13 Estratégias de Marketing Digital que Você NÃO Pode Ignorar

Última atualização em 30 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros

As estratégias de marketing digital são ESSENCIAIS para as empresas que vendem online e precisam manter uma forte presença neste espaço. Basicamente, os negócios que não atraem os seus clientes, simplesmente NÃO vendem… 

E, para isso não acontecer, nada como estratégias de marketing digital bem pensadas e realizadas, não é mesmo? 

Se você quer conhecer as MELHORES estratégias de marketing digital, fique atento: este artigo é para você!

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(Imagem: Freepik)

O que são Estratégias de Marketing Digital?

As estratégias de marketing digital englobam todos os planos os quais uma empresa vai traçar para atingir os seus objetivos. 

Para dar certo, é preciso definir quais canais serão utilizados, como  blogs, sites, motores de busca, redes sociais, e-mail etc. Fora a definição dos investimentos serão direcionados para cada um deles…

Assim, para a sua empresa conseguir se destacar da concorrência e atingir os excelentes resultados das ações, não tem jeito: é preciso conhecer as MELHORES estratégias de marketing digital para isso acontecer…

E a boa notícia é que vamos listar 13 delas a seguir…

13  Estratégias de Marketing Digital 

1. Aposte no Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que busca atrair clientes que têm mais chances de conversão através de conteúdos relevantes…

Isso porque, no ambiente digital, você precisa chamar a atenção das pessoas certas. Ou seja: aquelas que realmente têm interesse no seu produto ou serviço

Assim, o foco central é conquistar a atenção das pessoas e também criar um relacionamento com elas através de uma produção de conteúdo relevante, seja com publicações nas redes sociais, artigos em blogs, materiais para download, como eBooks, por exemplo, etc. 

Para entender melhor o conceito de inbound marketing é preciso ficar bem atento ao chamado funil de vendas, em que temos as seguintes etapas:

Topo do Funil – Descoberta e aprendizado 

Meio do Funil – Intenção e consideração

Fundo do Funil – Avaliação e Decisão

Caso queira saber mais detalhes sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo: “Como o Inbound Marketing te ajuda a atrair mais clientes”.

2. Mergulhe no Universo do Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias do Inbound Marketing. E, basicamente, o Inbound Marketing não existe sem o Marketing de Conteúdo.

Funciona mais ou menos assim:

No marketing tradicional, o mais comum é a empresa ir atrás dos clientes, certo? Já no Inbound Marketing, é preciso usar técnicas e ferramentas que ajudem o cliente a encontrar a sua marca de forma espontânea. E tudo isso através de mecanismos de buscas, redes sociais, sites de referência…

Quando a pessoa encontra a sua loja, isso não significa que ela está procurando por um item em específico, mas por alguma solução para uma determinada questão. É justamente aí que entra o Marketing de Conteúdo…

Nesta etapa, a sua missão é produzir conteúdo que desperte interesse dos potenciais clientes. É por meio do conteúdo bem feito que você vai entregar o que o seu cliente quer: informação

3. Aplique Técnicas de SEO

Sim, existe um jeito de fazer com que sua loja virtual apareça na primeira página das pesquisas do Google: usando as técnicas de SEO.  

Na prática, com esse recurso é possível otimizar sua página, ficar entre os primeiros resultados de busca do Google e, consequentemente, ter mais chances para converter acessos em vendas

Você pode aplicar técnicas de SEO para Youtube, por exemplo, mas o maior foco mesmo são as publicações em blogs e sites. Entre a principais práticas de SEO, estão: 

  • Palavra-chave bem posicionada;
  • Uso de links internos e externos;
  • Conteúdo próprio (ou seja, jamais copiado);
  • Carregamento rápido da página;
  • URLs amigáveis;
  • E muito mais.

Não há muito como escapar: quem vende online precisa ter em mente que usar a estratégia de SEO é algo ESSENCIAL.

4. Abuse do Poder das Redes Sociais

As redes sociais deixaram de ser meros espaços para troca de mensagens ou compartilhamento de fotos e vídeos há um bom tempo. Hoje, esses canais são poderosos aliados na hora de vender produtos. E você que vende online precisa saber sobre a importância das redes sociais em estratégias de marketing digital…

Por isso pense em quais redes sociais a sua empresa precisa estar presente, quais delas tem mais a ver com os seus produtos, e trace estratégias para obter os melhores resultados possíveis por lá…

Instagram, Facebook, Twitter, TikTok são excelentes opções… Aliás, estão entre as Redes Sociais Mais Usadas no Brasil.

E outro ponto importante: Whatsapp e Telegram não necessariamente são considerados redes sociais. Mas é impossível ignorar o poder de vendas que essas ferramentas têm hoje em dia também. 

5. Fique Atento às Tendências

Você precisa saber qual será a preferência do consumidor no futuro. Sabe por quê? Para o seu negócio estar totalmente preparado para receber uma nova e alta demanda

Ou seja: você deve fazer um bom planejamento, criar estratégias de marketing e, na hora certa, divulgar tudo para os seus clientes!

Uma boa ferramenta para saber o que está no radar dos consumidores é o Google Trends. O serviço exibe os assuntos e as palavras-chaves mais buscadas pelos usuários através da base de dados do Google, permitindo o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo…

É extremamente importante para quem vende online, pois aborda os temas que estão em alta, o que te ajuda a gerar mais tráfego para o seu site e para as redes sociais da sua empresa, por exemplo.

6. Faça Benchmarking

O benchmarking tem como foco o acompanhamento dos concorrentes que estão atuando no mercado de varejo. 

Na prática, é uma análise aprofundada sobre as ações e estratégias que essas companhias estão utilizando para ganhar destaque e espaço no mercado. Mas isso não é à toa…

O objetivo é tentar otimizar ao máximo os resultados do seu negócio. Por isso, faça comparações entre as suas ações e as da concorrência… É o que vai te ajudar a identificar possíveis problemas e desenvolver estratégias para corrigi-los. 

7. E-mail Marketing Também Faz Parte das Estratégias de Marketing

Na verdade, é seguro dizer que o uso de e-mail marketing é extremamente importante para as ações da sua empresa. É uma excelente opção para criar relacionamento e engajar os clientes

Através de listas de e-mails bem segmentadas, você acaba conseguindo criar uma comunicação direta com as pessoas. Basta definir essas listas de acordo com as características e os interesses dos seus consumidores…

Eles vão receber os conteúdos, engajar e, certamente, comprar ainda mais na sua loja! 

8. Faça Guest Post

É mais comum do que você imagina encontrar publicações em blogs que foram escritas por pessoas de fora, isto é, convidadas. E é exatamente isso que é o guest post…

Isso acontece para que a empresa atinja uma nova audiência. Assim, caso você escreva para um blog parceiro, certamente o seu conteúdo vai alcançar uma nova audiência, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu site e, claro, também se interessem pelos seus produtos. 

9. Use o Remarketing

O remarketing funciona como aquelas anotações penduradas em vários lugares que nós deixamos para nós mesmos para não esquecermos de fazer algo importante. No caso do marketing digital, ele acontece de um jeito diferente, claro… 

Quantas vezes você já pesquisou um produto na internet e, depois de fechar a página, foi impactado por anúncios oferecendo aquele mesmo item buscando anteriormente? Pois é… Isso é o remarketing. 

Basicamente, é um cookie ficar armazenado por algum tempo no seu smartphone, computador, tablet ou outro dispositivo em que você tenha feito pesquisas por itens. A ideia é que esse recurso “não deixe o cliente esquecer” que você se interessou pela compra de determinado produto. Interessante, não mesmo?

10. Adote o CRO

Na hora de pensar na gestão estratégica de marketing digital, o CRO certamente deve fazer parte de suas ações. 

CRO significa Conversion Rate Optimization (ou Otimização de Conversão, em português) e seu conceito abrange diversas técnicas utilizadas com o objetivo de melhorar as taxas de conversão do seu negócio

Assim, esse recurso existe para garantir que o máximo possível do tráfego do site da sua empresa seja revertido em vendas. Lembrando que para aproveitar as vantagens do CRO é preciso conhecer ferramentas de análise, como o Google Analytics

É por ela que você vai conseguir monitorar as métricas de desempenho, descobrir se as ações deram certo ou não, fazer novos testes e por aí vai…

11. Utilize Pop-ups

É preciso reforçar que os pop-ups não são vilões. Essa ideia se instaurou por algum tempo, pois nem sempre eles foram utilizados de uma maneira positiva. Isto é, sem atrapalhar a experiência do cliente durante a navegação…

A verdade é que esses anúncios que saltam à tela são ótimos na hora de impactar o usuário e também fazer crescer o número de vendas

Como fazer isso funcionar? Oferecendo conteúdos de valor, que realmente sejam interessantes para as pessoas que acessam a sua loja e pensam em comprar seus produtos. 

12. Pense na Possibilidade de Utilizar o Co-marketing

O co-marketing funciona como uma espécie de parceria entre duas empresas.  A ideia é que elas se unam para ambas atingirem os mesmos públicos e, de preferência, também os mesmos resultados

Isso pode ser feito com as mais variadas ações de marketing, desde lives e webinars, a eventos, entrevistas materiais para download etc. 

Na prática, os conteúdos a serem criados para a iniciativa são realizados pelas equipes das duas empresas, com a devida divisão de tarefas, prazos e metas. 

13. Não Esqueça do Marketing de Influência

Pense por um instante: quantas vocês você já foi impactado pelos famosos “publis” dos influenciadores digitais? Pois é… Essas figuras estão cada dia mais fortes no mundo da publicidade e da venda de produtos e serviços.

Só que um erro que muitos empresários cometem é achar que ações com influencers só funcionam se for com os grandes. E não é bem assim… 

Pelo contrário, às vezes, você contar com um influenciador com um número menor de seguidores (ou os chamados “nanoinfluenciadores”) é que pode te ajudar a alavancar suas vendas. 

Sabe por quê?

Porque faz muito mais sentido você fechar parcerias com influenciadores que realmente dialoguem com a sua marca. Isto é, personalidades conhecidas pelo seu público. 

Quais estratégias de marketing digital devo usar?

Para finalizar, depois de tantas opções, é claro que você deve estar se perguntando: como escolher as melhores estratégias de marketing digital para o meu negócio?

A verdade é que tudo vai depender dos objetivos da sua empresa. Mas algo que precisa ficar claro é que não adianta fazer todas elas ao mesmo tempo ou de qualquer forma…

Escolha as que fazem mais sentido para a sua empresa no momento e ponha a mão na massa! 

O indicado é sempre fazer testes… E, se por acaso alguma não der certo, não desanime. Talvez ela possa ser realizada novamente em um outro período… 

O importante mesmo é NÃO ignorar as estratégias de marketing digital! São elas que vão te auxiliar na hora de fazer o seu negócio escalar de uma vez por todas!

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