Shopee Brasil: Entenda as Estratégias de Expansão do Marketplace

Última atualização em 11 de outubro de 2021 por Felipe Vannucci

A Shopee Brasil tem sido um tema recorrente nos últimos meses no mercado de Ecommerce. Isso porque o marketplace asiático se popularizou tão rapidamente no país com a venda de produtos com ticket médio mais baixo e conquistou números animadores em pouco tempo.

Para você ter uma ideia, a Shopee Brasil tem mais de 22 milhões de seguidores no Facebook, 5 milhões no Instagram e mais de 80 mil no Twitter. Em todas as redes sociais, há milhares de usuários ativos engajando com as novidades da empresa…

Mas o que, de fato, impulsionou a popularidade da plataforma no Brasil? É exatamente isso que você vai descobrir nos próximos tópicos…

shopee-brasil
(Imagem: Shopee Brasil)

Shopee Brasil Aposta em Parcerias, Campanhas e Promoções 

Não tem como introduzir a Shopee Brasil de outra forma sem mencionar os US$ 6 bilhões captados recentemente pela Sea, dona do marketplace asiático. Segundo a companhia, o valor será utilizado em investimentos estratégicos e aquisições.

No entanto, a Shopee já tem uma história extensa de ações, principalmente no Brasil. Embora a empresa tenha sido fundada em 2015, o aplicativo chegou em território nacional em 2019 e abriu as portas para os vendedores brasileiros somente em julho de 2020…

Ou seja, uma época em que o país estava lidando com o alto índice de fechamento das lojas físicas devido às restrições impostas pela pandemia. E também um momento de maior atenção ao Ecommerce, que passou a fazer ainda mais parte dos hábitos dos consumidores.

Diante disso, a abertura para os sellers brasileiros aconteceu em um momento propício para o impulsionamento das vendas online, já que o varejo físico estava em sua maioria de portas fechadas…

Assim, de 2020 para 2021, a Shopee Brasil apostou em parcerias e divulgações em diversos meios de comunicação. Inclusive, a cada mês, o marketplace comemora o Super Shopping Day, um dia repleto de ofertas relâmpago e descontos.

Em agosto deste ano, o site lançou uma campanha para divulgar o evento com o ator Jackie Chan, que foi compartilhada em redes sociais e exibida em canais de TV brasileiros. Agora, a Shopee Brasil se prepara para a próxima edição, que acontecerá em 10 de outubro… 

Além disso, novos recursos foram implementados no aplicativo, como a plataforma de anúncios Shopee Ads, que permite que os sellers impulsionem seus anúncios na plataforma. Além da Seção de Grandes Marcas, que conta com empresas como Black&Decker, Empório Nestlé, Mundo Danone, Nivea e Philips.

Outro destaque é a Shopee Doações, iniciativa de doações sem fins lucrativos, que ajuda a reforçar ainda mais o papel do marketplace no país. Porém, uma das ações mais estratégicas da Shopee definitivamente são os cupons de desconto, que podem ser trocados por moedas coletadas nos jogos eletrônicos do app…

Na prática, muitos consumidores compram pelo aplicativo por causa do frete grátis e dos códigos de desconto oferecidos na plataforma. Ambas as facilidades, em alguns casos, até sem valor minimo de compra.

Já os empreendedores que optam por vender na Shopee Brasil aproveitam as baixas comissões. Até o momento, a empresa cobra 12% de comissão, um valor que tem aumentado conforme a popularidade do aplicativo cresce no país…

Diante desse cenário de expansão, analisando pela ótica de quem vende online, fica o questionamento: a Shopee Brasil realmente pode trazer um volume de vendas significativo aos vendedores parceiros?

Quais as Oportunidades de Venda o Aplicativo Shopee Oferece, Afinal?

Embora a taxa de comissão da Shopee Brasil aumente gradualmente, o que é uma prática comum nos marketplaces, muitos sellers apostam na plataforma para anunciar seus produtos…

Um dos principais destaques da Shopee tem sido o alto tráfego do site e no aplicativo, bem como a reputação que a plataforma tem construído no decorrer dos meses. E nada disso é à toa…

A Shopee tem oferecido diversas facilidades aos vendedores parceiros, como:

Diante de tudo isso, na Shopee Brasil os consumidores encontram produtos que, provavelmente, são de seus interesses. Também conversam com os vendedores parceiros sobre os itens vendidos e até acumulam cupons para economizar…

Essas praticidades atraem cada vez mais usuários para o marketplace. Algo extremamente importante para os empreendedores que estão em busca de alta visibilidade e de uma comissão acessível. Ou seja, fatores cruciais para quem quer alavancar o próprio negócio online…

Por esta razão, fica claro que a Shopee Brasil pode ser vista como uma opção a ser considerada pelos empreendedores, assim como os demais marketplaces que já fazem sucesso há alguns anos no Brasil. O fato da plataforma ser de fácil utilização também viabiliza que vendedores iniciantes consigam vender online sem dificuldades… 

Principalmente os que comercializam produtos das categorias de saúde e beleza, casa, além de celular e acessórios, que segundo a Shopee Brasil, são as mais vendidas na plataforma…

E, considerando que diversas marcas conhecidas apostam na Shopee para impulsionar o volume de vendas, é muito provável que os sellers mais experientes também encontrem vantagens em anunciar no marketplace asiático, claro. 

Dessa forma, não há muito como ignorar: a Shopee é uma plataforma relativamente nova no Brasil. Mas que se apresenta cada vez mais como um canal em plena ascensão, com uma forte audiência e que está sempre buscando estratégias inovadoras para chamar atenção dos consumidores…

Ou seja, um marketplace que tem tudo para brigar com gigantes do mercado quando o assunto é ganhar a preferência do consumidor brasileiro nas compras online!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.