Passo a passo para fazer parcerias com influenciadores digitais

Última atualização em 24 de julho de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

fazer parcerias com influenciadores digitais

Com o crescente interesse dos usuários por plataformas como Instagram e Youtube, o trabalho dos influenciadores digitais se torna cada vez mais profissional e relevante para as empresas. Não é à toa que todos os dias vemos estrelas da web fazendo aparições em comerciais de grandes marcas na TV…

Pois bem, no mundo das pequenas empresas não acontece de forma diferente. Um personal trainer com milhares de seguidores no Instagram, por exemplo, pode render um bom aumento nas vendas para uma loja virtual de suplementos. O mesmo acontece com uma adestradora youtuber que fecha parceria com um ecommerce pet…

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As possibilidades são diversas. Se você já entendeu que é importante saber onde encontrar e como trabalhar com essas pessoas, fique com a gente até o final do texto de hoje!

Quais as vantagens de fazer parcerias com influenciadores digitais?

Antes de falar do passo a passo para fazer parcerias com influenciadores digitais, temos aqui as 3 vantagens que esse “casamento” pode trazer para a sua empresa:

Aumento do número de seguidores

Se você fechou uma parceria com um youtuber ou blogueira, isso mostra que seguidores desse influenciador têm grande interesse pelos seus produtos. Sendo assim, diversos usuários passarão a segui-lo para acompanhar novidades, promoções, dicas etc.

Aumento nas vendas

Geralmente, o objetivo mais buscado com esse tipo de parceria é o aumento nas vendas. Com a exposição das suas ofertas a um número maior de usuários segmentados, é natural que aconteça um aumento notável na procura pelos seus produtos.

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Melhora no posicionamento da marca

Ao relacionar a sua marca à imagem de um influenciador, as características deste último acabam respingando em você. Se essa pessoa é vista como moderna, disciplinada, inteligente ou de bom gosto, sua empresa também passará, aos poucos, a ser enxergada assim. É por isso que parcerias desse tipo podem (e devem) ser utilizadas com a intenção de melhorar o posicionamento da marca.

Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?

Criando uma lista com os top influenciadores do seu mercado

Para aprender a fazer boas parcerias com influenciadores digitais, você precisa, antes de tudo, montar uma lista com os principais nomes do seu segmento. Não importa se você vende suplementos alimentares, quadros decorativos ou cerveja artesanal: certamente existe muita gente falando sobre o assunto na internet.

Essas pessoas geralmente possuem um blog, um canal no Youtube e/ou uma conta no Instagram. Sua tarefa, a partir de agora, é fazer uma pequena busca para entender quais são os 10 maiores influenciadores do seu mercado.

Defina os seus objetivos

Feito isso, parta para os objetivos da campanha. Afinal, quais resultados você quer atingir com essa parceria? Por que está buscando um influenciador?

Nesse momento é importante deixar a ingenuidade de lado e entender que, quanto maior o retorno esperado, mais você precisará investir.

Escolhendo o seu influenciador

Para escolher o influenciador perfeito, leve em conta alguns fatores:

Sua persona: antes de qualquer coisa, é importante entender quem é a sua persona e como ela consome conteúdos na internet. Seu cliente passa mais tempo no Youtube? Ele está no Instagram? É mais despojado ou mais sério? Todas essas características já farão com que você considere alguns influenciadores e descarte outros.

Números do influenciador e trabalhos anteriores: durante os contatos iniciais, é fundamental solicitar o mídia kit — material que traz estatísticas e resultados de parcerias anteriores — do influenciador.

Perfil do influenciador: está muito interessado em fechar a parceria? Não faça isso antes de pesquisar o perfil do influenciador e descobrir se ele é sério, polêmico, despojado etc.

Preço: por último, de nada importa o influenciador ser aprovado em todos os quesitos anteriores se o preço cobrado não couber em seu bolso. Logo, o valor a ser investido também é outro aspecto essencial a ser considerado antes de tomar uma decisão.

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Seu negócio está preparado?

Apesar de muitos empreendedores não se darem conta disso, é importantíssimo, antes de fechar uma parceria, refletir sobre a estrutura atual do seu negócio…

Seu site está preparado para receber uma enxurrada de tráfego de uma só vez? Seu estoque está reforçado caso a parceria seja um sucesso do dia para a noite?

De nada adiantará o influenciador fazer a parte dele se, por falta de planejamento, o seu negócio apresentar falhas na hora H.

Seja flexível, respeite a criatividade do parceiro

Influenciadores digitais são artistas, então procure não fazer restrições demais… Por mais que você ache que o conteúdo deva ser repassado desta ou daquela forma, lembre-se de que o especialista é ele, não você.

Crie um briefing, não um roteiro. Seja flexível e deixe que o influenciador encontre a melhor forma de transmitir aquela mensagem à audiência que o acompanha diariamente.

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Pagamento e formalidades

O pagamento precisa ser combinado antecipadamente e geralmente ocorre de duas formas: valor fixo e/ou porcentagem sobre as vendas geradas.

Lembrando que, assim como você, os influenciadores também têm contas a pagar. A não ser que o parceiro sugira, é interessante que você não force pagamentos com produtos ou serviços.

Por fim, sempre que estiver frente a uma parceria relevante, prepare um pequeno contrato com entregáveis e deveres de cada parte envolvida. Isso evitará possíveis dores de cabeça.

Valeu a pena? Mensurando os resultados

Depois que a parceria foi ao ar, é hora de divulgá-la ao máximo! Para isso, utilize seus principais canais (como email marketing e mídias sociais). Lembre-se que uma boa parceria serve para aumentar a autoridade e prestígio da sua marca…

Acompanhe de perto as mudanças nas métricas e esteja atento aos canais de contato: os seguidores que chegarem à sua página ou site provavelmente terão dúvidas e muitos podem querer fazer perguntas.

Métricas importantes a serem analisadas ao final da parceria são: tráfego do site, leads gerados, vendas convertidas, novos seguidores e engajamento nas redes sociais.

Estudar esses números já será o bastante para mostrar se a parceria foi ou não um sucesso. Veja onde você acertou, onde errou e tome a decisão de continuar com aquele influenciador ou partir para novas parcerias.

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Agora que você já entendeu o passo a passo para fazer parcerias com influenciadores digitais, que tal continuar aprendendo sobre negócios na internet?

Para isso, dê o play no vídeo abaixo! Nele, o especialista Bruno de Oliveira fala um pouco sobre como aumentar o seu faturamento em 30%:

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