Guerra do Frete no Ecommerce? Entenda!

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

A chamada “Guerra do Frete” nada mais é do que o esforço das varejistas para serem mais eficientes. Isto é: encurtarem cada vez mais o prazo de entrega e, conscientemente, realizarem ainda mais vendas. 

Todas as empresas do setor, de alguma forma, estão preocupadas em diminuir o tempo gasto entre a finalização da compra e a entrega do produto na casa do cliente…

As líderes do varejo nacional também estão com esse mesmo pensamento, e lançam fortes estratégias para conseguirem vencer essa “Guerra dos Fretes”.

Ao longo do artigo, vou te dar um panorama sobre o Ecommerce hoje. Além disso, vou explicar em detalhes essa batalha pelo melhor frete, e listar as medidas que as grandes empresas estão tomando nesse sentido. Dá só uma olhada.

Frete

O Segmento de Ecommerce Hoje

Nos últimos anos, as vendas feitas pela internet cresceram de cerca de 20% ao ano. Contudo, com a pandemia, houve um avanço de 56,8% entre janeiro e agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Na prática, isso representou uma mudança avassaladora para o setor de Ecommerce…

O aumento do número de lojas que atuam exclusivamente online é um exemplo disso: ao todo, foram criadas 1,3 milhão de novas lojas virtuais no Brasil até o momento.

Mas não só isso:

Em um contexto geral, o Ecommerce teve a maior alta em 20 anos. Houve um salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões, e um aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões. 

E todo esse cenário configura um forte desafio para os empresários do Ecommerce: aproveitar ao máximo todas as oportunidades para vender ainda mais…

As estratégias para isso acontecer são as mais variadas, entre elas estão algumas como:

  • Uso de lojas físicas como pequenos centros de distribuição;
  • Contratos com transportadoras;
  • Compra de empresas especializadas logística etc.

Hoje, diante da alta demanda em meio à pandemia, ficou claro para todo o setor que a empresa que entrega mais rápido, acaba vendendo mais… 

Por isso, o objetivo principal das varejistas é focar na logística de frete. Isto é: encurtar o espaço entre a compra e a entrega da mercadoria na porta do cliente, o que acabou gerando o que chamamos hoje de “Guerra dos Fretes”.  

Guerra do Frete?

De acordo com a consultoria Nielsen, o prazo médio das entregas no Brasil subiu consideravelmente nos últimos meses, atingindo 11,8 dias em junho…

Com isso, é justamente a redução dos valores de fretes e dos prazos de entrega que virou o ponto principal da disputa entre as varejistas do Brasil. 

As gigantes do mercado já lançaram mão de estratégias para expandir suas atividades. Abaixo, listamos algumas delas:

Magazine Luiza

A famosa Magalu se destaca quando o assunto é expansão digital… Durante a pandemia, seu Ecommerce chegou a representar 98% das vendas da Magazine Luiza. 

Além de alugar 17 galpões em todo o país, a varejista utiliza a sua rede de lojas como pequenos centros de distribuição. Mas, no que diz respeito a essa guerra dos fretes, a compra de empresas é o forte da varejista…

Recentemente, a Magazine Luiza comprou o AiQFome, startup de delivery que tem em seus planos entregar também os produtos da Magalu. Também comprou a Stoq Tecnologia, que cria sistemas de ponto de vendas, reduzindo filas e eliminando fricções no processo de compra, o que, claro, atinge todo o processo de fretes e entregas. 

Assim, segundo a Magalu, 64% das compras diretas são entregues em até 2 dias. E 35% chegam em 24 horas, como as da capital paulista.

Mercado Livre

A companhia argentina criou estratégias para não ter problemas com fretes e entregas para seus clientes…

Nos últimos meses, o Mercado Livre apostou em:

  • Centros de distribuição (a companhia anunciou a abertura do 3º CD no país, próximo à Salvador);
  • Centenas de pontos físicos para depósito de produtos;
  • Aumento da malha logística nas estradas (Recentemente, o Mercado Livre contratou 60 carretas para auxiliar nas entregas);
  • Compra da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira da empresa há algum tempo.

Mas as estratégias da companhia estão longe de parar por aí…

O mercado Livre foi citado como uma das empresas interessadas na compra dos Correios. A estatal enfrenta um período de greve de funcionários e, em meio aos planos do governo, uma possível privatização parece estar a cada dia mais próxima de acontecer…

lembrando que, hoje, 95% das mercadorias vendidas passam pela malha logística da companhia. E 75% dos pedidos feitos na modalidade em que o Mercado Livre faz a gestão da entrega chegam aos clientes em até 2 dias – antes da pandemia, essa fatia era de 55%.

B2W

A dona das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime está de olho na expansão da melhoria do cálculo de frete e toda sua logística não é de hoje…

A B2W atua com cerca de 200 locais de apoio como mini-hubs, além de 1.700 lojas físicas em todo o Brasil que funcionam como pequenos centros de distribuição.

Além disso, a companhia pretende aumentar toda a rede com mais 17 centros de distribuição até o final do ano…

Todas as medidas são os componentes que dão fôlego à logística do grupo de empresas, aprimorando a capilaridade e a rapidez do serviço de entrega. Hoje, 30% das entregas do grupo são feitas em 24h

Via varejo

A Via Varejo – dona das Casas Bahia e Ponto Frio – também aposta no uso de lojas físicas como centros de distribuição…

Inclusive, utilizar esses espaços é uma das estratégias da Via varejo para diminuir os prazos de entrega que aumentaram ao longo da pandemia. Ao todo, a companhia tem 500 lojas e 26 centros de distribuição ao redor do país…

Além disso, anunciou há alguns meses a aquisição da ASAPlog, startup especializada em soluções de logística e conexão de transportadoras em longas distâncias. 

Atualmente, as entregas em 24h já respondem por 25% a 30% dos pedidos da Via Varejo. Contudo, o foco na companhia é atingir 40% até 2021.

As estratégias da empresa, ao que tudo indica, parecem estar dando certo… Para você ter uma ideia, a Via Varejo conseguiu reverter um prejuízo obtendo um lucro milionário no 2º trimestre deste ano.

Amazon

A companhia liderada por Jeff Bezos não perde tempo quando o assunto é expansão dos prazos de frete e toda sua malha logística. 

A Amazon Brasil, por exemplo, abriu recentemente mais um centro de distribuição no Brasil, em Cajamar, região metropolitana de São Paulo. Ao todo, são 5 centros da Amazon em todo o país.

Mas, ao que tudo indica, a empresa quer ir além…

Assim como o Mercado Livre, a companhia norte-americana foi citada como um dos nomes que querem comprar os Correios. 

Até o momento, especula-se que essa compra seria em parceria com a gigante chinesa, Alibaba. Contudo, nada ainda foi confirmado por nenhuma dessas companhias… Há, inclusive, a possibilidade de as duas disputarem a compra da estatal. 

Entrega por drones também é uma opção

E estratégia tem um impacto significativo no mercado mundial… E também pode atingir toda essa questão em torno das entregas e dos fretes.

A inovação vem sendo adotada com sucesso em países como China e Estados Unidos. A Amazon EUA, inclusive, anunciou no ano passado que deseja realizar entregas por drones em até 30 minutos.

Aqui no Brasil, a Anac autorizou recentemente a realização de testes para entrega de mercadorias utilizando drones.

Até o momento, apenas o iFood já começou a testar as entregas com drones junto com a Speedbird, empresa que ganhou a concessão da Anac. Mas isso não impede que as grandes varejistas também comecem a pensar nesta possibilidade. É algo para ficar no radar das líderes do varejo.

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