Última atualização em 8 de março de 2021 por Webmaster
A Magazine Luiza é uma das varejistas que mais têm investido em expansão digital de marca. A mais recente de suas ações que apontam isso foi a reformulação de uma já conhecida subsidiária da Magalu: o Consórcio Luiza.
Depois da compra de startups como Hubsales, Canaltech e, a mais recente delas, Stoq Tecnologia, a empresa agora também vai investir em rebranding…
Isto é, na reformulação de suas marcas que, de alguma forma, precisam estar mais conectadas à nova realidade do varejo.
Ao longo deste artigo, você vai saber tudo sobre a digitalização do consórcio da empresa e porque toda essa transformação aconteceu.
Mas, antes disso, entenda um pouco mais sobre como funciona o serviço de consócio da Magazine Luiza. Dá só uma olhada a seguir…
Rede de consórcios da Magazine Luiza
O Consórcio é um tipo de compra considerada mais econômica, já que não têm juros. É sempre disponibilizado por uma empresa… Neste caso, pela Magazine Luiza.
O intuito dos consórcios é possibilitar a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços aos consorciados.
Os interessados podem ser contemplados pelo consórcio da Magalu de 2 formas:
1- Sorteios
Nos sorteios, só podem participar pessoas que estejam em dia com os pagamentos das parcelas de eventuais compras de produtos…
Os sorteios acontecem mensalmente e a seleção da pedra-chave é realizada de acordo com as datas definidas pela Loteria Federal.
2- Lances
Nesta opção, prevalece a lógica dos leilões…
Ou seja, quanto maior for o lance, maiores serão as chances de ganhar a oportunidade do consórcio…
E tudo isso acontecia com a marca antiga da Magazine Luiza. Hoje, o consórcio da varejista está totalmente reformulado…
Há até um novo nome e nova iniciativa no mercado…
Agora é Consórcio Magalu!
O antigo Consórcio Luiza passou por um rebranding e agora se chama Consórcio Magalu.
A mudança aconteceu com objetivo de atrair consumidores mais jovens para a modalidade de pagamento.
Até meados de abril, o serviço dependia das lojas físicas da rede Magazine Luiza para fechar contratos com os clientes…
Agora, a realidade é outra. O intuito da empresa é apostar no público online, que cresceu muito impulsionado pela pandemia.
Para a mudança acontecer, a empresa apostou em dois pontos essenciais:
- Integração entre o serviço e o aplicativo do Magalu,
- Criação de um aplicativo próprio para o Consórcio Magalu.
Com o novo aplicativo, clientes poderão contratar a modalidade de crédito sem falar com atendentes… Algo bem inovador para o segmento.
Entretanto, a mudança não foi só no nome e serviços da ferramenta. Todo um rebrand foi feito para adequar a marca à nova realidade do varejo…
Isto é, ao ”novo normal”, conceito em que pessoas estão comprando muito mais de forma online. Veja só…
A nova cara do Consórcio Magalu
A mudança na marca foi feita por meio de uma parceria com a Agência Tua, que já era parceira de publicidade da Magazine Luiza.
O trabalho também foi fruto de uma série de pesquisas com o público que foram realizadas durante o ano passado pela consultoria Quorum Brasil…
A reformulação foi feita para aproximar mais o consórcio da marca Magalu…
O intuito era fazer o mercado enxergar a marca como parte da Magalu, algo que não acontecia antes.
Luiza Fonseca, gerente de marketing do Consórcio Magalu, afirmou em entrevista recente:
“A partir dessa visão, mudamos a linguagem e o público potencial, ampliando para pessoas mais novas e, também, para a classe B”, afirma a executiva.
Abaixo, você pode conferir a mudança no logo do Consórcio:
Após a mudança:
A aposta na reformulação foi mais um processo acelerado pela pandemia. Um movimento bem comum nos últimos meses graças ao aumento das vendas online…
E, ainda segundo Fonseca, já é possível observar os frutos após o rebranding…
Após a queda no volume negociado no início da quarentena, hoje, a marca já tem uma variação positiva nas vendas deste ano em comparação com 2019:
No público de 18 a 25 anos, o crescimento foi de 116% no período da virada.
Assim, o foco da empresa é também atrair esse público mais jovem para a comunicação da marca. Sobre isso, Edna Honorato, presidente do Consórcio Magalu, destaca:
“Queremos levar esse perfil mais jovem para a comunicação, assim como fazem as fintechs. E temos uma vocação de educação financeira muito grande”.
Mas não só isso…
A marca pretende ir além do fechamento de contratos de consórcios…
A Magalu deseja também promover a compra de produtos de categorias que não estão ligados aos consórcios, como eletrodomésticos, por exemplo.
Isso é buscado porque, hoje, o mercado está focado em imóvel, automóveis e móveis domésticos. Assim, a iniciativa é positiva, pois dá a possibilidade de produtos da empresa e de vendedores do Marketplace ganharem ainda mais visibilidade.