B2W Digital Lança “Lockers” Para Retirada de Itens Comprados Online

Última atualização em 7 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

A disputa pela melhor logística de entrega está ficando cada dia mais forte entre as empresas do varejo. A B2W Digital, para não perder tempo nem espaço no mercado, acabou de anunciar a abertura de lockers – ou armários inteligentes – para facilitar ainda mais o processo de compra e entrega de mercadorias

Na verdade, a iniciativa pode até parecer algo simples, mas tem tudo para ter grande sucesso tanto com os clientes quanto com os vendedores dos marketplaces da companhias.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar detalhes sobre esses armários inteligentes, e explicar um pouco mais sobre os planos para a logística de B2W Digital. Acompanhe!

b2w-digital
(Imagem: Divulgação)

B2W Disponibiliza Cerca de 80 Lockers

O Grupo B2W, dono das Lojas Americanas, Submarino, Shoptime e outras, anunciou a abertura de 81 armários inteligentes para a retirada de produtos comprados pela internet.

Por enquanto, estes espaços estão disponíveis apenas nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo…

Contudo, já está nos planos da B2W Digital atingir a marca de 300 armários desse tipo

Além disso, de acordo com a varejista, os lockers fazem parte de um forte investimento feito em soluções “O2O”. Isto é, “Online to Offine”…

Raoni Lapagesse, diretor de Relações com Investidores da B2W, acredita que a instalação dos lockers ajudarão até mesmo os consumidores de áreas mais restritas:

“Seguimos investindo em novas tecnologias para ampliar nossos serviços online e offline. A ideia é oferecer comodidade e conveniência, oferecendo opções aos clientes que moram em áreas de entrega restritas ou buscam receber seus pedidos sem contato com entregadores”, afirma. 

(Imagem: Site Oficial das Lojas Americanas)

Assim, a ideia é reforçar as estratégias de logística do grupo, claro – como vou explicar mais adiante – , mas também aprimorar a experiência de compra dos consumidores…

Como Vai Funcionar os Lockers da B2W Digital

O uso desses armários inteligentes é bem simples…

No ato da compra no B2W Marketplace, como no site das Lojas Americanas, por exemplo, o comprador escolhe a opção de “Retirada em Lockers” para o modo de entrega…

Depois, ele receberá um QR Code que será utilizado no desbloqueio do armário

(Imagem: Site Oficial das Lojas Americanas)

Segundo a companhia, todo o processo de retirada dura por volta de 15 segundos.  

Desse modo, fica claro que a B2W Digital está apostando todas as suas fichas no aprimoramento de sua logística…

Esta ação com os armários inteligentes, inclusive, não foi a única. A companhia vem investindo forte para acompanhar todo o crescimento avassalador do Ecommerce nos últimos meses

A Logística da B2W Digital

Nenhuma varejista quer perder espaço no mercado de varejo hoje. Isso porque, atualmente, está nítido que quem vende mais rápido, naturalmente, vende mais

Assim, pelo menos no que diz respeito a B2W Digital, investimentos pesados estão sendo feitos nesse sentido…

Recentemente, a companhia abriu mais 3 centros de distribuição no país, nas cidades de:

  • Belém (PA);
  • Fortaleza (CE);
  • Salvador (BA). 

Para você ter uma ideia, cada espaço tem entre 10.000m² a 15.000m². 

Parece muito, não é mesmo? Mas, analisando o total de locais desse tipo que a empresa possui, essas medidas parecem até pequenas…

Ao todo, são mais de 800m² de espaço para fazer estoque e distribuição de produtos. E todo esse espaço está dividido em:

  • 21 centros de operações;
  • Mais de 200 polos para o armazenamento de mercadorias, os chamados hubs – que funcionam como pequenos centros de distribuição. 

Ou seja: o foco continua sendo o de crescimento!

Assim como outras gigantes do setor, como Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon, a B2W não quer deixar passar nenhuma oportunidade de vendas… 

E a disputa nesse sentido tem sido tão intensa, que o mercado a apelidou de “Guerra dos Fretes”…

Na prática, isso nada mais é do que o esforço das varejistas para serem mais eficientes. Isto é: encurtarem cada vez mais o prazo de entrega e, conscientemente, realizarem ainda mais vendas. 

E é verdade que o Mercado Livre, por exemplo, saí na frente com suas muitas carretas e carros elétricos que auxiliam nas entregas e até aviões próprios

Mas, mesmo assim, o Grupo B2W não fica para trás. 

O fato é que, na corrida pelo melhor frete e entrega mais eficiente, todas as varejistas estão competindo de forma bem acirrada. E isso não dá para negar!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.