Canva: Tutorial Completo Para Dominar essa Ferramenta

Última atualização em 7 de abril de 2021 por

O Canva é uma ferramenta perfeita para quem precisa criar peças gráficas para o seu negócio, mas não sabe exatamente como fazer isso de um jeito simples e prático. 

Com essa ferramenta, você pode criar um design para publicar nas redes sociais e até mesmo um infográfico completo para passar dados mais visuais para os seus consumidores…

A grande vantagem do Canva é ser bem prático e intuitivo, além de disponibilizar uma vasta opção de templates para você começar a criar as mais variadas artes. 

Interessante, não é mesmo?

Neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o Canva e um Passo a Passo completo para começar a fazer suas artes gráficas na plataforma. Confira!

canva
Imagem: (Pexels)

O Que é Canva?

O Canva é uma ferramenta para criação de design gráfico. É uma solução bem eficiente, que funciona de forma intuitiva e que pode ajudar muito o empreendedor na hora de criar novas estratégias para o seu negócio. 

O principal objetivo do Canva é o de possibilitar a criação de designs simples ou complexos, mas bem profissionais… Apenas arrastando e soltando imagens, editando e inserindo elementos. 

Além da sua versão web, também é possível encontrar o Canva app para celulares, nos sistemas Android e IOS. 

Entre os vários recursos disponíveis no Canva online, os principais são:

  • Imagens Gratuitas e Pagas: Dentro da plataforma do Canva, existem bancos de imagens do Pexels e Pixabay disponíveis para os usuários. São milhares de imagens gratuitas e pagas por um preço acessível; 
  • Efeitos e Filtros: É possível aplicar efeitos e filtros nas suas edições, como por exemplo colocar em preto e branco ou remover o fundo da foto com a opção paga;
  • Fontes e Formatos de Texto: Há uma variedade de fontes gratuitas e pagas disponíveis para o usuário. Também é possível definir o formato da fonte, como por exemplo vazado, neon ou curvado. 

Os templates disponíveis na plataforma fazem parte do seu diferencial, sendo possível encontrar modelos para redes sociais, vídeos, peças diversas para ações de marketing etc. 

Mas vamos mostrar mais detalhes sobre as funcionalidades do Canva adiante…

Por enquanto, é importante responder uma dúvida que sempre surge na mente do empreendedor que pensa em utilizar a ferramenta: afinal de contas, o Canva é gratuito ou não?

Canva Gratuito x Canva Pro

De fato, é possível usar os principais recursos do Canva grátis. Praticamente tudo o que você precisa para montar o seu design está disponível de graça na plataforma… 

Mas se você deseja obter mais recursos e deixar suas artes ainda mais profissionais, assinar o Canva Pro vai te dar muito mais possibilidades nesse sentido. A grande vantagem é que você pode assiná-lo por 30 dias gratuitamente e cancelar quando quiser

Veja o que o Canva Pro inclui:

  • Mais de 75 milhões de fotos, vídeos e elementos premium; 
  • 3 mil fontes e 420 mil templates premium;
  • Criar designs usando o Formato Automático, Removedor de Fundo e Animações Premium;
  • Possibilidade de organizar todos os seus designs em Kit de Marca, Planejador de Conteúdo, pastas adicionais;
  • 100 KB de armazenamento

Entre os planos disponíveis no Canva Pro, você pode escolher entre: 

  • Plano Anual: Pagamento único de R$ 289,90 ou parcelado em 12x de 24,15;
  • Plano Mensal: Pagamento no valor de R$ 34,90 por mês e com renovação automática. 

Assim, agora que você já sabe o que é Canva e as diferenças entre a versão gratuita e a Pro, vamos te mostrar o passo a passo para começar a usar essa ferramenta…

Como Usar o Canva: Passo a Passo

Criando Sua Conta

O primeiro passo para começar a usar o Canva é criar uma conta gratuita. Para isso, você precisará entrar na página inicial do Canva online e se registrar com o Facebook, Google ou algum email. 

(Imagem: Site Canva)

Depois disso, você será direcionado para a página de orientação e guia de novos usuários, que ajuda a ferramenta a selecionar os melhores templates da plataforma para você…

(Imagem: Site Canva)

Após essa etapa, será possível personalizar sua conta com o nome da equipe e a logomarca do seu negócio…

Além disso, também dá para adicionar membros da sua equipe na conta, enviando links de convite para cada um deles.

(Imagem: Site Canva)
(Imagem: Site Canva)

Explorando as Categorias

Com a sua conta criada no Canva, você vai poder conhecer as diversas categorias da plataforma, os templates são divididos por temas e modelos já nas dimensões certas para serem usados. 

Entre as categorias você pode: 

  • Criar um logotipo;
  • Criar posts para as redes sociais, como facebook e instagram;
  • Criar cartões de visita para a sua empresa; 
  • E até mesmo infográficos para passar dados mais visuais para os seus clientes. 
(Imagem: Site Canva)

Como já falamos ao longo do artigo, o Canva possui uma ampla variedade de modelos gratuitos para você usar no seu negócio. Basta só você pesquisar na plataforma aquela que vai atender às suas necessidades e pôr a mão na massa!. 

Escolhendo Um Template Para as Suas Postagens

Não há como negar: manter a organização e harmonia visual é muito importante para você que trabalha no meio digital e usa as redes sociais para vender e divulgar seus produtos para os clientes…

E mais do que isso…

Caso você ainda não saiba, criar a identidade visual do seu negócio também é crucial. São as cores e elementos delas que vão te guiar na hora de produzir conteúdos para os clientes em vários canais, como o instagram, por exemplo. 

Além do fato de que  escolher um modelo diferente, com cores muito divergentes da sua identidade visual, por exemplo, pode tornar os posts do feed bagunçado, passando uma sensação pesada visualmente. 

Por isso, antes de mais nada: defina a paleta de cores da sua empresa e crie suas imagens com base nela!

Feito isso, você pode escolher seus templates e personalizá-los depois. 

Por exemplo:

Para esse tutorial vamos mostrar a diversidade de templates disponíveis na categoria de posts do instagram e facebook para quem tem um Ecommerce de Moda:

(Imagem: Site Canva)
(Imagem: Site Canva)

Assim, após escolher o modelo de template, você pode personalizar a cor do fundo, as imagens, a fonte do texto e muito mais…

Fácil, não é mesmo? 

Mas se depois de descobrir o que é Canva e ver o passo a passo completo, você ainda estiver se perguntando por que usar o Canva nos seus negócios, não tem problema. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir…

Por que Implementar o Canva na Sua Empresa?

Deu para perceber ao longo deste artigo que o Canva é extremamente simples e prático na hora de criar qualquer peça visual para a sua empresa, não é mesmo? 

Se você não sabe por onde começar ou não tem habilidades com ferramentas como Photoshop e Illustrator, o Canva é ideal por ser bem intuitivo e fácil de mexer. 

Diante disso, implementar a ferramenta no seu negócio vai te ajudar muito na hora de produzir bons conteúdos e, consequentemente, também conquistar o interesse de mais clientes para os seus produtos…

Isso porque a harmonia visual é muito importante na hora de chamar a atenção de um possível comprador independentemente do canal, sejam as redes sociais, e-mail marketing etc.  

Portanto, analise as necessidades da sua empresa e se a parte visual é uma delas… Mas certamente é, não é mesmo? 

Então, saiba que o Canva pode ser um verdadeiro aliado na hora de chamar a atenção do seu público e alavancar os negócios! 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.