6 Segredos para Aumentar as Vendas no Mercado Livre

Última atualização em 18 de maio de 2021 por Maria Alice Medeiros

Vender em marketplaces é uma estratégia sensacional para validar negócios e criar seu mercado digital. Entretanto, a concorrência pode ser um desafio para que empreende nesse ambiente… Então, se você está quebrando a cabeça para descobrir como aumentar as vendas no Mercado Livre, este artigo é para você!

Ao longo dos próximos tópicos, vou te mostrar truques bem simples que, se usados da maneira correta, têm o poder de multiplicar o seu faturamento nesse marketplace… 

Já falamos sobre como vender no Mercado Livre, mas, agora, vamos um pouco mais longe. Leia cada dica com muita atenção e não se esqueça de colocá-las em prática o quanto antes. Os resultados serão visíveis!

aumentar-vendas-no-mercado-livre

Como aumentar as vendas no Mercado Livre?

1 – Use títulos matadores

Os títulos dos produtos cadastrados no Mercado Livre não podem ser construídos de qualquer maneira. Assim como acontece no Google, você precisa falar a mesma língua dos clientes…

Ou seja, é importante que os títulos de cada produto cadastrado sejam o mais parecido possível com a busca que está sendo feita pelo usuário. 

O próprio Mercado Livre disponibiliza os termos mais buscados pelos usuários. Use essas informações para tornar seus títulos mais atrativos e posicionar seu anúncio no topo da plataforma

Para descobrir como os seus clientes estão fazendo essas buscas, uma boa estratégia é acessar a seção Tendências. Lá você encontrará todas as informações que precisa nesse sentido.

2 – Crie volume de vendas

No Mercado Livre, quanto mais um produto vende, mais a plataforma o exibe para outros usuários. Sabe por quê? Porque o sistema entende que aquele item é realmente relevante para o público. Você precisa tirar vantagem disso para aumentar as vendas no Mercado Livre…

Vou te dar um exemplo: 

Se você está vendendo um tênis que está disponível em diversas cores, faça apenas um anúncio com o título “Tênis XYZ Diversas Cores”. Dessa forma, não importa se você vendeu a versão preta, azul ou laranja, a venda tornará aquele anúncio cada vez mais relevante…

Além disso, quanto mais vendas um anúncio tem, mais convincente ele se torna aos olhos do comprador que está navegando pelo Mercado Livre. 

Pare e pense: o consumidor ficaria mais propenso a comprar um produto que tem 2 vendas ou outro com 278 vendas? É a chamada prova social, que inspira confiança nos possíveis clientes por saber que outras pessoas já testaram o produto.

3 – De olho nos mais buscados

Entender tudo sobre os produtos mais buscados do seu nicho também é uma excelente maneira de aumentar as vendas no Mercado Livre. Acesse diariamente a seção e esteja sempre atento às boas oportunidades.

Mas atenção: esta dica vale não apenas para o Mercado Livre, mas para qualquer outra plataforma de vendas ou marketplace…

Assim, entenda que é necessário estar sempre por dentro das tendências do seu segmento para conseguir atingir os melhores resultados.

4 – Seja um MercadoLíder 

Ao tornar-se um MercadoLíder, você já estará atuando em um novo nível dentro do marketplace. Alcançando esse patamar, você provavelmente vai aumentar as vendas no Mercado Livre naturalmente… 

Isso acontece porque seus produtos serão mais exibidos pela plataforma!

Quando for alcançando outros estágios, como MercadoLíder Gold e Platinum, sua relevância para o Mercado Livre aumentará de forma significativa…

A cada estágio, seus produtos são mais exibidos e a plataforma passa a incentivar cada vez mais a compra do cliente.

Assim, se você quer mesmo alcançar o status de campeão de vendas, sua meta número 1 deve ser tornar-se um Mercadolíder. Depois que atingir esse objetivo, foque no próximo degrau, até atingir o prestígio máximo.

5 – Faça um excelente atendimento ao cliente

Um atendimento de ponta é um diferencial para qualquer negócio… No Mercado Livre, essa ideia não poderia ser diferente…

Aliás, o marketplace dá muita atenção para isso, já que os clientes que você atende também são clientes do ML. 

Por isso, vendedores que não se comunicam com os compradores recebem punições do marketplace, assim como os que cumprem todas as exigências recebem um certo impulsionamento.

Então, é preciso adotar uma postura proativa quando o assunto é atendimento:

  • Responda todas as perguntas, críticas e sugestões feitas nas páginas de cada produto;
  • Troque emails pedindo qualificações daqueles clientes que já fizeram compras com você.

Acredite, um atendimento de primeira vai ser essencial para aumentar as vendas no Mercado Livre…

6 – Cuidado com a reputação

Por falar em qualificações, saiba de que uma má reputação representa, na prática, a invisibilidade da sua conta. Isso é uma punição dupla, pois é impossível aumentar suas vendas no Mercado Livre se seus anúncios não são vistos e, quando alguém finalmente se depara com eles, desiste da compra porque a reputação do vendedor é negativa.

Então, é muito importante que você fique atento e trabalhe constantemente para ter uma excelente reputação dentro do marketplace…

Isso vai aumentar muito as vendas no Mercado Livre…

Aliás, para te dar uma forcinha extra nessa tarefa, vou explicar em mais detalhes como funciona o sistema de reputação na plataforma. Dá só uma olhada…

Como Funciona a Reputação no Mercado Livre

Agora que você já sabe como aumentar as vendas no Mercado Livre, vamos falar sobre a importância da boa reputação dentro da plataforma…

A reputação no ML é representada pelas cores de um “termômetro”, em que cada cor indica um nível de reputação, do pior para o melhor. As cores são as seguintes:

  • Vermelho (pior nível de reputação);
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Verde Escuro (melhor nível de reputação).

Assim, o objetivo principal é ter uma reputação com verde escura e se manter assim…

Na prática, é simples: 

Quanto maior for a sua reputação no marketplace, mais chances de vender você terá, já que que o algoritmo da plataforma entende que o seu serviço é a melhor opção para os clientes. 

Além disso, é importante ter no seu radar que o sistema de reputação do marketplace teve algumas mudanças pontuais recentemente…

A partir do dia 15 de outubro será contabilizado apenas os últimos 60 dias ou 365 dias, dependendo do seu número de vendas.

Explico:

Se a sua loja tiver menos de 60 vendas, todo o cálculo da sua reputação será feito durante 365 dias corridos…

Mas, caso você alcance 60 vendas ao longo desse período, a nova reputação do Mercado Livre contará os últimos 60 dias. 

Isto é, as vendas realizadas antes da data que corresponde aos 60 dias não afetarão o cálculo da sua reputação…

O objetivo principal dessa mudança na nova reputação do Mercado Livre é para que você, enquanto vendedor, tenha mais controle sobre a sua reputação.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.