Como usar o Benchmarking para se destacar da concorrência

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Empreendedores que desejam o sucesso de suas empresas devem estar sempre analisando o mercado para não ficar  para trás. Porém, alguns acabam se perdendo na hora de vencer a concorrência, não sabendo como se destacar, aumentar a produtividade e vendas. E, para isso, existe uma estratégia que é essencial em um negócio de sucesso: o benchmarking.

O benchmarking é uma ferramenta valiosa que ajuda você a ter um parâmetro sobre como está se saindo em relação à concorrência, auxiliando na tomada de decisões da empresa. 

Além de ajudar a monitorar as tendências do mercado e o que seus concorrentes estão fazendo, o benchmarking pode ajudar a encontrar lacunas em que você pode aproveitar e inovar no mercado.

Se você não sabe ainda o que é benchmarking, mas se interessou sobre o assunto, este artigo é para você. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para aplicá-lo no seu negócio:

O que é Benchmarking?

Benchmarking significa, em português, ponto de referência.

Trata-se de um processo de pesquisa e avaliação entre empresas de mesmo setor para analisar e comparar produtos, serviços, processos e metodologias usados pelos concorrentes. 

A partir dessas informações, é possível ter uma base do que seus concorrentes estão fazendo e está dando certo, podendo ser aplicado ou não no seu negócio. 

Sabe quando há vários negócios de um mesmo setor, mas tem um que se destaca?

Entender o que esse mercado tem de diferente é fazer um benchmarking.

Além disso, com esse tipo de análise, é possível perceber lacunas que não estão sendo preenchidas no mercado, de modo que você pode usar para inovar no seu negócio.

Vantagens e desvantagens do Benchmarking

  • Identificar novas tendências;
  • Melhoramento do conhecimento sobre a própria empresa;
  • Desenvolvimento de estratégias mais eficientes, com base real sobre o que está acontecendo no mercado;
  • Conhecimento de mercado
  • Aprender através dos desafios de outras empresas;
  • Descobrir ações que deram certo em outras empresas;

A comparação é uma prática natural em nossas vidas. Precisamos ter referenciais para avaliar se nossos processos estão ou não sendo eficientes. 

Porém, não se deve basear todas as ações de um negócio em uma comparação excessiva ou usar tudo o que uma empresa está fazendo em seu empreendimento… É preciso cautela para não gerar problemas.

Algumas formas erradas de fazer benckmarking são:

  • Simplesmente copiar os processos da concorrência. Isso pode não dar muito certo, pois esses processos podem não estar alinhados com o seu negócio;
  • Excesso de benchmarking. Isso pode acabar fazendo sua empresa perder a própria identidade.

Como fazer Benchmarking

1- Faça uma análise interna

Antes de começar a ver os outros, olhe para o seu negócio. 

Analise quais são os pontos que estão precisando ser melhorados para que você tenha uma direção na hora de definir o que você vai observar nos concorrentes.

Precisa aumentar as vendas? Precisa de um maior engajamento nas redes sociais? 

Deixe claro o que você quer ao observar seus concorrentes.

Além disso, como acabei de falar sobre as desvantagens de um excesso de benchmarking, viver se comparando não é uma boa, pois sua empresa pode acabar perdendo a identidade. Portanto, antes de começar as suas pesquisas, deixe claro a identidade do seu negócio para que ele não se perca ao longo do tempo.

Entender o que se é ajuda a criar estratégias melhores para o crescimento da empresa.

2- Selecione os concorrentes

Depois da análise interna e uma identidade do negócio bem definida, comece a listar quais são os seu concorrentes. 

Identifique quem são os melhores players do seu segmento. Com eles, você vai ter ideia sobre o que mais está funcionando no mercado.

Você também pode selecionar players que não são tão grandes e compará-los, entendendo o que eles estão fazendo para não fazer igual ou encontrar lacunas que você pode melhorar.

Além disso, uma outra dica é selecionar empresas de outros segmentos, você pode tirar insights para inovar o seu negócio.

3 – Defina os indicadores de análise

Defina as métricas, dados e fatos a serem analisados (veja aqui 10 métricas Essenciais para um Ecommerce de Sucesso). Lembra quando você fez a análise interna e definiu o que precisava melhorar? Agora é hora de usar essas informações.

Por exemplo, se você deseja melhorar o engajamento do seu público nas redes sociais, pense:

  • Quais são as redes sociais que eles mais usam? 
  • Qual é o tipo de conteúdo que eles estão fazendo? 
  • Como eles estão se posicionando? 
  • Qual é o tipo de linguagem para se comunicar com o público?

Deixe claro que tipo de informações que você deseja obter.

4 – Compare as informações

Depois que obteve os dados necessários, é hora de analisar e comparar. 

Veja quais são as ações tomadas pelas empresas que você analisou. Entenda as estratégias que estão sendo usadas. Compare-as entre si e avalie quais são as que podem ser usadas, adaptadas no seu negócio e quais não são relevantes.

Dica: Crie uma tabela com os dados obtidos para facilitar esta etapa.

5 – Faça um relatório

A partir de todas as informações obtidas, crie um relatório. Isso facilita na hora de elaborar as estratégias.

Neste relatório, deixe claro os pontos positivos, os negativos, as oportunidades, as ameaças, insights, pontos de melhorias, sugestões, etc. 

Se destaque da concorrência

O objetivo de se usar o benchmarking é melhorar o seu negócio. No entanto, nem tudo que a concorrência faz pode se encaixar na sua marca. 

Lembre-se que só copiar o que os outros fazem não vai ajudar você a se destacar no mercado. Seja autêntico e inovador. 

Mesmo que a sua empresa seja nova para enfrentar um segmento que parece saturado ou que seus produtos tenham ticket mais alto, o que vai contar no final é o seu diferencial no mercado. 

Por exemplo, a Apple possui produtos muito mais caros que seus concorrentes, mas mesmo assim tem um crescimento imbatível. (Confira aqui as Estratégias de Marketing que Moldaram a Apple)

Se você está interessado em estratégias para se destacar da concorrência e criar uma marca forte no mercado, confira o artigo abaixo:

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