Casas Bahia Reformula seu Personagem “Baianinho”

Última atualização em 14 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

Apostar na renovação digital é algo que tem sido recorrente entre as varejistas nos últimos anos. Depois de reformular o logo e a identidade visual, chegou a hora das Casas Bahia atualizar o seu já conhecido mascote: o Baianinho

E tudo isso faz muito sentido quando se analisa o contexto em que o varejo se encontra atualmente…

Nos últimos meses, muitas lojas físicas foram fechadas em detrimento da pandemia do Covid-19. Com isso, foi inevitável que: o Ecommerce acabasse ganhando ainda mais espaço entre os consumidores…

Isto é: a digitalização das empresas, que vinha acontecendo de forma gradual, passou a ser prioridade em poucos meses. 

Por isso, ao longo do artigo, vou apresentar detalhes sobre a reformulação do mascote das Casas Bahia. E aproveitar para contar um pouco mais sobre as estratégias da empresa para ampliar sua participação no ambiente digital. Veja.

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(Reprodução: Facebook Casas Bahia)

Um Adolescente Chamado “CB”

O novo garoto-propaganda das Casas Bahia começa a ser apresentado ao público nesta sexta-feira (16)…

Primeiro, ele aparecerá nas redes sociais da varejista, depois, no domingo (18), em um filme chamado “Quero ser grande”, produzido pela Y&R Brasil. 

Mas as aparições do baianinho não param por aí…

Na próxima terça-feira (20), uma ação digital de nome “Evolução”, criada em coprodução da agência de publicidade com o studio Miagui, mostrará toda a evolução da criança até o adolescente CB. 

Lembrando que, até pouco tempo atrás, o personagem não aparecia muito nas ações das Casas Bahia, apenas surgia nos materiais de pontos de vendas e lojas físicas…

E agora isso vai mudar!

De acordo com Ilca Sierra, diretora de Marketing e Comunicação Multicanal da Via Varejo,

desde que a empresa passou a usar o posicionamento “Nossa casa é o Brasil, nossa causa é o brasileiro”, o personagem terá um papel de maior expressivo:

“Estamos entrando em um segundo e importantíssimo capítulo nessa evolução do reposicionamento da marca. Ele vem agora como um influenciador digital, para dar mais luz aos nossos valores no novo posicionamento, sendo guardião de temas como sustentabilidade e diversidade”, ressalta a Sierra. 

O que Muda com a Chegada do CB

O foco central é que o CB seja o contato principal entre a marca e seus clientes na internet…

Ou seja, estratégia de ouro quando o assunto é presença digital e engajamento do público. A famosa personagem da Magazine Luiza, a Magalu, é um grande exemplo disso.

Assim, para as Casas Bahia pôr a sua estratégia em prática, a diretora de marketing também afirma que o personagem vai comandar totalmente as redes sociais da empresa

Na prática, isso significa que caberá ao CB conversar com os clientes, mostrar as ofertas disponíveis e outras informações que possam interessar aos seguidores das redes sociais da varejista. 

E, para tudo isso acontecer, a empresa fez algumas mudanças pontuais no personagem…

A nova versão do garoto-propaganda tem a pele mais morena do que o personagem anterior, e também usará uma pulseirinha que faz menção às causas ligadas ao meio ambiente.  

Dessa forma, a ideia principal é manter toda a essência do característico e já conhecido personagem das Casas Bahia original…

Mas trazendo uma linguagem mais descontraída, jovem e hiper-realista.

Diante disso, fica bem nítido a estratégia da Via Varejo em consolidar ainda mais a sua atuação no âmbito digital.

Na verdade, a companhia já vem fazendo ações nesse sentido há algum tempo…

O Foco das Casas Bahia é o Digital

Em julho, a Via Varejo anunciou para o mercado e seus consumidores o reposicionamento de marca das Casas Bahia

A empresa lançou um novo logo e identidade visual para a já tradicional varejista…

Mas não só isso, na mesma época, as companhia também informou planos para um “banho de loja” nas Lojas Casas Bahia…

O objetivo é proporcionar aos clientes das lojas físicas uma experiência totalmente única, mais precisamente, ao “estilo Apple”.

O motivo desta ação? Atingir também os clientes com alta renda.

Sendo assim, fica claro que as últimas ações da varejista tem por objetivo crescer ainda mais no mercado…

E competir de igual para igual com outras gigantes do setor, como Magazine Luiza, Mercado Livre, B2W etc…

Todas já bem adiantadas no quesito participação no ambiente digital.

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