “Guerra dos Fretes”…

Nesta “batalha”, as varejistas estão sendo norteadas pela seguinte máxima: quem vende mais rápido, vende mais. 

E a disputa pelo melhor desempenho na logística está tão grande que até a privatização dos Correios está no radar das grandes varejistas – o que inclui a companhia argentina…

Por isso, empresas como Magalu, Amazon e B2W não estão perdendo tempo quando o assunto é logística de entrega. Aliás, diante dos últimos acontecimentos, muito menos o Mercado Livre.

Na verdade, o marketplace se consolida a cada dia mais como um dos principais players do mercado, tornando-se um dos melhores canais de venda para os empreendedores de Ecommerce…

Resta saber, agora, como as outras varejistas vão receber a notícia da frota própria de aviões do Mercado Livre. Será que vem aviões da Magalu por aí também? Fica a dúvida no ar…

Um fato é verdade: nenhuma dessas companhias querem perder espaço entre seus vendedores e clientes. Então, certamente os próximos acontecimentos serão tão grandiosos quanto este dos aviões do Mercado Livre.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.