Amazon Compra Aviões Para Realizar Entregas Mais Rápidas

Última atualização em 6 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

Quando menos se espera, a Amazon lança uma nova ação e acaba atraindo toda a atenção do mercado. Foi exatamente isso o que aconteceu recentemente: a varejista norte-americana anunciou a compra de aviões para realizar entregas ainda mais rápidas. 

Para quem acompanha o mercado de Ecommerce, esta notícia pode parecer até um pouco familiar, não é mesmo? 

Pois é…

Em novembro do ano passado, foi o Mercado Livre quem divulgou o uso de uma frota própria de aviões, a chamada MELI Air. Com isso, a companhia mais valiosa da América Latina vai poder contar com 4 aviões para reduzir seus prazos de entregas, por exemplo. 

Diante disso, era de se imaginar que outras gigantes mundiais também optassem por essa estratégia de compra de aeronaves, claro.

Mas, no que diz respeito à Amazon, será que a companhia contará com menos ou mais aviões do que o ML? E será que o Brasil também está na rota de operação destas aeronaves?

É o que vamos mostrar ao longo deste artigo!

Além de também contextualizar os esforços da Amazon referentes à logística tanto nos Estados Unidos quanto aqui pelo Brasil. Acompanhe!

amazon
(Imagem: (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)

Amazon Global Air Agora Conta com Frota Própria

A Amazon acaba de anunciar a aquisição de 11 aviões para auxiliar em entregas mais rápidas…

Entre os modelos escolhidos pela varejista, estão as aeronaves Boeing 767-300, sendo 7 da Delta, que devem entrar em operação apenas em 2021, e 4 da WestJet, que já farão parte da frota ainda este ano. 

Na verdade, a Amazon já atuava utilizando aviões para as suas entregas desde 2016. Contudo, só agora a companhia decidiu comprar aeronaves próprias…

E esta iniciativa não foi à toa…

O cenário atual ajudou muito nesse sentido, principalmente por causa da pandemia… 

Isto é, com as pessoas ao redor do mundo fazendo menos viagens, as companhias aéreas enxergaram a possibilidade de vender algumas aeronaves com o intuito de reduzir gastos e gerar mais dinheiro.

Além disso, a Amazon USA fez questão de deixar claro que a expansão de sua linha aérea está levando em conta o uso de combustível sustentável, além de equipamentos de solo conectados à eletricidade solar.  

E mais do que isso…

Sarah Rhoads, vice-presidente da Amazon Global Air, afirmou em comunicado que o objetivo é continuar atendendo os consumidores da Amazon EUA da melhor maneira possível:

“Ter uma combinação de aeronaves alugadas e próprias em nossa crescente frota nos permite gerenciar melhor nossas operações, o que nos ajuda a manter o ritmo no cumprimento das promessas aos clientes”, afirma.

Entretanto, é preciso acrescentar que a operação destes aviões será feita apenas nos Estados Unidos…

E, no que diz respeito a outros países, como o Brasil, a Amazon ainda não mencionou a hipótese de compra de mais aviões…

De qualquer maneira, isso não significa que a sede brasileira da varejista também não esteja atenta às necessárias mudanças em logística de entrega. Pelo contrário, muitas ações estão sendo feitas nesse sentido…

Amazon Brasil Também Expande sua Logística

Isso não necessariamente vem acontecendo com a aquisições de aviões – pelo menos por enquanto -, mas a Amazon Brasil está de olho no forte crescimento do Ecommerce nos últimos meses

Para você ter uma ideia, segundo o relatório Webshoppers 42, só no 1º semestre do ano passado, o setor teve uma alta avassaladora de 47% no faturamento do Ecommerce, impulsionada pelos seguintes fatores:

  • Salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
  • Aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões. 

De olho nisso, a Amazon não perdeu tempo…

A iniciativa mais recente lançada pela varejista foi a chegada do “FBA – Logística da Amazon”, seu serviço de Fulfillment ao Brasil…

Isto é, agora, os vendedores do marketplace da Amazon poderão utilizar todos os benefícios da logística da Amazon, sem precisar fazer o estoque ou o envio de produtos por conta própria. 

Mas não só isso…

A Amazon Brasil também abriu mais 3 centros de distribuição no país, nas cidades de:

  • Betim (Minas Gerais);
  • Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul);
  • Santa Maria (Distrito Federal). 

E, de acordo com a Amazon, esses novos CDs vão receber um investimento de R$ 120 milhões…

Fora todas as outras estratégias que não necessariamente tem o foco principal na logística, mas que, de alguma forma, atingem esse setor…

Como é o caso da primeira edição do famoso Amazon Prime Day aqui no Brasil, que contou com mais de 15 mil produtos de marcas subdivididas em cerca de 30 categorias…

Além disso, a varejista também trouxe para o país o seu sistema de anúncio para os vendedores de seu marketplace, o Amazon Ads. Com a ferramenta, os sellers podem pagar para que seus produtos tenham mais visibilidade entre os usuários

Sendo assim, a iniciativa de compra de aviões por parte da Amazon USA foi pontual e certeira. Principalmente porque o mercado está exigindo este tipo de ação…

Contudo, em relação a Amazon Brasil, tal hipótese também não deve ser descartada, pois, querendo ou não, a companhia tem conseguido excelentes resultados no país e está entre as principais do setor. 

Ou seja, vale a pena aguardar os próximos meses. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.