O que é Logística e Como Funciona no Ecommerce

Última atualização em 8 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros

O que é logística ainda é um assunto que causa dúvida em diversos empreendedores, principalmente nos iniciantes. O fato é que saber tudo sobre o processo de logística é algo CRUCIAL para o funcionamento de uma empresa, independentemente se ela atua apenas no varejo físico, no Ecommerce ou nos dois. 

No dia a dia, ter uma logística funcionando plenamente representa uma boa experiência de compra para os consumidores, algo indispensável para qualquer negócio…

principalmente porque isso afeta diretamente o faturamento da empresa e a sua posição no mercado diante da concorrência. 

Ficou curioso sobre o que é logística e como aplicá-la da forma correta no Ecommerce? Acompanhe o artigo e confira todas as dicas para destacar sua empresa com o processo de logística. 

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O que é Logística?

A logística é uma operação que planeja a distribuição dos produtos de uma loja. Esse planejamento é importante dentro de uma empresa para que a relação do cliente com o comprador seja a melhor possível

E existem várias etapas na logística fundamentais na hora de administrar e controlar os produtos do estoque de uma empresa, como vamos mostrar mais adiante…

O que você precisa saber agora é que sem a logística, o processo de controle de vendas de produtos de uma empresa fica desorganizado, gerando atrasos nos pedidos, produtos em falta no estoque e diversos outros problemas que podem afetar diretamente o desempenho das vendas. 

Assim, já deu para perceber que a atenção à logística é vital tanto para empresas físicas quanto para as online, certo? Por isso vamos te mostrar como seu processo funciona na prática…

Como Funciona a Logística Para o Ecommerce

Com o forte crescimento do setor nos últimos meses e os números expressivos que o Ecommerce vem atingindo trimestre após trimestre, montar uma boa logística é extremamente importante para atrair mais clientes e também fidelizá-los. 

Em meio a tantas opções de lojas virtuais, os clientes sempre vão optar por aquelas com entregas rápidas e produtos que chegam em perfeito estado… 

Ou seja, a logística é como a base da sua empresa, precisando estar funcionando perfeitamente para que suas vendas continuem aumentando. 

E para que tudo isso ocorra bem é preciso seguir as algumas etapas básicas de logística:

  • Aquisição dos produtos que serão vendidos;
  • Contato com Fornecedores
  • Armazenamento e controle do estoque de produtos; 
  • Preparo dos pedidos; 
  • Embalagens das Encomendas;
  • Envio dos produtos para os clientes; 
  • Rastreio dos pedidos enviados. 

Manter essas etapas bem organizadas vai te ajudar a ter o controle sobre as suas vendas e chegar ao objetivo final que é garantir que seus consumidores fiquem satisfeitos com a compra. 

No próximo tópico separamos 3 dicas para te ajudar na hora de manter sua operação de logística funcionando bem…

Dicas Para Aprimorar a Logística da sua Empresa

1. Mantenha o Estoque Atualizado

Manter o estoque da sua empresa em dia ajuda evitar que o cliente entre no seu site para comprar um determinado produto e apareça a mensagem “Fora de Estoque” ou “Produto Indisponível”… 

Isso é ruim porque um estoque que falta produtos, obviamente, não gera vendas para a empresa. 

Dessa forma, é importante montar uma estratégia para ter seu estoque sempre atualizado, definindo sempre quando terá reposição dos produtos. 

2. Evite Atraso Na Entrega

Entregar os produtos dentro do prazo estipulado é o básico e extremamente necessário para a satisfação do cliente, fazendo com que ele até retorne para comprar mais. Atrasos só geram preocupação e cancelamentos de compras. Algo nada positivo para os negócios… 

Por isso, organize as entregas da sua empresa da melhor maneira possível porque é isso que vai gerar mais confiança do consumidor em relação a comprar cada vez mais na sua loja. 

3. Estabeleça uma Boa Comunicação Com o Seu Cliente

A comunicação entre consumidor e empresa é essencial durante o processo de compra e venda dos produtos… 

Disponibilizar o código de rastreio e ficar sempre disponível para eventuais dúvidas são fatores que previnem possíveis reclamações e avaliações negativas dos clientes. 

Como vimos na dica anterior, o recomendado é evitar o atraso na entrega do produto, mas é claro que imprevistos podem acontecer. E por isso é preciso que você informe todas as informações do problema e o solucione o mais rápido possível. 

Acredite, com essas dicas vai ser  possível garantir a satisfação do cliente com a sua empresa e, consequentemente, atrair novos consumidores… 

Mas para isso acontecer, é necessário que o produto chegue até o seu cliente. Fechar parceria com empresas que fazem entregas, por exemplo, pode melhorar muito a qualidade de envio dos seus produtos até o cliente…

Tipos de Distribuição Para Você Aplicar no Seu Ecommerce

Correios

Os Correios, na maioria das vezes, é a opção mais escolhida entre os lojistas, já que a estatal possui vários serviços de entrega e também atendem a todo território nacional e algumas partes do internacional também.

Para você verificar como funciona, os Correios disponibilizam um serviço gratuito para calcular o frete e o prazo de entrega de uma mercadoria. E você pode acessar tanto pelo site quanto pelo aplicativo da empresa, sem precisar levar a encomenda até uma agência. 

Transportadoras

Outra opção para quem vende no Ecommerce são as transportadoras terceirizadas…

As empresas desse tipo vêm ganhando cada vez mais espaço entre os varejistas online por serem mais rápidas e seguras. E muitas vezes são escolhidas para driblar possíveis problemas e greves dos Correios… 

Por isso, vale a pena avaliar se os custos de uma transportadora terceirizada estão dentro do seu orçamento e investir em uma melhor experiência de entregas.  

Motos e Bicicletas

Essa é uma dica para quem está começando no Ecommerce e ainda não pretende entregar para todo o país, apenas na mesma cidade ou bairro. 

A grande vantagem de investir na entrega dos seus produtos com motoboys ou bicicletas é que o seu produto pode chegar para o cliente até no mesmo dia da compra

Algumas empresas grandes, como a B2W, estão de olho em opções mais simples e práticas. Recentemente, a dona do Americanas.com, Shoptime e Submarino lançou entregas com tuc-tucs, por exemplo. 

Por Que Devo Investir na Logística da Minha Empresa?

Controlar a parte logística de um negócio pode ser uma tarefa complicada porque envolve vários fatores e etapas que precisam ser administrados, como você viu ao longo do artigo… 

Mas é através dela que você vai ver os lucros aumentando e novos clientes interessados nos produtos e serviços que você tem a oferecer. 

Tudo isso é importante porque cada vez mais pessoas estão comprando online e a expectativa é que o Ecommerce continue crescendo em 2021. Segundo a pesquisa realizada pelo EbitNielsen, o setor esse ano deve crescer 26% e atingir um faturamento de R$ 110 bilhões

E se você quer aproveitar todo esse cenário extremamente animador, aprimore a logística do seu negócio o quanto antes! 

Agora que você já sabe o que é logística e como ela funciona no Ecommerce, analise as necessidades da sua empresa e invista em meios de suprir as suas demandas e garantir a satisfação e fidelização dos clientes… 

Com as dicas que demos no artigo, manter a logística da sua empresa funcionando vai se tornar uma tarefa mais fácil! 

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