Os 10 tipos de imagens que mais atraem usuários na internet

Última atualização em 14 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

Muito se fala que o poder de alcance orgânico (gratuito) das postagens no Facebook está diminuindo a cada dia, e isso não deixa de ser uma verdade.

Por outro lado, será que você está usando todo o seu potencial criativo? Será que suas postagens e anúncios estão mesmo saindo do forno com imagens poderosas e headlines matadoras?

O mesmo vale para blog posts, por exemplo: as imagens dentro de um texto estão longe de ser mero acessório. Na maioria das vezes elas são fundamentais para prender a atenção do leitor ou mandá-lo embora em poucos segundos.

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Sabendo da importância do tema, a Equipe Ecommerce de Sucesso resolveu pesquisar sobre as imagens que mais atraem usuários na internet. Encontramos alguns padrões bastante interessantes.

Fique com a gente até o final e o seu poder de fogo no marketing digital tende a aumentar muito!

TOP 10 tipos de Imagens que mais chamam a atenção de usuários

1 – Pessoas atraentes

Pessoas atraentes chamam a atenção na vida real, e isso não é muito diferente na internet.

Quem já leu “As armas da persuasão”, do psicólogo americano Robert Cialdini, sabe do que estamos falando. Mais do que chamar a atenção dos usuários, essas pessoas também transmitem um maior senso de credibilidade e honestidade, gerando empatia em grande parte do público.

2 – Olhares diretos

Se uma pessoa está olhando para nós, tendemos a olhar de volta. É natural, somos seres sociáveis e empáticos.

Ainda mais nas redes sociais, em meio a tanto ruído, deparar-se com um olhar penetrante (talvez acompanhado de um sorriso) é sempre bastante poderoso.

Teste em seus próximos anúncios e depois nos diga o que aconteceu de diferente!

3 – Pessoas que apontam para você

Uma pessoa apontando para você, mesmo que na tela do computador, incomoda.

Isso é ruim? De forma alguma… Na batalha pela atenção do usuário, é justamente esse incômodo que vai tirá-lo do piloto automático e convocá-lo a prestar atenção na mensagem que você quer passar.

4 – Gráficos (informações dinâmicas)

Gráficos fazem sucesso por um motivo simples: eles condensam grande quantidade de informação em uma só imagem, fazendo com que os usuários aprendam muito em um curto período de tempo.

Mas atenção: aposte em gráficos e infográficos que possam ser entendidos em poucos segundos. Além disso, escolher cores vibrantes e que combinem entre si é fundamental!

5 – Representações de felicidade, liberdade e/ou paz

Quem não queria estar usufruindo de sua liberdade em uma praia do Caribe? Ou então meditando no silêncio de uma montanha? Ou mesmo namorando em um país bem distante nesse momento?

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Com a correria do dia a dia, as pessoas costumam ter sua atenção chamada por imagens que tragam paz interior e representem a felicidade em seu estado mais genuíno.

6 – Dinheiro e suas representações

O dinheiro está no imaginário das pessoas quase o tempo inteiro. Se estamos falando sobre as imagens que mais atraem usuários na internet, não tínhamos como deixar de citá-lo.

7 – Pessoas bem-sucedidas

Principalmente para o público corporativo, imagens de pessoas bem-sucedidas são as que mais fazem sucesso.

Para potencializar ainda mais sua publicação, tente combinar pessoas sorridentes, trajes bonitos e um ambiente de trabalho que inspire quem está do outro lado da tela.

8 – Rostos

Os rostos também costumam atrair e converter muito bem, desde que estejam alinhados com a proposta do seu anúncio. Lembre-se de que olhares diretos e sorrisos brancos são potencializadores do sucesso da campanha.

9 – Padrões

No meio de toda a aleatoriedade das informações que chegam até nós por meio da internet, detectar um padrão é tudo o que o seu cérebro quer. Inclusive esta é uma das poderosas técnicas utilizadas por grandes marcas do mundo inteiro.

Trabalhe com padrões, valorize a estética!

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10 – Pessoas interagindo com um detalhe na tela

Por último, uma dica especial para quem quer fazer uma oferta ou anunciar uma novidade: trabalhe com imagens onde pessoas apontam para um detalhe.

Você pode fazê-las apontar para o preço (com desconto) de algum dos seus produtos, por exemplo. Aí vai da imaginação e criatividade de cada um!

Quantos desses truques de imagens que mais atraem usuários você já conhecia e utilizava?

Conte-nos através de um comentário, adoraríamos saber qual é a sua opinião!

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