B2W Usa Tuc-Tucs Elétricos para Acelerar Entregas

Última atualização em 31 de março de 2021 por Maria Alice Medeiros

A B2W, dona do site Americanas.com, Submarino e Shoptime, chamou a atenção do mercado ao anunciar a utilização de Tuc-Tucs em suas entregas. Apesar de diferente, a iniciativa reforça a aposta das grandes varejistas em logística e também em não perder a competitividade em meio à chamada “Guerra dos Fretes”.

O termo diz respeito à disputa acirrada das empresas do varejo para terem a melhor e mais eficiente logística de entrega do país… E a lógica que norteia essas empresas é justamente a seguinte: quem vende mais rápido, vende mais

Por isso, não é à toa que muitas companhias estão lançando as mais diferentes estratégias para aprimorar suas entregas. E, ao que tudo indica, o Grupo B2W também está bem atento a tudo isso…

Ao longo deste artigo, vamos apresentar detalhes sobre a nova ação da B2W, além de mostrar um pouco mais sobre as últimas iniciativas das varejistas em relação às questões do meio ambiente. Veja!

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(Imagem: Divulgação)

B2W Quer Mais Agilidade e Redução dos Impacto ao Meio Ambiente em suas Entregas

Para quem não conhece, os tuc-tucs são veículos inspirados nos triciclos indianos, que são amplamente usados no país para transportar passageiros para diversos lugares de forma ágil e prática. 

De olho nisso, a B2W aproveitou para integrar esses veículos à sua malha logística, com o intuito principal de deixar os prazos das entregas ainda mais curtos, claro. Mas não só isso…

Há também o objetivo de diminuir os impactos ao meio ambiente causados pela ação da varejista em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses

Para você ter uma ideia, só no 4º trimestre do ano passado, a B2W reverteu um prejuízo de R$ 22,3 milhões e conseguiu obter um lucro líquido de R$ 15,6 milhões no período… 

E o Ecommerce em geral atingiu um faturamento de R$87 bilhões em 2020, o que representou uma alta de 41% em comparação a 2019. Em meio a esse cenário extremamente animador, o setor acabou atingindo sua maior alta em 13 anos, segundo o relatório Webshoppers 43.

Ou seja: o pensamento de diminuir os impactos ao meio ambiente não é à toa, já que as vendas online estão crescendo exponencialmente mês após mês. Mas vamos falar mais sobre essas iniciativas adiante, até porque, a B2W não é a única varejista fazendo investimentos nesse sentido…

Por ora, o que vale a pena destacar é que a introdução dos tuc-tucs elétricos ns entregas da B2W servirá para o transporte de 240 a 600 quilos de mercadoria por vez. Os testes já estavam sendo feitos nos últimos meses na cidade de São Paulo, principalmente para as entregas last mile da companhia…

E a meta agora é expandir a atuação dessa frota elétrica de tuc-tucs para as capitais do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Para isso acontecer, a B2W treinou seus motoristas, uma vez que os tuc-tucs demandam habilitação. 

Welington Souza, diretor geral da LET’S – plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas e B2W, afirmou recentemente que os veículos ajudam nas entregas até de itens maiores:

“O tuc-tuc elétrico é um meio eficiente de deslocamento nos centros urbanos e tem a vantagem, em relação às bicicletas, de oferecer maior capacidade de carga. O serviço permite entregarmos mais rapidamente e itens de maior volume, ao mesmo tempo em que reduz a emissão de CO2 no meio ambiente”, afirma.

Assim, a partir da fala do executivo, fica possível retomar as discussões sobre o crescimento avassalador do comércio eletrônico e a necessidade de redução dos impactos causados ao meio ambiente…

O que será que as varejistas estão fazendo nesse sentido?

B2W Não é a Única Varejista Atenta às Medidas Ambientais 

Pelo menos aqui no Brasil, quando o assunto é a adoção de ações mais sustentáveis, o Mercado Livre sai na frente…

Recentemente, a companhia mais valiosa da América Latina lançou algumas iniciativas pontuais voltadas à redução dos impactos ao meio ambiente:

Além disso, a empresa argentina informou recentemente que sua sede em Osasco (SP) possui mais de 1.800 painéis solares que abastecem 20% do consumo da companhia…. 

E 3 dos centros de distribuição do Brasil e 2 do Chile estão passando por um processo de migração. A ideia é que estes espaços sejam totalmente abastecidos por energia renováveis até 2021. Argentina, Chile e Colômbia também passarão por essas mudanças. 

Além da B2W e do Mercado Livre, outra varejista que já sinalizou iniciativas para combater os gases emitidos ao meio ambiente é a Via Varejo. Este mês, a dona das Casas Bahia e do Ponto Frio anunciou a circulação de 10 veículos elétricos para realização de entregas, havendo a possibilidade de dobrar esse número futuramente…

Lá fora, nos Estados Unidos, a Amazon já conta com veículos elétricos em sua malha logística e pretende zerar as emissões de carbono até 2040. Mas aqui para o Brasil a varejista-norte americana ainda não anunciou nenhuma medida para diminuir os impactos ao meio ambiente.

Sendo assim, em meio a tantas ações das empresas do varejo, parece até que a adesão dos tuc-tucs à malha logística da B2W é algo menor ou com menos peso. Não é o caso…

O Grupo B2W vem investindo aos poucos na melhoria de sua logística em todos os sentidos. Nos últimos meses, a companhia já abriu 3 centros de distribuição no país e anunciou o uso de “lockers” (armários inteligentes) para a retirada de produtos comprados no online…

E o prognóstico é positivo para expansão tanto da atuação da empresa, quanto para a melhoria de sua logística e de iniciativas ligadas ao meio ambiente. Isso porque, em fevereiro, o Grupo B2W anunciou uma possível fusão com a Lojas Americas

Na prática, se isso realmente acontecer, as empresas terão grandes chances de se aproximarem ou, até mesmo, ultrapassarem a Magazine Luiza, que vem crescendo de forma absurda nos últimos meses

Assim, conforme as duas empresas forem expandindo juntas as suas atuações no mercado, certamente mais iniciativas relacionadas à redução da emissão de CO2 estarão em seus planos para 2021. 

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