Como Vender Roupas na Internet: 10 Dicas Essenciais

Última atualização em 17 de dezembro de 2021 por Maria Alice Medeiros

Como vender roupas na internet? Talvez essa seja a pergunta que mais é feita pelos empreendedores que enxergam na moda e na internet uma oportunidade para mudar de vida. E, convenhamos, faz total sentido… Principalmente no cenário atual, em o segmento de moda vem crescendo forma avassaladora dentro do Ecommerce

Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório Webshoppers 43, o setor atingiu sua maior alta em 13 anos! O valor movimentado pelo Ecommerce no ano passado foi de R$ 87,4 bilhões. Em números de pedidos, a alta foi de 30%, totalizando 194 milhões.

Ou seja, o que já estava evoluindo bem entre os compradores online, agora, em meio à pandemia, ganhou ainda mais força…

Por isso, não é de se estranhar que o segmento de moda chame tanto a atenção das pessoas que querem vender pela internet…

Então, se você é uma dessas pessoas que querem começar uma loja virtual para vender roupas, este post é para você! Fique atento, pois separamos dicas valiosas para o seu negócio ser um verdadeiro sucesso de vendas. Confira!

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Como vender roupas na internet?

1 – Encontre Bons Fornecedores

Como todo bom mercado, o segmento de moda é bastante concorrido. Para fazer diferente, seu primeiro passo é contar com bons fornecedores.

Você precisa procurar por parceiros que estejam sempre buscando por novidades e oferecendo itens novos. Sabe porquê? Porque os consumidores de moda são sedentos por novidades.

Mas como fazer encontrar bons fornecedores? Explico:

Você precisa fazer uma boa pesquisa para encontrá-los. Ou seja, não adianta abrir a primeira página de pesquisas no Google, clicar nos 5 primeiros links e, em menos de 10 minutos, encontrar um fornecedor. 

Acredite, não é assim que você vai conseguir fornecedores de confiança e que tenham produtos de qualidade…

Assim, pesquise com calma e de forma detalhada. Selecione os melhores serviços de acordo com o que você deseja, anote os contatos e ligue. 

Mesmo que você seja um pequeno empreendedor, não tem problema! Mostre ao fornecedor o quanto o seu negócio tem chance de crescer... Compartilhe com ele a sua história, o seu sonho e crie uma boa relação. O fornecedor precisa saber que, se você crescer, ele também vai crescer junto. 

E, se você vai produzir suas próprias peças, tenha em mente os custos da matéria-prima e a qualidade dos materiais disponíveis. Existe um público muito amplo de pessoas que querem comprar roupas online.

2 – Escolha o seu Nicho

Se você quer descobrir como vender roupas pela internet, talvez a dica mais importante seja a seguinte: é preciso definir o seu público.

Não recomendamos que você monte uma operação que venda moda para homens e mulheres, jovens e adultos, executivos e estudantes… Percebe como isso é muito amplo?

Você precisa definir a sua persona! Isto é, entender bem quem é o seu cliente ideal, saber suas características gerais e como seus produtos podem trazer soluções para ele.

Depois de encontrar as respostas para todos esses pontos, você terá um guia para atingir clientes com alto potencial de compra!

3 – Crie uma Logo para o seu Negócio 

É preciso pensar na imagem que vai representar a sua marca: a logo. Ela é que vai chamar atenção do seu público e que vai transmitir a mensagem da sua empresa…

Caso não tenha orçamento o suficiente para contratar um Designer, você pode utilizar o Canva para montar a sua logo, e também criar artes com conteúdo para postar. 

A versão gratuita da ferramenta possui o necessário para quem está começando!

4 – Apaixone seus clientes

Se o seu desejo é criar algo impactante de verdade, você precisa apaixonar os seus clientes. E é possível fazer isso de formas diferentes…

Forneça um atendimento rápido por todos os canais de comunicação. Seja original e alimente as redes sociais da sua empresa com conteúdo de valor, que sejam realmente relevantes para os seus consumidores… 

E uma outra boa dica é trabalhar com promoções diferenciadas!

Resumindo? Fale a língua do seu cliente e se importe de verdade com as suas dores e necessidades. 

5 – Aposte em fotos de qualidade

Não há como fugir disso: as fotos dos produtos são cruciais para as vendas! Quando se vende roupas, então… Isso é ainda mais importante!

Você já parou para pensar que quem compra roupa na internet não tem como experimentar as peças?

Por isso, é muito importante que as imagens sejam o mais profissional possível. E como fazer isso? Simples, siga algumas regrinhas, como:

  • Use boa boa luz (de preferência, a natural);
  • Faça bons enquadramentos das peças;
  • Tenha atenção ao foco da imagem;
  • utilize acessórios de apoio;
  • Edite as fotos.

Não tem como arcar com os custos de um profissional? Tudo bem! Dá para fazer em casa ou no escritório da sua empresa. Basta ter um smartphone com uma boa câmera!

Neste artigo, criamos um passo a passo incrível para você tirar fotos de roupas

Assim, jamais abandone as fotos de produtos com qualidade! E lembre-se: o momento é oportuno e as ferramentas são bem acessíveis.

6 – Faça Descrições Completas

Está aí um item que faz muita diferença na hora de vender roupas na internet… 

Assim como as fotos, as descrições dos produtos são muito importantes!

Afirmar que uma peça de roupa é amarela ou tem o tamanho é P, M ou G é pouco para passar a segurança que algumas pessoas precisam na hora de comprar…

Então, vá além dessas informações básicas… 

Descreva o tecido e a composição da roupa, por exemplo. Também é interessante indicar as medidas de cada parte do produto, assim o cliente consegue saber qual modelagem fica melhor de acordo com o seu gosto.

7 – Aposte em Embalagens Personalizadas

Se você não sabe, fique sabendo: embalagens personalizadas podem atrair mais clientes para a sua loja virtual!

E você sabe por quê?

Porque ao finalizar uma compra, o cliente quase sempre está bem ansioso para que o produto chegue o mais rápido possível. Então, você precisa caprichar para tornar essa experiência em algo incrível!

Se você quer ser dono de uma marca diferente, precisa fazer diferente. Então, trabalhe com embalagens dinâmicas e originais que possam surpreender os consumidores da sua loja… 

Uma boa ideia é enviar brindes e cupons, além de personalizar os envelopes ou caixas para diferenciar a sua marca da concorrência.

8 – Pense no Diferencial da sua Marca

Antes de entrar no mercado, é importante que você reflita sobre qual será o diferencial da sua marca…

Faça a si mesmo a seguinte pergunta: quando um cliente pensar sobre a minha marca, o que quero que surja à sua mente?

São muitas opções…

  • Sua loja será conhecida por vender barato?
  • O diferencial será ter produtos originais, que só poderão ser encontrados na sua loja?
  • Seu Ecommerce vai oferecer o melhor atendimento do mercado?

Portanto, pense: o que você pretende fazer de especial? Esta é a pergunta chave!

9 – Use as Redes Sociais

Hoje, as redes sociais desempenham um papel crucial quando o assunto é como vender roupas na internet…

Muitos usuários acompanham as redes sociais das empresas justamente para descobrir mais sobre descontos, disponibilidade de produtos, novidades…

E mais do que isso: eles acompanham as redes sociais porque se tornaram grandes fãs das marcas.

Assim, na hora de vender suas peças, considere o Instagram, por exemplo. Por ser uma plataforma muito voltada à fotografia e à estética de modo geral, a rede social tem diversas oportunidades para quem tem uma loja virtual de moda.

Algumas dicas importantes são:

  • Faça parcerias com influenciadores digitais;
  • Faça publicações com horários fixos e constância;
  • Aposte em boas fotografias;
  • Crie conteúdos interessantes.

Para aprofundar um pouco mais no tema, vale a pena também dar uma lida no artigo: Gestão de Redes Sociais: Tudo o que Você PRECISA Saber

10 – Sempre Queira Aprender Mais!

Acredite: existem dezenas de outras dicas que poderíamos dar para quem quer saber mais sobre como vender roupas na internet.

Todas essas dicas estão espalhadas por aí em blogs, canais do Youtube, cursos online etc.

– Leia Mais: SEO: Deixe sua Loja Virtual na Primeira Página do Google

Mas, se você quer mesmo ser um empreendedor diferenciado, não tem jeito… Você precisa sempre se manter atualizado e ter sede de conhecimento

O Ecommerce tem crescido muito e isso, claro, implica em muitas mudanças e novidades para quem vende online…

Sendo assim, não perca tempo: mantenha-se antenado às tendências e sempre aprimore seus conhecimentos e as práticas da sua marca! Mas calma que ainda temos uma dica extra super importante…

Bônus: Escolha Sua Plataforma Para Começar a Vender!

Saiba que montar sua própria loja virtual vai deixar sua marca mais profissional e atraente para os potenciais clientes. Por isso, é preciso definir o quanto antes qual a melhor opção para fazer isso…

Isto é, se você está começando a empreender no Ecommerce agora, talvez ache um pouco complicado lidar com tantas informações diferentes, como softwares, plugins, gestão de relacionamento com cliente, controle de estoque etc.  

E é justamente neste ponto que as plataformas entram…

Basicamente, as plataformas se conectam a outros programas com ferramentas diversas, centralizando todas as informações em um só lugar. Na prática, isso agiliza os processos, fazendo com que você tenha mais tempo para trabalhar em outras frentes importantes para o seu negócio, como as ações de vendas, por exemplo. 

Existem algumas plataformas excelentes no mercado atualmente… Inclusive, a Nuvemshop e a Wbuy são algumas delas…  

Além de serem plataformas completas e referências no mercado, ambas oferecem diversos planos no que diz respeito a preços e tipos, abrangendo qualquer tipo de empreendedor. 

Acredite, não há muito como fugir… É uma plataforma desse tipo que vai te ajudar a deixar o seu negócio mais profissional e também alavancar as vendas das roupas da sua loja online!

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