Reputação Vende no Ecommerce? Como Dar Atenção a Isso

Última atualização em 29 de setembro de 2021 por Ana Júlia Parreira

Não há como fugir: a reputação de uma marca deve ser algo levado à sério por todos os negócios, sejam eles online ou não. Principalmente porque ter um bom reconhecimento proporciona benefícios para uma empresa que vão desde a conquista de novos clientes até a consolidação da marca no mercado em si.

Hoje, esse cenário é ainda mais importante porque, mesmo diante do crescimento disparado das vendas online nos últimos meses, muitas pessoas ainda deixam de comprar de marcas que não conhecem ou que não possuem boas avaliações de clientes, por exemplo.

Mas vamos explicar mais sobre o assunto ao longo deste artigo. Em detalhes. Acompanhe os próximos tópicos…

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(Imagem: Adobe Stock)

Por que uma Boa Reputação é Importante no Ecommerce 

Ter uma boa reputação no Ecommerce pode fazer toda a diferença no que diz respeito ao sucesso de uma empresa. Isso porque a reputação de uma loja virtual está relacionada ao vínculo criado entre uma marca e seus respectivos consumidores. Fora o seu posicionamento no mercado como um todo, claro. 

Na prática, se uma loja não oferece um serviço de excelência, não desenvolve um bom relacionamento com os clientes ou não realiza entregas no prazo, por exemplo, certamente sua reputação poderá sair prejudicada em meio a tudo isso…

A partir desses fatores que os consumidores descrevem suas percepções quanto à loja e concedem avaliações, ajudando a formar a reputação de uma empresa no mercado… 

Entretanto, isso não quer dizer que possíveis falhas não possam ocorrer no processo de compra e venda. Caso isso ocorra, cabe à marca oferecer uma boa comunicação com os clientes, demonstrando que deseja e se preocupa em solucionar a situação, a fim de reverter uma possível má impressão.

Diante disso, não há muito como fugir:

Investir em medidas para transmitir uma boa reputação no Ecommerce é crucial para obter bons resultados nas vendas. Veja a seguir o que fazer para conseguir isso…

Como Cuidar da Reputação da sua Loja Online

Promova um Atendimento de Excelência

Para otimizar a reputação do seu negócio, é preciso oferecer um atendimento de qualidade. Para isso, disponibilize todo o suporte necessário para o cliente e responda todas as dúvidas que possam aparecer…

Esteja disponível em redes sociais, como o Instagram e Whatsapp, que facilitam a comunicação com o cliente e pense em utilizar o chatbot para atendimento. Isto é, uma programação que simula a conversa de um ser humano durante um atendimento por meio de interações de texto ou voz.

Não Ignore o Pós-Venda

Tenha em mente que oferecer suporte mesmo depois do ato da compra é fundamental para a reputação no Ecommerce. Ou seja, após vender, é importante agradar ainda mais o seu cliente e mostrar que a satisfação dele com o produto ou serviço é significativo para a sua marca…

Afinal, a boa experiência de atendimento do consumidor é tão importante quanto a venda efetuada. E mais do que isso…

Investir em atendimento pós-venda garante: 

  • Organização quanto ao mapeamento da satisfação do cliente;
  • Facilidade para a identificação problemas no processo de vendas;
  • Diferencial competitivo;
  • Aumento no lucro da marca.

Outro ponto importante é: não esqueça de responder aos comentários e às avaliações de clientes, mesmo que não sejam positivos…

Lembre-se que mostrar que a loja está disposta a oferecer soluções para possíveis problemas é o que pode fazer um cliente mudar a percepção quanto ao produto ou serviço

Cumpra Prazos de Entrega

Uma das maneiras de surpreender os clientes é ter agilidade na entrega dos produtos. Esse é um fator que influencia diretamente na reputação da sua marca, além de contribuir para uma maior fidelização de clientes

Por isso, cumpra os prazos de entrega! 

Organize a gestão de logística do seu negócio e envie o produto o mais rápido possível…

Caso ocorra algum contratempo, tenha uma comunicação clara com os consumidores. E se um item chegar com avarias ou defeitos, realize a troca o mais rápido possível para que o seu cliente tenha uma boa experiência com o serviço prestado…

Ou seja, entenda, de uma vez por todas, que a logística reversa também é um fator que pode gerar avaliações negativas a uma empresa quando o processo não é implementado da maneira correta.

Disponibilize Depoimentos de Outros Clientes 

As opiniões dos clientes sobre a sua empresa podem servir como um dos principais motivadores para que outras pessoas comprem com você. Dessa forma, disponibilize as avaliações em formatos de prints, vídeos, fotos e compartilhe no site ou nas redes sociais… 

Além disso, use canais de feedback e colha informações relevantes sobre como a sua marca é vista pelo público Não se esqueça de ter um ambiente aberto para críticas e de realizar pesquisas de satisfação com seus clientes com frequência.

Saiba que os Consumidores Estão Atentos a Reputação de uma Marca 

Acredite, muitas pessoas deixam de consumir de uma marca quando existem avaliações ruins sobre seus produtos, serviços etc. 

Para você ter uma ideia, segundo estudo realizado pelo Grupo Consumoteca, consultoria especializada no direcionamento de negócios, 80% dos consumidores brasileiros fazem compras baseadas na experiência de outros usuários… 

Ou seja, os consumidores estão atentos ao seu negócio como um todo!

Além disso, o estudo também mostra que cerca de 67% das pessoas realizam pesquisas sobre a reputação da marca, assim como a qualidade dos serviços e produtos. 

Dessa forma, não dá para negar: a reputação é algo que precisa ser levada à risca no Ecommerce. E se você, dono de um negócio, não quer perder nenhuma oportunidade de venda, não deixe de prestar atenção a isso o quanto antes!

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