O que você precisa saber sobre email marketing (Aposte nessa estratégia para vender mais)

Última atualização em 21 de julho de 2021 por Maria Alice Medeiros

email marketing

Você ouviu ou leu em algum lugar que é preciso de uma grande lista de emails para garantir mais vendas para o seu ecommerce?

E por isso, pode até ter pagado uma quantia interessante para adquirir uma lista pronta e então disparar emails de vendas, mas que não dão os resultados esperados?

As ações que compõem uma campanha de email marketing podem levar a um aumento expressivo nas vendas de uma loja virtual, quando bem aplicadas.

Mas para que suas campanhas sejam realmente efetivas, você precisa ter bons e sólidos conhecimentos sobre email marketing.

E é justamente isso que vamos entregar no artigo de hoje.

Portanto, não deixe de ler as próximas linhas onde vamos mostrar o que você precisa saber sobre email marketing, esse poderoso instrumento de geração de vendas.

Pra começo de conversa, o que é e por que eu preciso usar o email marketing

Não será sempre que uma pessoa visitará seu site a procura de comprar um determinado produto.

Na verdade, isso é ainda menos verdadeiro se o seu ecommerce for dedicado a venda de um infoproduto, como um curso de nicho bem específico.

Isso faz com que você precise encontrar meios de se relacionar com possíveis clientes, deixar eles interessados em conhecer suas ofertas e então comprar o que estiver vendendo.

E nada melhor para alcançar esse objetivo que ter uma ótima comunicação com essas pessoas, certo?

Então, o email marketing, ou o uso de emails com a finalidade de comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, é uma poderosa ferramenta para isso.

Entre os papéis a serem cumpridos por uma estratégia de envio de emails estão por exemplo a nutrição, educação e engajamento dos leads, a promoção dos conteúdos do seu blog e, por fim, vender um produto.

Apenas para que possa ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela Direct Marketing Association and Demanding Metric, o ROI (Retorno de Investimento) de quem usa uma estratégia de email marketing se situa em algo como 122%.

Uma diferença assustadora se comparada aos 28% das redes sociais, segunda colocada no ranking de melhor ROI.

Ou seja, uma campanha de email marketing bem feita é ainda a melhor solução para ampliar as vendas de um ecommerce.

No entanto, algumas pessoas ainda temem aplicar essa estratégia pela má impressão que os emails com interesse comercial ganharam com o tempo.

Mas, como dizia Paracelso, a diferença entre veneno e remédio se encontra na dose.

Então, vamos explicar como dosar corretamente.

Saiba também como um email agressivo pode ajudar a identificar leads qualificados para seu negócio.

Não permita que seu email marketing seja visto como spam barato

Você já teve a sensação irritante de que alguém está te perseguindo?

Mesmo que não seja em um nível perigoso, pode ser alguém que insiste em ficar te enviando mensagens e mais mensagens.

De início, até que é legal a atenção, o assunto tratado também.

Mas a constância com que elas chegam simplesmente tornam a comunicação com aquela pessoa enfadonha.

E, ao falarmos em email marketing, essa comunicação mais perseguidora e chata possui um destino certo.

A caixa de spam.

E para não cair nessa caixa é necessário ter uma boa moderação no uso dos emails, assim como usar adequadamente os tipos de email marketing existentes no mercado.

Opções de email marketing para usar em seu ecommerce

Ao executar sua campanha de email marketing, é importante ficar atento ao tipo de email que está enviando, assim como sua finalidade.

Confira agora alguns tipos de email que você pode usar nas campanhas da sua loja:

  • Newsletter: Muito usada por ecommerces e blogs, a newsletter consiste em um email com atualizações semanais ou mensais sobre os principais posts do blog, ofertas da loja virtual, etc
  • Atualizações: Geralmente, sempre que você assinar uma determinada lista, irá receber emails notificando sobre novos artigos no blog. Eles são ótimos para manter sua lista ativa e ciente dos novos conteúdos do seu blog
  • Email sazional: Esse tipo de email é usado para elevar a comunicação com os leads em um nível mais emocional. São emails enviados em datas especiais, como aniversário, fazendo com que o lead se sinta lembrado pela empresa. E portanto, mais ligado a ela.
  • Email promocional: Esse tipo de email nem sempre terá o objetivo de anunciar uma promoção. Ele é bem mais amplo, podendo ser usado para promover produtos digitais gratuitos; como e-books, além de serviços da sua empresa. Seu único foco é na conversão do lead e são muito poderosos quando escritos corretamente.

Ainda existem outros tipos como o email de boas-vindas e o email para clientes inativos, mas esses quatro acima em geral são suficientes para uma boa estratégia de email marketing.

Agora está por dentro do que precisa sobre email marketing

Com toda certeza, após terminar de ler esse post você está melhor preparado, com mais informação para montar uma estratégia de email marketing eficiente.

E como acabou de conferir um pouco acima, esse instrumento do marketing digital é de longe proporciona os melhores resultados.

Sendo assim, é claro que você não vai deixá-lo de fora da sua estratégia para vender mais em sua loja virtual.

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