História da Magazine Luiza: o Caminho Até a Transformação Digital

Última atualização em 29 de março de 2021 por

A Magazine Luiza cresceu muito nos últimos anos e atualmente é considerada uma das maiores varejistas do Brasil. Mas para se tornar a companhia que é hoje, Luiza Trajano, fundadora da Magazine Luiza, precisou trabalhar bastante.

Toda a história da companhia é marcada pelas estratégias da Luiza Trajano e de sua família…

Para expandir os negócios ao longo dos anos, a Magalu sempre priorizou um bom atendimento e relacionamento com os clientes. E mais: hoje, também é conhecida no mercado pelas fortes aquisições de novas marcas.

Neste artigo você vai conhecer a história da Magazine Luiza, como ela surgiu e os seus principais feitos durante todos esses anos. Confira!

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(Imagem: Divulgação)

Magazine Luiza: o Surgimento da Companhia

A Magazine Luiza foi fundada em 1957 em Franca, interior de São Paulo. E tudo começou quando Luiza Trajano Donato e o seu marido, Pelegrino José Donato, compraram uma pequena loja de presentes na cidade. Na época, ela era uma balconista e ele, um caixeiro-viajante.

A loja se chamava “A Cristaleira”, mas logo em seguida mudou para Magazine Luiza. O novo nome foi escolhido após um concurso cultural realizado por Luiza Trajano e promovido por uma rádio local…

E só com essa iniciativa de pedir a participação do público já dava para perceber que a interatividade e proximidade com os clientes seriam alguns dos diferenciais da Magalu.

Além disso, um dos pontos fortes que fez a Magazine Luiza crescer em Franca foi justamente o bom atendimento feito pelos donos da empresa, especialmente por Luiza Trajano, que na época ainda supervisionava a expedição e realizava pesquisas de mercado.

E a partir disso a companhia só foi crescendo cada vez mais… 

Os próximos anos foram marcados pela expansão do negócio para outras cidades do interior paulista, como Igarapava e Barretos. Fora as novas lojas que foram abertas na própria cidade de Franca.

Outros familiares também começaram a participar do negócio, o que de certa forma permitiu que a empresa tivesse dinheiro suficiente em caixa para investir no seu crescimento…

Até que em 1974 foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos da Magazine Luiza, com mais de 5.000 m². Depois, já com 20 anos de história, a Magalu já contava com 30 lojas.

Diante disso, uma consequência de todo esse crescimento foi  a necessidade de pensar em novas estratégias para a empresa crescer ainda mais no mercado…

Magazine Luiza Cria Estratégias para Alavancar as Vendas

Luiza Trajano começou a criar estratégias que ajudariam a aumentar as vendas das lojas. A primeira delas, em 1993, foi a Liquidação Fantástica, que era uma das ações mais copiadas pelos concorrentes…

A ideia dessa iniciativa era que, no início de janeiro, fosse vendido todo o estoque do ano novo e até mesmo os produtos de mostruários. Isso tudo em único dia…

Os descontos nos produtos chegavam até 70%, fazendo com que diversos consumidores fossem até as lojas da Magazine Luiza, formando filas enormes nas portas.

Outra estratégia de vendas, utilizada mais recentemente, foi a ação Dia de Ouro, que tinha como objetivo reconhecer e recompensar os clientes mais fiéis da companhia…

Esses consumidores ganhavam benefícios exclusivos e condições especiais para realizar o pagamento das compras dos produtos e também podiam participar de sorteios.

Mas é preciso dizer que só isso não era o suficiente. O casal de empresários queria mais…

Assim, para continuar crescendo, a companhia traçou uma estratégia brilhante em 1992: apostar pesado no digital com o foco em alcançar o topo do mercado…

Magalu Aposta no Digital

O primeiro passo da companhia no digital foi começar a vender produtos por meio de terminais de multimídia, com os vendedores orientando os clientes. Dessa forma, não havia a necessidade de expor os produtos ou tê-los no estoque…

As entregas das mercadorias aconteciam em até 48 horas após a compra ser finalizada

E mais…

A Magazine Luiza lançou uma estratégia genial: criou a Lu da Magalu, em 2003. O avatar é uma assistente virtual de vendas criada para dar dicas e ajudar os usuários a como utilizar os produtos, principalmente os deTecnologia. 

Além disso,  em 2006, a Magalu era a única loja de varejo do país com operação omnichannel, ou seja,realizando vendas por meio de diversos canais com a mesma infraestrutura.

Em 2016, a empresa inaugurou o Marketplace Magazine Luiza, que começou a vender no site e no aplicativo produtos de aproximadamente 200 vendedores…

Hoje, o poder que a Magazine Luiza tem no digital é indiscutível. A cada trimestre a empresa se destaca mais…

E uma das estratégias de crescimento da companhia ficou bem conhecida no mercado: a aquisição de novas marcas…

Compra de novas Empresas é uma Estratégia da Magalu

Os últimos meses da Magazine Luiza foram marcados pelas aquisições de diversas marcas. Mas esse plano de expansão por meio de compras de outras empresas não é novidade, ele acontece desde 1996.

Nessa época, eram somente 56 lojas, mas a companhia adquiriu a rede paranaense Casas Felipe por R$22 milhões. Isso permitiu que a Magalu tivesse 78 lojas espalhadas pelo Brasil.

Já no final do 2º semestre de 2003, a empresa realizou a compra da rede paulista Basimac e da Líder. O objetivo era sempre o de expandir os negócios para todo o país, por isso as aquisições das marcas de outros estados.

Com o passar dos anos, a companhia foi crescendo e aumentando a quantidade de aquisições…

A última foi a compra da Steal The Look e da Push, ambas empresas ligadas ao setor de Moda…

Meses atrás, a companhia também adquiriu a VipCommerce, companhia que realiza toda a gestão do processo de pedidos de supermercados, desde a compra até a entrega ao cliente.

A Magalu também comprou a AiQFome, empresa de delivery, que movimentou cerca de R$700 milhões por ano.  

Além dessas, a Magazine Luiza também é dona das seguintes empresas:

  • Estante Virtual: marketplace de livros usados;
  • Hubsales: startup focada na modalidade de comércio Factory to Cusumers (F2C);
  • Canaltech: plataforma multimídia com foco na produção de conteúdo de tecnologia em vários formatos; 
  • Inloco Media: divisão da empresa Inloco, que tem como foco a comercialização de publicidade digital.
  • Stoq Tecnologia: startup que desenvolve sistemas de ponto de vendas (PDV) no modelo SaaS (Software as a Service);
  • GFL e SincLog: plataformas de logística para Ecommerce;
  • Hub Prepaid: instituição de pagamentos regulada pelo Banco Central.

Ou seja: compras de peso e que já fazem toda a diferença no portfólio de empresas da varejista, que não para de crescer…

Rumo à Liderança do Mercado

Como vimos durante toda a sua história, a Magazine Luiza veio crescendo com constância e teve um boom surpreendente nos últimos anos. Isso mostra que desde o início Luiza Trajano sabia o que precisava para transformar a Magalu em uma das maiores redes varejistas do Brasil…

A companhia vem tendo um desempenho tão forte que acabou tomando o lugar da Via Varejo, que enfrentou períodos de turbulência no mercado após ficar um tempo à venda pelo Grupo Casino.

E mais…

Para você ter uma ideia, no 3º trimestre de 2020, a Magalu passou a ocupar o 2º lugar no ranking das melhores empresas de varejo, que antes era da B2W. A dona do site Americanas.com teve um crescimento de 55%. Enquanto a Magazine Luiza teve um avanço de 70%

Assim, mesmo com todo o avanço e crescimento, a companhia ainda conseguiu manter o atendimento humanizado, que oferecia quando existia apenas uma única loja. A opinião dos seus consumidores seguem sendo levadas em consideração até hoje…

Principalmente com a interação realizada pela personagem Lu, que tem ganhado cada vez mais espaço nas redes sociais e até mesmo nas campanhas de outras empresas.

Portanto, trimestre após trimestre a empresa tem mostrado que veio para brigar de igual para igual com os seus concorrentes. E que não vai deixar o 2º lugar entre as empresas líderes do setor ser conquistado por outra companhia tão fácil assim…

Hoje, não há como negar: a Magazine Luiza é um exemplo de transformação digital, uma verdadeira potência no mercado de varejo!

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