Última atualização em 23 de setembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
O marketing digital é uma realidade para quem vende online. Não tem jeito, sem as estratégias certas, perdem-se vendas e oportunidades valiosas para firmar uma marca no mercado.
Em uma escala global, as vendas em Ecommerce já cresciam em um ritmo bem animador… Mas para você ter uma ideia de todo o potencial do segmento, só em 2020, a previsão de faturamento para o setor é de USD 3,914 trilhões, segundo pesquisa da eMarketer.
Neste ponto, você que é empreendedor pode estar se perguntando: como aproveitar essa fatia trilionário das vendas feitas em Ecommerce?
Simples: analisando insights valiosos e, claro, estruturando uma boa e consistente estratégia de marketing digital para o seu negócio.
Ao longo deste artigo, vou te ajudar a compreender algumas tendências de marketing digital que estão acontecendo neste ano, e que tem tudo para pautar as estratégias das empresas nesse sentido nos próximos anos. Acompanhe.
Mudanças no Ecommerce e nos Padrões dos Consumidores
A SEMrush, empresa líder em marketing digital, realizou um estudo com o intuito de compreender as tendências do Ecommerces em 2020 e os impactos da pandemia no comportamento do consumidor…
A pesquisa coletou e analisou informações de mais de 2 mil sites de Ecommerce, entre os mais acessados do mundo em várias categorias, como: moda, eletrônicos, saúde e beleza.
Um dos primeiros dados apontados pela pesquisa é que o termo “compra online” foi pesquisado mais de 27.500 pesquisas em março (primeiro mês da pandemia) deste ano. Isto é, o número de buscas quase dobrou, já que em fevereiro o total foi de 14.800.
Mas não só isso…
Ao analisar a tendência anual geral para junho, o levantamento confirmou que o mesmo termo apresentou um aumento de 50% nas buscas globais.
Na prática, isso significa que os consumidores começaram a comprar mais pela internet, e continuaram com esse hábito nos meses seguintes…
O gráfico abaixo mostra o comportamento das buscas nos últimos meses:
Tendências de Tráfego
A pesquisa também aponta que o tráfego mensal médio do Ecommerce mundial em todos os setores ficou em torno de 17 bilhões…
Diante disso, os picos de tráfego dos sites no 2º semestre foram maiores dos que os já tradicionais que acontecem em datas de final de ano, como a Black Friday, por exemplo. E o tráfego continuou a crescer em junho. Veja:
Sendo assim, a imagem mostra que tráfego ficou consistente durante os meses da pandemia, atingindo uma média de 36% em todas as categorias do Ecommerce…
Mas tão importante quanto saber o total de tráfego, conhecer de onde ele vem também faz toda diferença. Veja:
- Tráfego Direto: 60%;
- Dispositivos Móveis: 70%.
Diante disso, dois insights valiosos ficam claros:
O primeiro deles é que o alto índice de tráfego direto reforça o poder de o consumidor reconhecer e ser leal a uma marca…
E o outro ponto é a importância de se otimizar sites para dispositivos móveis, já que tantas pessoas pesquisam e compram produtos por pelos smartphones.
Tudo isso é muito valioso quando se tem um negócio online, já que informações como essas podem auxiliar na hora de pensar em estratégias de marketing digital para a própria empresa.
Mas existem mais fatores cruciais nesse sentido…
Quando o assunto é tendência do marketing digital, outro ponto precisa de atenção total dos donos de Ecommerce: a publicidade online…
Anúncios no Ecommerce
Ter estratégias de marketing digital direcionadas para os anúncios online é o foco de várias empresas gigantes do mercado… A Amazon, por exemplo, é líder nesse sentido.
Para você ter uma ideia, A amazon deve faturar com publicidade, só nos Estados Unidos, cerca de US$ 13 bilhões em 2020. Não é à toa que a varejista está trazendo o Amazon Ads também para o Brasil…
Além disso, o Mercado Livre é outra companhia que não perde tempo quando o assunto é anúncio. A empresa argentina deve atingir uma receita de até R$ 1 bilhão em publicidade, segundo as estimativas do mercado…
Ou seja: não dá para ignorar o poder que o marketing digital tem para alavancar os lucros de um negócio…
Mas vamos aos dados voltar à pesquisa do SemRush:
De acordo com o levantamento, quase 50% de todas as publicidades de Ecommerce – em nível mundial e em várias categorias -, foram no valor de até mil dólares por mês em campanhas de anúncio do Google.
Na prática, isso significa que não são só as grandes companhias que fazem anúncios… Pelo contrário, a ação também é amplamente difundida entre as empresas menores. Dá só uma olhada no gráfico:
E toda essa análise vai ainda mais além…
A pesquisa também apontou os produtos mais populares nas buscas e compras no Ecommerce…
Os Produtos Mais Populares
Graças à pandemia do Covid-19, o consumidor aumentou seu interesse pelas compras online em diversos categorias, desde necessidades básicas até compras de eletrônicos, por exemplo.
Com isso, foi registrado uma alta nas buscas por equipamentos como Notebook, atingindo um crescimento de 123% no 2º trimestre. E isso faz sentido, já que empresas ao redor de todo mundo aderiram ao trabalho em home office…
Os cuidados com a higiene em meio à pandemia também apresentaram uma alta na demanda, como mostra o gráfico abaixo:
E os itens para casa e jardim também cresceram nas buscas:
Já dá para pensar no Marketing Digital em um cenário pós-pandemia?
Após toda a análise desses dados, fica nítido que a pandemia acelerou a digitalização das empresas ao redor de todo mundo…
Hoje, está mais claro do que nunca a necessidade de as empresas desenvolverem alguma visibilidade online para ter sucesso em suas vendas.
Para isso, o marketing digital vem se apresentando como uma ferramenta ideal para ampliar suas possibilidades de vendas feitas pela internet.
Por isso, não só dá para pensar no marketing digital para aproveitar toda a alta do Ecommerce hoje, como também no futuro. Sabe por quê?
Porque de acordo com a análise da Kearney, a tendência de crescimento acelerado do Ecommerce deve se manter futuramente.
Dos entrevistados pela pesquisa, 52% afirma que devem continuar comprando online com a mesma frequência da pandemia.
E 36% dizem que também continuarão comprando no Ecommerce, mas com uma frequência menor.
Ou seja: algo importante para ficar no radar dos empreendedores do segmento que querem alavancar de vez os seus negócios no Ecommerce. Isso porque, hoje, não há mais espaço para os empreendedores que ainda não sabem o que é marketing digital.