Conheça a Aposta Bilionária do Mercado Livre para 2021

Última atualização em 28 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

O Mercado Livre quer deixar claro para todo o setor de varejo que o fortalecimento de sua logística é uma prioridade para 2021 – assim como também foi no ano passado. A companhia argentina acaba de anunciar que vai fazer investimentos altos este ano no país. 

A verdade é que o Brasil é um excelente mercado para o marketplace…

Para você ter uma ideia, só no 4º trimestre do ano passado, o Mercado Livre Brasil atingiu uma receita líquida de US$ 1,3 bilhão, registrando uma alta anual de 96,9%.

E mais do que isso… 

O lucro bruto da companhia foi de US$ $489 milhões, resultando em uma margem de 36,8% em comparação a 45,7% registrado no mesmo período de 2019. 

Assim, é óbvio que a companhia vai fazer de tudo para conquistar resultados ainda mais animadores, não é mesmo?

É sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo. Acompanhe!

mercado-livre
(Imagem: Divulgação)

Mercado Livre Mais que Dobra os Investimentos Para 2021

Não dá para negar: o  Mercado Livre fez diversos investimentos na área de logística durante o ano passado…

Ao todo, foram cerca de R$ 4 bilhões direcionados para o melhorar ainda mais o serviço de entrega das encomendas feitas no marketplace. 

Ou seja, uma quantia bem expressiva e que resultou em diversas ações, como vamos explicar em mais detalhes adiante no artigo. 

Contudo, o montante gasto em 2020 não representa nem a metade do que está por vir…

Para 2021, o plano do Mercado Livre é investir R$ 10 bilhões no Brasil.

Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina, afirmou recentemente que o foco é resolver as questões ligadas à logística e seguir adiante:

“Por enquanto, estamos trabalhando para solucionar, facilitar e agilizar a entrega das vendas dos clientes (…). Mas quando esse gargalo estiver resolvido, podemos oferecê-lo a terceiros”, ressalta.  

Além disso, a contratação de mais funcionários também é um objetivo do marketplace. Hoje, a companhia mais valiosa da América Latina conta com 5 mil colaboradores, mas a meta é atingir 10 mil até dezembro.

Mas não só isso…

O Mercado Livre deixa claro que o alto investimento não é à toa. A empresa quer alavancar de uma vez por todas uma de suas principais empresas hoje…

O Foco é o Crescimento do Mercado Envios 

Na verdade, um dos principais objetivos do Mercado Livre Brasil para este ano é fazer com que o Mercado Envios, seu serviço de logística, cresça tanto quanto o Mercado Pago, seu braço de serviços financeiros.

E um fato é verdade mesmo: o Mercado Pago cresceu muito ao longo dos últimos anos…

O serviço financeiro foi criado para lidar com questões relativas a pagamentos para os sellers do Mercado Livre, e levou cerca de 10 anos para ganhar a relevância que tem hoje para a plataforma. 

Para você ter uma ideia de seu crescimento, o Mercado Pago funciona hoje como:

  • Processador de Pagamentos (disponibilizando a maquininha Mercado Pago);
  • Carteira Virtual (oferecendo rendimentos maiores do que o de poupança);
  • Instituição Financeira (aumentando limites de crédito, disponibilizando cartões e outros serviços).

Recentemente, o Mercado Pago anunciou o lançamento de um cartão de crédito próprio… 

Ou seja: é uma parte do Mercado Livre que conquistou autonomia, está consolidado no mercado e agora virou modelo para o crescimento do Mercado Envios.

Sim, é isso mesmo: a meta é transformar o Mercado Envios no sucesso que hoje é o Mercado Pago…

Para quem ainda não conhece, o Mercado Envios atua na logística das vendas feitas pelas lojas parceiras, deixando todo o processo de entrega mais simples e rápido.

Assim, diante da forte alta do Ecommerce nos últimos meses, não tinha como o Mercado Livre deixar de apostar no desenvolvimento de sua principal empresa de logística…

O crescimento do Mercado Envios será crucial para o Mercado Livre de forma geral. Principalmente porque a lógica que norteia os lojistas hoje é a de “quem vende mais rápido, vende mais”...

Portanto, é nítido que o Mercado Livre quer continuar no topo do ranking das maiores empresas de varejo que atuam no Brasil…

E a estratégia de consolidar o Mercado Envios é ousada, claro. Mas não é a única quando o assunto é logística de entrega…

Ao longo dos últimos meses, a companhia argentina fez investimentos pesados para continuar crescendo no mercado nesse sentido… 

Logística é a Prioridade do Mercado Livre Brasil

Em julho do ano passado, o Mercado Livre abriu o seu 3º centro de distribuição no país, próximo à Salvador.

Além disso, comprou da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo. 

E mais do que isso…

O Mercado Livre chamou a atenção de todo o mercado ao anunciar o uso de uma frota própria de aviões para realizarem entregas, a MELI Air

E, recentemente, a companhia anunciou a abertura de mais 5 centros de distribuição nas cidades:

  • 1 em Guarulhos (SP);
  • 2 em Cajamar (SP);
  • 1 em Celso Ramos (SC);
  • 1 em Extrema (MG). 

Sendo assim, o que esperar do Mercado Livre para este ano? Investimentos ainda mais fortes que no ano passado

Isso porque a tendência é o Ecommerce continuar crescendo. Para 2021, o setor deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões. E o Mercado Livre, claro, não perderá nenhuma oportunidade de investimento em meio a esse cenário extremamente positivo. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.