Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
O Whatsapp é uma ferramenta poderosa de atendimento e vendas usada em todo o mundo. No Brasil, sua utilização é tão forte que o aplicativo se tornou a escolha de grande parte de consumidores na hora de efetuar uma compra, como aponta a pesquisa da Accenture.
Algo que reforça essa popularidade do Whatsapp é a recente proposta da empresa em lançar o Whatsapp Pay…
O serviço ainda está com o futuro incerto no país, mas não deixa de refletir a disseminação da ferramenta na jornada de compra dos consumidores…
O fato é que, a cada dia que passa, está mais difícil ignorar que o brasileiro passou a usar ainda mais o aplicativo para comprar produtos e serviços…
Ao longo do artigo, vou te mostrar em detalhes o estudo feito pela Accenture. Além disso, vou esclarecer quais são os obstáculos enfrentados pelos varejistas na hora de vender pelo Whatsapp. Acompanhe…
83% dos brasileiros compram pelo Whatsapp
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Accenture, o Brasil está entre os países que mais utilizam o aplicativo para a compra produtos e serviços.
No ranking geral, considerando a América Latina, os países aparecem da seguinte maneira:
- Brasil e Chile: 83%;
- Peru: 77%;
- Colômbia: 74%;
- Argentina: 71%;
- México: 53%.
O estudo ainda aponta que o uso do Whatsapp na jornada de compra independe do gênero, idade ou classe social. Veja só:
78% dos homens e 89% das mulheres entrevistados confirmaram que usam a ferramenta para compras…
Quanto às classes sociais, 85% de adoção da ferramenta provém da classe A; 87% da classe B e 79% da classe C…
Entre os usuários que utilizam a ferramenta para compras, 83% têm entre 18 e 31 anos. E 81% dos respondentes entre 44 e 55 anos e 74% das pessoas com 56 anos ou mais.
Outro dado ressaltado na pesquisa que chama a atenção é o alcance da ferramenta entre as empresas…
Embora as grandes companhias também usem o Whatsapp no processo de venda, são os pequenos negócios que se destacam nesse sentido, com 74% dos entrevistados utilizando o WhatsApp como canal de vendas.
As categorias mais populares são as de roupas, produtos de beleza e alimentos frescos ou perecíveis.
Tudo isso indica uma maior disposição das empresas em se adequar à nova realidade do varejo. Isto é, o aumento das compras online nos últimos meses…
Entretanto, isso não significa que elas estão livres de desafios na hora de utilizar o Whatsapp para atendimento e venda…
Pagamento pelo Whatsapp ainda é um obstáculo
Uma das dores informadas pelos varejistas são as formas de concluir pagamentos por meio da ferramenta…
Há uma dificuldade em organizar as informações. É preciso enviar catálogos, boletos em PDF ou links… Mas, antes disso, é preciso perguntar se a mercadoria está disponível no estoque, por exemplo.
Para facilitar todo esse processo, foi anunciado, em meados de junho, o Whatsapp Pay, plataforma de pagamentos do Whatsapp…
O lançamento, entretanto, foi suspenso pelo Banco Central, que alegou a necessidade de avaliar possíveis riscos à competição, eficiência e privacidade de dados…
Na época, alguns especialistas cogitaram que a suspensão pudesse ter ocorrido devido ao PIX, sistema desenvolvido pelo BC para a realização de pagamentos e transferências de forma instantânea…
A possibilidade, entretanto, já foi negada pelo BC.
O Whatsapp Pay segue suspenso até o momento, mas recentemente foi divulgada a liberação para o retorno aos testes.
Independentemente do futuro do Whatsapp Pay no Brasil, é inegável a preferência dos consumidores pelo aplicativo por vários motivos…
Por que as compras pelo Whatsapp são tão populares?
Entre os consumidores que já utilizam o WhatsApp em alguma fase da jornada de compras, dois pontos são destaque…
O primeiro deles é a flexibilidade proporcionada pela ferramenta. A possibilidade de poder conversar com o vendedor ajuda no esclarecimento de dúvidas, verificação de preços ou condições de pagamento…
Não é à toa que hoje, em meio à pandemia, está tão comum encontrar em fachadas de lojas físicas placas com o número do Whatsapp para venda.
O outro ponto é a personalização do atendimento, pois é possível falar diretamente com o vendedor e especificar os pedidos…
Isso é muito comum em compras de supermercados online, farmácias, etc.
Sendo assim, o Whatsapp reforça seu papel no processo de compra e venda pela internet.
E, com a liberação do Whatsapp Pay, todo o processo deve ficar ainda mais fácil para empreendedores e consumidores.