O que São Redes Sociais e como Usá-las no seu Negócio

Não dá para negar: as redes sociais têm sido utilizadas por negócios ao redor do mundo para alcançar novos clientes e vender ainda mais. Contudo, mesmo diante da grande popularidade desses canais, muitos empresários ainda não sabem como usar as redes sociais nos negócios. 

O fato é que hoje é imprescindível que as marcas tenham uma forte presença nesses canais. Isso não é só importante para os potenciais clientes conhecerem a empresa, mas também para alavancar de uma vez por todas as vendas dos negócios…

Se você quer saber o que são as redes sociais e como utilizá-las no seu Ecommerce, fique atento porque este artigo é para você! 

Acompanhe os próximos tópicos…

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O que é rede social?

As redes sociais são ferramentas que facilitam as conexões entre as pessoas no ambiente virtual.

Basicamente, são grupos de pessoas que se relacionam através de mensagens, compartilhamento de fotos e vídeos, e vários outros conteúdos. 

Na internet, as redes sociais geram as mais variadas discussões, mas é inegável o quanto o papel desses canais mudaram ao longo dos últimos anos…

Isto é,  essas plataformas também criaram uma nova forma de relacionamento entre empresas e seus clientes, o que abriu uma grande oportunidade para a divulgação e venda de produtos ou serviços.

Principais Redes Sociais

Agora que você sabe o que são as redes sociais, podemos avançar um pouco mais no assunto…

Você sabia que, acordo com a pesquisa Digital da We Are Social, existem 2,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais em todo o mundo?

Só no Brasil, a pesquisa mostra que 58% da população do país acessa as redes sociais pelo menos uma vez por mês

E mais do que isso:

O Brasil foi apontado como o 2° país que mais passa tempo nesses espaços. O uso médio diário da rede por usuário é de 3h43min, deixando o país atrás apenas das Filipinas, com uma média de 4h43min.

Diante disso, NÃO DÁ mais para os negócios perderem tempo – e dinheiro! – ignorando esses PODEROSOS canais de vendas…

Assim, descubra a seguir quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil…

Facebook

O Facebook é gigante… É uma rede social super versátil e completa. Nenhuma outra rede social conseguiu reunir em um só espaço tantas funcionalidades para seus usuários. 

Ou seja, é um espaço perfeito para os negócios!

Hoje, é praticamente inviável uma empresa não contar com o Facebook como um aliado em suas estratégias de Marketing Digital, por exemplo, seja para gerar negócios, atrair tráfego ou se conectar com clientes.

Instagram

O famoso “insta” é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários – o que inclui empresas, claro -, com possibilidade de aplicação de filtros etc. 

O aplicativo vem ganhando uma relevância enorme entre as pessoas e também se destaca quando o assunto é vender pela internet…

Na verdade, o aplicativo vem se destacando muito quando o assunto são as vendas online…

Na prática, os empresários podem utilizar ferramentas como os stories, o reels e os posts do feed para fazer uma produção de conteúdo relevante e, consequentemente, alavancar ainda mais as vendas. 

E mais:

Há o Instagram Shopping, recurso que permite aos vendedores inserirem tags e links de seus produtos nas fotos publicadas no feed de suas marcas, além de outros excelentes recursos…

Youtube

O YouTube é uma rede social de vídeo extremamente popular atualmente, com mais de 2 bilhões de usuários ativos

Foi fundado em 2005 e, desde então, vem atraindo usuários do mundo inteiro, tornando-se uma poderosa ferramenta de vendas…

Quer dizer, por enquanto não dá para vender pelo site (inclusive, testes estão sendo feitos para o Youtube liberar a venda direta no site), mas é inegável o quanto a rede social se tornou importante para as empresas atingirem seus potenciais clientes!

TikTok

Também conhecido como Douyin, na China, o TikTok é um aplicativo multimídia para criar e compartilhar vídeos curtos.

É uma dos apps mais baixados na Ásia, nos Estados Unidos, no Brasil e em outras partes do mundo…

E está enganado quem pensa que o aplicativo se limita a vídeos de dublagens, coreografias, challenges e efeitos do tipo. Hoje o TikTok possui uma vasta gama de conteúdos

Inúmeras empresas fecharam parcerias com influenciadores digitais para divulgarem produtos…

Acredite, isso pode fazer toda a diferença para as vendas de um negócio! Principalmente porque o aplicativo simplesmente não para de crescer

Twitter

É fato que o Twitter atingiu o pico em meados de 2009, mas isso não significa que todos os espectadores pararam de usar a rede social. Pelo contrário…

Hoje o Twitter é usado principalmente como uma segunda tela, onde os usuários comentam e discutem sobre notícias, entretenimento, negócios

Sendo assim, um dos diferenciais do Twitter está na oportunidade de interagir de forma rápida com os usuários, sejam eles seguidores da sua empresa ou pessoas que estavam acompanhando as hashtags que você usa. 

Na prática, o Twitter acaba sendo uma rede social mais indicada para fortalecer o posicionamento da sua marca.

Bônus: Whatsapp

O Whatsapp não é considerado uma rede social propriamente dita, mas não tem como deixá-lo de fora dessa lista…

A verdade é que, hoje, o Whatsapp assumiu um papel fundamental no varejo. Para você ter uma ideia, o Brasil está entre os países que mais utilizam o aplicativo para a compra produtos e serviços (atingindo 83% nas pesquisas). 

O Facebook, dono do Whatsapp e Instagram, sabe bem disso e tem lançado os mais variados recursos para as empresas nesse sentido…

Recentemente, a companhia liberou a função de carrinho de compras para quem usa o Whatsapp Business

E o tão aguardado Whatsapp Pay, barrado pelo Banco Central e CADE logo após seu lançamento, está previsto para ser liberado ainda no 1º semestre deste ano.

Ou seja: Para quem vende online, o Whatsapp é um canal extremamente poderoso! Não dá para ignorar isso. 

Vantagens de usar as redes sociais no seu negócio

Sim, o uso das redes sociais foi absorvido por pessoas de todo o mundo e hoje faz parte do nosso cotidiano…

Isso fez com que esses espaços se tornassem um lugar ideal para que as marcas também pudessem estar presentes. Na prática, isso traz benefícios valiosos para as empresas, como: 

Custo Baixo

Você não paga nada para criar o perfil da sua marca nas redes sociais. É gratuito. E o melhor de tudo: existem diversos recursos disponíveis para divulgação dos seus produtos…

Mas para não dizer que o custo é zero, há, sim, os gastos com anúncios e impulsionamento de posts

Isso não é uma regra, mas definitivamente ajuda os seus potenciais clientes a acharem a sua marca e, consequentemente, também os seus produtos!

Possibilidade de Venda Através Destes Canais

Da mesma forma que é possível interagir com o público por meio das redes sociais, também é possível utilizá-las para vender seus produtos ou serviços…

Principalmente para aquele público que já se relaciona com você e está pronto para comprar, claro.

Um excelente exemplo disso é o instagram, que disponibiliza o Instagram Shopping, como mencionamos anteriormente…

Contudo, lembre-se que nesta etapa também é CRUCIAL ter um atendimento de qualidade para fechar mais vendas e fidelizar clientes. Mas vamos falar sobre isso em mais detalhes adiante…

Possibilidade de Segmentação de Audiência

Sim, nas redes sociais você pode atingir diretamente as pessoas que potencialmente estão interessadas nos seus produtos… 

Isto é, ao publicar nas redes sociais, é possível segmentar suas publicações de acordo com as características do seu público, direcionando seus esforços para os perfis de pessoas que têm mais afinidade com o seu negócio

Ou seja, você não perde tempo falando com pessoas que não estão interessadas em conhecer melhor a sua empresa e os seus produtos.

Chance de Saber Mais Sobre os seus Clientes

As pessoas compartilham seus gostos, desejos e outras informações que podem ser valiosas para as empresas quando se aproximam de seu público-alvo…

Por isso, esteja atento ao que é relevante para o seu público para se conectar melhor com eles!

Mas, antes de qualquer coisa, conheça muito bem a sua persona! Se você não sabe como fazer isso, não tem problema. Nós vamos falar um pouco mais sobre o assunto adiante…

Desvantagens de usar as redes sociais no seu negócio

Inicialmente, as redes sociais parecem ter sido criadas exatamente para que todo empreendedor tenha mais uma oportunidade de venda.

E realmente… 

Esses canais são muito valiosos nesse sentido. Mas só se você usá-los com sabedoria!

Como sabemos, nem tudo são flores e existem algumas desvantagens nas redes sociais, como:

Requer Tempo e Dedicação

No início, você vai precisar dedicar um tempo do seu dia para alimentar os perfis da sua empresa com conteúdos interessantes para o seu público

Depois que o seu negócio já estiver consolidado, certamente você conseguirá contratar um profissional para fazer isso. 

O importante é: JAMAIS deixei o seu público sem conteúdo! Isso pode afastar a sua audiência de você…

Alta Concorrência 

Como essas ferramentas são gratuitas, obviamente todos os seus concorrentes estão por lá…

Isso não significa que todos os seus concorrentes façam um bom trabalho nas redes sociais. Mas indica que você vai precisar redobrar seus esforços para atrair e interagir com a sua audiência

Resumindo?

É uma questão? Sim. Mas dá para resolver, claro.

Comentários Negativos

Não tem jeito, os comentários negativos sempre existiram e vão continuar existindo. 

Isso porque é muito comum as pessoas buscarem as redes sociais da empresa para fazerem reclamações públicas ou expor uma situação negativa

Por isso, tenha jogo de cintura, escute seus clientes e tente contornar eventuais situações negativas o mais rápido possível.

Como Usar as Redes Sociais no Negócios?

Para começar a escolher em quais redes sociais seu negócio deve estar, é essencial identificar onde está seu público ideal e como sua empresa pode compartilhar conteúdos relevantes com eles. 

Como fazer isso da melhor maneira possível? Veja a seguir…

1 – Conheça a sua Persona

Como mencionamos anteriormente, conhecer a persona do seu negócio é ESSENCIAL. 

É isso que vai fazer você se comunicar com os seus clientes da maneira certa, sem perder tempo criando conteúdos que não agregam ou não atingem os seus clientes. 

Para fazer isso com sucesso, considere os seguintes pontos:

  • Mapa da Empatia;
  • Faça Pesquisa de Opinião;
  •  Dê Algo em Troca;
  • Use e abuse do Email;
  • E mais!

Aproveite e leia o artigo “7 Dicas para Definir a sua Persona”. Nele, você aprenderá de uma vez por todas a identificar a persona do seu negócio!

2 – Crie Conteúdos Relevantes

Pense assim: é através do conteúdo divulgado nas suas redes sociais que você vai engajar a sua audiência

Logo, você precisa saber o que ela gosta de ver, claro. Mas não só isso…

Você precisa criar conteúdos de VALOR. Isto é, algo que realmente agregue aos seus clientes. 

Dê dicas, ensine algo que possa ajudar, que seja significativo para o dia a dia dos seus clientes… Acredite, isso faz a diferença!

Faça um Bom Atendimento

É essencial responder comentários, mensagens e todo tipo de interação da sua audiência com sua empresa… 

O comportamento natural das pessoas nas redes sociais é estar próximo das outras e, claro, também das marcas. E é por isso que elas esperam que você forneça um bom atendimento.

Mas atenção: usar o direct para falar com os clientes não tem nada a ver com aquela velha prática do “preço apenas por inbox”, certo? Na verdade, divulgar valores de produtos apenas por inbox se tornou ilegal!

Diante disso, tenha em mente que clientes que não são ouvidos representam oportunidades de vendas perdidas… 

Não é isso o que você deseja para o seu negócio, certo?

Use Ferramentas de Gestão

Um bom gerenciamento das redes sociais faz toda a diferença na hora de venderpela internet… 

Isso porque é preciso ser organizado e fazer o que for necessário para que tudo funcione bem!

Assim, você pode usar ferramentas de gestão que automatizam todo o processo…

O melhor de tudo é que essas ferramentas, além das próprias plataformas, possuem um sistema de gestão das informações para monitoramento e análise, o que é bem interessante para saber dos números das suas redes.

Ou seja, a partir da mensuração dos dados, você consegue saber qual conteúdo mais engajou a audiência e qual não foi tão bem assim, por exemplo. 

Use Hashtags!

Algumas redes sociais – como Twitter e Instagram –  possuem um sistema de busca bem interessante movido por hashtags, algo que você deve colocar nos seus conteúdos se quiser ter uma fonte de tráfego orgânico…

Na prática, você pode usar hashtags ligadas ao seu produto ou a sua marca…

Se você não sabe quais são as melhores hashtags para utilizar nas suas redes sociais, nós sugerimos a leitura do artigo: Como escolher as melhores hashtags para o seu negócio?. Nele, você já vai te dar um bom direcionamento nesse sentido.  

Faça Parceria com Influenciadores

Não é uma regra, mas pode ser uma boa estratégia para alavancar as vendas da sua empresa através das redes sociais…

Os influenciadores são pessoas famosas que atingem milhares de pessoas diariamente.

Para você ter uma ideia, só na Black Friday 2020, houve uma alta de 670% nas transações realizadas via influenciadores digitais

Dessa forma, fazer parceria com os influenciadores certos pode ser excelente para ganhar seguidores e, consequentemente, potenciais clientes.

Mas, independentemente disso, saiba que você não precisa apostar nos maiores. Pelo contrário, você pode investir em parcerias com influenciadores menores, mas que têm boa relevância para seu público…

Devo ou Não Usar as Redes Sociais no meu Negócio? 

É importante que você saiba que grande parte da população mundial está presente nas redes sociais…

Óbvio que a sua empresa não precisa impactar todo mundo. Mas é inegável que esses canais são aliados poderosos para você chegar até o SEU público…

Na prática, você vai precisar investir algum dinheiro em anúncios, sim. Mas o que importa é que você não vai precisar fazer um investimento alto demais.

Na verdade, as redes sociais acabam se apresentando como uma das maneiras mais em conta para escalar cada vez mais as vendas…

Sendo assim, tenha em mente que estar presentes nas redes sociais hoje é imprescindível para qualquer marca. É basicamente aquela ideia “quem não é visto, não é lembrado ou reconhecido”… 

E isso nunca fez tanto sentido como hoje em dia quando o assunto é vender por meio das redes sociais! 

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