Aprenda Calcular Frete dos Correios

Última atualização em 1 de abril de 2021 por Larissa Bittencourt

Todo empreendedor em algum momento já se perguntou como calcular frete dos Correios, não é mesmo? Quem vende no Ecommerce e trabalha com entregas para todo o Brasil e até para outros países, PRECISA saber calcular o valor para a entrega de uma encomenda…

Saber isso não é só vital para a logística da sua empresa, mas também proporciona mais praticidade na hora de negociar a entrega com os clientes de forma geral…

E você sabia que é possível calcular o frete de forma gratuita pelo próprio site dos Correios?

Neste artigo montamos um passo a passo COMPLETO para você calcular o frete tanto no site, quanto no aplicativo dos Correios… 

Imagem: Freepik

Como Calcular o Frete nos Correios

É possível que você não saiba, mas dá para calcular o frete dos Correios de forma gratuita sem precisar levar sua encomenda até uma agência. Para isso, é preciso inserir informações sobre o pacote e os CEPs do remetente e do destinatário…

Além disso, o peso e tamanho da encomenda também são alguns dos itens solicitados na hora de calcular o frete…

Abaixo, preparamos um passo a passo para você ficar por dentro de todas as etapas necessárias para calcular frete correios:

  1. Abra a página de cálculo de preços e prazos no site do Correios;
  2. Depois insira a data de postagem da encomenda;
  3. Digite o CEP de origem e o de destino. Caso você não saiba algum deles, pode clicar no botão “Não sei o CEP” para pesquisar no site;
  4. Em seguida, escolha o “Tipo de Serviço”: PAC, Sedex, Sedex 10, Carta ou uma das outras opções disponíveis na lista;
(Imagem: Reprodução Site Correios)
  1. Selecione o formato da caixa e se será padrão Correios (a qual você compra na própria agência). Caso não seja, informe a altura da caixa, largura e comprimento em centímetros;
(Imagem: Reprodução Site Correios)
  1. Estime o peso da sua encomenda;
  2. A opção “Serviços Opcionais” (Mão Própria, Aviso de Recebimento e Declaração de Valor) fica a seu critério. Se quiser algum deles, é só selecionar a caixinha ao lado;
  3. Clique em “Calcular”.
(Imagem: Reprodução Site Correios)

Depois disso, será mostrado o prazo de entrega estimado e o preço do serviço. Vale ressaltar que esse cálculo é um resultado aproximado e o valor final pode variar na hora da postagem… 

E se você pensa que só é possível calcular o valor do frete através do site, a estatal desenvolveu um aplicativo que também permite o cálculo do frete de uma encomenda…

Calculando o Frete No Aplicativo dos Correios

Como vimos acima, calcular o frete da encomenda no site é bem simples e prático. E isso também acontece no aplicativo desenvolvido pelo Correios…

Disponível de forma gratuita nos dispositivos móveis Android e IOS, o aplicativo “Calculadora Frete Correios” pode ser baixado na Play Store e no App Store.

Para facilitar sua navegação no aplicativo, montamos um tutorial completo para você calcular o frete diretamente do celular. 

Veja abaixo:

  1. Abra o aplicativo, clique no ícone de “Preços e Prazos” e informe os CEPs de origem e o de destino;
(Imagem: Reprodução Aplicativo Correios)
  1. Selecione o formato da sua embalagem (envelope, pacote com formato retangular ou cilíndrico);
  2. Preencha os campos de altura, largura, comprimento da embalagem e o peso estimado. Depois, clique em “Adicionar Objeto”;
(Imagem: Reprodução Aplicativo Correios)
  1. Informe o valor declarado;
  2. Logo depois, clique em “Simular” no final da página.

Após isso, irá aparecer na tela o preço e o prazo de entrega estimados. Fácil, não é mesmo?

Se você quiser fazer uma simulação com dados diferentes, basta repetir os processos no site ou aplicativo. 

Mas atenção: se sua empresa realiza entregas para outros países, o processo de cálculo de frete nestes casos é um pouco diferente…

Calculando o Frete Internacional

A empresa também disponibiliza a versão internacional para os negócios que exportam seus produtos para outros países na parte de Pré-Postagem Internacional

Assim, para fazer o cálculo internacional, o procedimento é bastante parecido com o nacional, mas o formulário internacional a ser preenchido pode conter algumas alterações: 

  1. Escolha o Tipo de Encomenda: documento ou mercadoria;
  2. Informe o CEP de origem;
  3. País de destino e cidade;
  4. Depois, escolha o formato da embalagem: caixa/pacote, envelope ou rolo;
  5. Informe em centímetros o comprimento, largura, diâmetro, altura e peso do seu pacote;
  6. E então aperte em “Simular”.
(Imagem: Reprodução Site Correios)

Depois disso, as informações sobre o frete e prazo de entrega logo aparecerão na tela…

Além disso, os Correios disponibilizam a opção de abrir uma solicitação de informação na aba de “Fale com os Correios”, caso a cidade solicitada não esteja disponível para a consulta. Se este for o caso, eles avaliam a possibilidade de incluir a cidade desejada na postagem…

Apesar de toda essa simplicidade oferecida pela empresa, um questionamento ainda vale ser levantado: será que o Correios ainda é o grande aliado do empreendedor? 

Correios Ainda é uma Boa Opção para os Empreendedores?

Mesmo diante das fortes especulações sobre sua privatização e das greves de funcionários, a estatal está empenhada em aprimorar seus serviços.. 

Prova disso é que a empresa fez um anúncio no mês de março sobre uma medida para a realização de entregas mais rápidas em alguns estados do país. O intuito dos Correios é ajudar as pequenas e médias nesse sentido, além de reforçar sua parceria de confiança com os empresários de Ecommerce.

Mas a iniciativa não aconteceu do nada. Hoje, as vendas online estão crescendo de forma absurda, e melhorar os serviços de entrega era algo necessário!

Então, a resposta para a pergunta é: Sim!

A utilização das transportadoras também é uma opção? Claro. Mas é inegável que, mesmo passando por dificuldades, os Correios ainda são um forte aliado dos empresários do varejo em geral.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.