Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
A aquisição de startups já se tornou uma estratégia consolidada pela Magazine Luiza no mercado. A Magalu tem investido na compra de empresas de diversos segmentos, desde cosméticos à companhias especializadas em comercialização de publicidade digital. Agora, a Magazine Luiza decidiu apostar em um setor que teve um alto crescimento durante a pandemia: delivery de comida.
Para você ter uma ideia, os gastos com delivery cresceram mais de 94% ao longo dos últimos meses. E, algo ainda mais significativo nisso tudo, é que essa tendência tende a continuar em um cenário pós-pandemia.
Por isso, a Magazine Luiza não perdeu tempo e tratou de garantir a sua participação também no segmento de entrega de comidas…
Ao longo deste artigo, vou te apresentar o nome da empresa comprada pela Magazine Luiza e explicar porque a companhia fez essa aquisição. Antes disso, vou te contar um pouco mais sobre as estratégias de expansão digital da marca. Veja.
A estratégia da Magazine Luiza
A iniciativa da Magazine Luiza para a sua expansão no comércio digital tem até um nome: “TemNoMagalu”. A proposta é que todos os tipos de mercadorias procuradas pelos consumidores possam ser encontrados no site Magazine Luiza e no aplicativo da empresa.
Com isso, a Magalu vem investindo forte em empresas pontuais para atingir segmentos específicos…
Exemplos recentes foram as aquisições das seguintes companhias:
- Hubsales: startup especializada em ligar fornecedores diretamente a compradores;
- Canaltech: plataforma multimídia com foco na produção de conteúdo de tecnologia;
- Inloco Media: empresa focada na comercialização de publicidade digital;
- Estante Virtual: marketplace especializado na venda de livros novos e usados que conecta sebos e livrarias a milhares de leitores em todo o país.
Mas estas empresas não foram as únicas…
Ao todo, a Magazine Luiza comprou mais de 10 companhias, entre elas:
- Netshoes: marca líder do segmento de artigos esportivos;
- Época Cosméticos: site de produtos de Beleza e Perfumaria;
- Softbox: site de produtos para estúdio e Iluminação;
- Consórcio Luiza: empresa de Consórcios;
- Integra: responsável pelo novo portal Magalu;
- Logbee: empresa de Entregas e Logística;
- E outras.
Diante de tantas aquisições para fortalecer a marca no mercado, não é de se estranhar que a Magalu tenha comprado mais uma empresa e, claro, de um segmento diferente: o de delivery.
Magalu compra AiQFome
Nos últimos dias, a Magazine Luiza anunciou a aquisição da AiQFome, startup de delivery de comida, com sede em Maringá/Paraná.
A escolha pela empresa não foi à toa… O AiQFome movimenta hoje cerca de R$ 700 milhões por ano.
Ou seja: é uma empresa com nome e boa participação no mercado, dentro do padrão buscado pela Magazine Luiza.
O serviço atende em 350 cidades de 21 dos 26 estados do Brasil – além do Distrito Federal. E expectativa da Magazine Luiza é expandir para mais 150 novas cidades até o final de 2020.
Além disso, o AiQFome possui cerca de 2 milhões de usuários e 17 mil restaurantes parceiros. Com a aquisição, esses restaurantes cadastrados poderão utilizar serviços, como Magalu Pagamentos e Magalu Entregas…
Contudo, até o momento, a entrega final dos pedidos é feita pelo restaurante, mas há planos para oferecer novas operações de logística de entrega. Depois, a ideia é que os entregadores parceiros do AiQFome também realizem entregas de outros produtos do Magazine Luiza.
De acordo com os dirigentes da varejista, esta e outras aquisições são estratégias para a expansão da marca, mas não só isso…
Muito além da expansão digital
A Magazine Luiza quer contribuir para o fortalecimento da inovação do país, que é formado principalmente por startups. Sobre isso, Roberto Bellissimo, CFO do Magazine Luiza, complementa:
“Negócios como esses mostram ao mercado que há oportunidade de saída para os empreendedores e de ganho de escala para essas empresas”.
A iniciativa é válida, claro… Entretanto, é inegável o foco principal da Magazine Luiza em aumentar sua participação no mercado digital.
Recentemente, a famosa Magalu apostou no rebranding do seu Consórcio, o agora chamado Consórcio Magalu. A mudança aconteceu com objetivo de atrair mais consumidores para a modalidade de pagamento, que antes estavam mais ligados apenas à lojas físicas da varejista.
E, no que diz respeito à compra de empresas, há o desejo de transformar o app Magalu em um superapp. Hoje, o aplicativo da empresa tem mais de 30 milhões de usuários ativos mensalmente… E o foco é aumentar ainda mais o sortimento de serviços na ferramenta.