Entenda o Papel da Logística Reversa no Ecommerce

Última atualização em 12 de abril de 2021 por Larissa Bittencourt

Logística Reversa é um assunto que não pode ser ignorado por nenhum empresário que atua no Ecommerce. Isso porque o processo de troca e devolução de mercadorias é uma realidade nos negócios, e quanto mais cedo você pensar nisso, mais satisfeitos os seus clientes ficarão ao comprar na sua loja. 

Na prática, investir no bom funcionamento da logística reversa na sua empresa é o que vai gerar transparência, credibilidade e segurança para quem está comprando… E tudo isso, obviamente, afeta de forma positiva o desempenho das vendas…

Quer entender como a logística reversa funciona no Ecommerce e conferir dicas para implementá-la de forma fácil no seu negócio? Acompanhe este artigo!

logistica-reversa
Imagem: Freepik

O que é Logística Reversa Para Ecommerce?

Basicamente, a logística reversa é a operação criada para facilitar a troca ou devolução de um produto comprado em lojas virtuais… 

Assim, com o sistema de logística reversa é feito todo o processo de retorno de uma mercadoria para a empresa, desde a solicitação de devolução ou troca feita pelo consumidor, até o envio de um novo item para a sua casa –  quando for o caso de troca. 

De acordo com o Artigo 49 da Lei 8078/90 do Código de Defesa do Consumidor, todo cliente tem direito de se arrepender da compra, podendo solicitar a troca em até 7 dias após o recebimento da mercadoria… 

Por isso, sua empresa precisa estar preparada para atender aos direitos do consumidor assegurados pela lei, evitando diversos problemas, inclusive o de diminuição de suas vendas por causa de clientes insatisfeitos, por exemplo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para você implementar a logística reversa no seu negócio e estar preparado para qualquer problema que possa aparecer nesse sentido… 

Como Fazer Logística Reversa no seu Ecommerce

Defina sua Política de Troca e Devolução

O primeiro passo é criar uma página explicando com todos os detalhes as informações sobre como funciona a política de troca e devolução de produtos da sua empresa, além dos procedimentos que o cliente deve seguir caso queira fazer uma dessas ações… 

Lembre-se: criar essas as regras de acordo com a legislação é extremamente importante para passar segurança ao cliente.  

Faça uma Bom Atendimento 

Para compensar quaisquer problemas que o cliente tenha tido com a sua loja, investir em um atendimento de qualidade, que dê alternativas para o consumidor, é vital para o processo de troca e devolução ser realizado com sucesso…

Pense da seguinte maneira:

Se o consumidor não está satisfeito com a compra, ele irá atrás dos seus direitos, certo? E é um atendimento que vai te ajudar a reverter essa situação negativa. 

Defina um Processo de Retirada e Entrega do Novo Produto

Nos casos em que a sua loja precisará enviar um novo item para o cliente, é possível escolher entre três tipos de coleta: 

  • Logística reversa na agência franqueada ou no local: Nesse serviço a coleta do produto para troca ou devolução pode ser feita diretamente em um agência franqueada, como a do Correios, ou é possível buscar o produto na casa do cliente, mediante agendamento com o próprio consumidor; 
  • Logística reversa simultânea na agência franqueada ou no local: Já nesse serviço, o cliente deixa o item para troca na agência franqueada, ou na coleta domiciliar, e recebe o novo ao mesmo tempo; 
  • Logística reversa em ponto de entrega: Nesse caso, o consumidor leva o seu produto até um posto de entrega para realizar o procedimento.

Dessa forma, basta você analisar a melhor opção entre essas alternativas e se certificar de qual trará mais resultados positivos para o seu negócio e para o seu cliente. O que não pode é não instituir uma política de logística reversa no seu Ecommerce…

E, uma vez que haja a devolução dos produtos, você também precisa saber o que fazer com eles…

O que Será Feito com os Produtos Devolvidos?

No caso dos produtos devolvidos ou trocados por arrependimento, é possível colocá-los no estoque para serem vendidos novamente…

Já aqueles itens com avarias ou defeitos, você vai precisar contatar o fornecedor para verificar uma possibilidade de troca dessas mercadorias danificadas.

Assim, agora que você já entendeu o processo de logística reversa e conferiu as dicas para implementá-la no seu negócio, entenda porque é necessário investir nesse processo para o seu Ecommerce. 

Por que investir na Logística Reversa do seu Ecommerce?

Em meio ao aumento expressivo do Ecommerce nos últimos meses, pode acabar ficando mais comum os casos em que o produto enviado contenha algum defeito ou simplesmente não atenda às expectativas do cliente…

E verdade seja dita: nenhuma empresa quer perder oportunidades de vendas por causa de situações desse tipo, certo?

Por isso, investir em um sistema que facilite a troca e a devolução é totalmente necessário para que o seu Ecommerce não sofra queda nas vendas e continue crescendo plenamente, com clientes felizes e satisfeitos. 

Portanto, como você viu ao longo do artigo, a logística reversa é extremamente importante para que os seus clientes sintam segurança em realizar compras na sua loja e também saibam que, caso aconteça algum problema com o produto, será possível fazer a devolução ou troca sem problemas…

Ou seja, investir em uma boa logística reversa no seu negócio significa um cliente mais satisfeito com a situação de troca, o que gera mais chances dele voltar a comprar na sua loja mesmo que de início a experiência com o produto não tenha superado suas expectativas. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.