Webshoppers 42: Ecommerce tem a maior alta em 20 anos

Última atualização em 8 de março de 2021 por Webmaster

Os últimos meses foram marcados por inúmeros recordes atingidos pelo Ecommerce. E os dados recém divulgados pelo relatório Webshopprs 42 conseguiram ser ainda mais surpreendentes: o comércio eletrônico simplesmente teve a maior alta em 20 anos. 

Todo esse contexto positivo, claro, foi acelerado pela pandemia. As vendas online, de forma geral, foram muito impactadas pelo isolamento social…

E, nos últimos meses, o Ecommerce teve uma expansão de 40% no número de usuários

Pode acreditar, há muitos outros resultados animadores como este no levantamento apresentado pelo Ebit no relatório Webshoppers.

Acompanhe todo o artigo para ficar por dentro de toda essa evolução do Ecommerce e descubra quais são os setores e regiões que mais se destacaram no período.

Ecommerce

38 bilhões em vendas no 1º semestre de 2020

De acordo com a 42ª edição do relatório Webshopprs, elaborado pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, o aumento avassalador de 47% no faturamento do Ecommerce foi impulsionado pelos seguintes fatores:

  • Um salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
  • E um aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões

Além disso, em um comparativo, o faturamento do 1º semestre de 2020 foi 9% maior que 2º semestre de 2019…

O gráfico abaixo mostra de forma mais ampla da evolução do Ecommerce,  englobando o período de 2001 até o momento. Dá só uma olhada:

Aumento de pedidos no Ecommerce faz o ticket médio voltar a crescer

Outro ponto animador é retomada de crescimento do ticket médio

Com o aumento do número de pedidos, o ticket médio teve uma elevação de 6%  em relação ao 1º semestre de 2019.

E todo esse movimento, naturalmente, é reflexo de uma maior parcela da população comprando pela internet… 

Veja:

Ecommerce alcança 41 milhões de usuários

Esse número exponencial corresponde a uma expansão de 40% em um comparativo ao 1º semestre do ano passado. 

Para você ter uma ideia, neste total de usuários, 7,3 milhões fizeram compras pela internet pela primeira vez.

Ao todo, foram:

  • 40% de usuários recorrentes;
  • 38% de novos usuários;

O gráfico abaixo mostra tudo isso em detalhes:

Os chamados heavy users (que fazem mais de quatro compras no semestre) também foram ponto de destaque, marcando 58% de participação.

Destes, 20% realizaram mais de dez pedidos nesse período…

Nesses mesmos meses de 2019, os compradores frequentes representavam cerca de 53%.

Dessa forma, todo esse aumento de novos usuários é extremamente positivo… Parte desse resultado foi conquistado pela grande atuação do Marketplace, como vou te mostrar a seguir. 

Marketplace é o destaque

As varejistas de marketplaces (que vendem somente online) são as responsáveis por 78% no faturamento total do Ecommerce no país, correspondendo a R$ 30 bilhões

Entretanto, um ponto chamou a atenção no relatório quando o assunto é marketplace:

Cerca de 32% dos consumidores declaram não saber o que é um Marketplace… Isto é, alguns consumidores desconhecem que Marketplaces podem ter dois tipos:

  • Bricks and Clicks: possuem tanto lojas físicas quanto digitais;
  • Pure Players: atuam exclusivamente no ambiente digital.

Mesmo assim, o relatório conseguiu reforçar algo que já é consenso hoje no mercado: o hábito de compra no Ecommerce não será algo passageiro.

Julia Avila, líder da Ebit|Nielsen, concorda. Segundo ela, “a cada semestre, o volume de pedidos e o faturamento cresce […] Quase 94% dos consumidores relatam a intenção de comprar alguma coisa online nos próximos três meses”.

Portanto, em meio ao isolamento social, fazer compras via Ecommerce se tornou a saída para evitar aglomerações e o possível contágio do Covis-19. Contudo, engana-se quem pensa que essa tendência tem os dias contatos. O próprios dados confirmaram isso: o Ecommerce veio para ficar.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.