Como escolher as melhores hashtags para o seu negócio?

Última atualização em 20 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

Sempre que falamos sobre Instagram por aqui, o interesse dos leitores costuma ser grande. Isso porque diversos empreendedores estão percebendo, aos poucos, que entender como essa rede social funciona é sinônimo de multiplicar suas vendas. Aprenda como escolher as melhores hashtags para o seu negócio:

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Caso você esteja verdadeiramente interessado em desenvolver um trabalho cada vez mais profissional na plataforma, leia o texto de hoje até o final:

Qual a função das hashtags?

Antes das dicas, vamos começar pelo básico: afinal, pra que servem as hashtags?

Uma hashtag é aquele termo utilizado no Instagram (e em outras redes sociais) depois de um jogo da velha (#). Ela tem duas funções básicas:

1 – Destaque

A primeira é dar um destaque estético ao termo que está sendo transformado em hashtag.

Assim sendo, se você está fazendo uma postagem e quer anunciar uma novidade ao público, pode utilizar o jogo da velha para chamar a atenção.

Como as hashtags ganham uma coloração azul, elas naturalmente se destacam.

2 – Relevância

Já a segunda função das hashtags é ainda mais interessante e só vale para o Instagram: uma hashtag é um marcador com poder de agrupar todas as fotos do mundo que são marcados com aquele termo.

Exemplo: se você tira uma foto na academia e marca essa imagem com #corrida, poderá clicar sobre essa hashtag e visualizar todas as pessoas que também já marcaram suas fotos com esse termo (a sua foto também estará presente nessa galeria).

Na sua empresa, é uma forma de gerar relevância para sua postagem. Usar hashtags aumenta a visibilidade do post e, consequentemente, da sua marca e seu produto.

Incrível, não?!

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Como escolher as melhores hashtags no mundo dos negócios?

Agora que você já entendeu a lógica das hashtags, deve ter percebido que esses pequenos termos têm grande potencial para multiplicar o alcance das suas postagens e do seu negócio.

Mesmo assim, entender a lógica não basta. É preciso saber exatamente quais hashtags utilizar.

Não só quais estão sendo mais utilizadas, mas, principalmente, quais estão sendo mais utilizadas pelas pessoas interessadas no que você vende.

Entenda a sua persona e saiba qual conteúdo é relevante para seus clientes.

Separamos 3 dicas para você aprender a escolher as melhores hashtags para o seu negócio. Veja:

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#1 – Utilizando o know-how da concorrência

Se você está pensando no assunto, pode ter certeza que alguns concorrentes também estão.

Por isso, uma boa forma de começar é visitando os perfis da concorrência e estudando as maneiras com que os concorrentes andam trabalhando suas hashtags.

  • Quais os termos mais utilizados?
  • Existe algum termo que todos os concorrentes estão utilizando?
  • Qual o volume de cada hashtag?

Para descobrir a relevância de cada hashtag, basta clicar na lupa do Instagram e digitá-la. A rede social informará quantas imagens já foram marcadas com aquele termo.

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#2 – Uso de aplicativos

Também já existem aplicativos especializados em encontrar hashtags com boa visibilidade no Instagram. Confira uma lista com algumas boas opções de aplicativos para encontrar as melhores hashtags para o seu negócio:

  • Tag it
  • Magnif for Instagram
  • TagsForLikes
  • TagsDocks
  • Tagomatic
  • TagBlender
  • All Hashtag

Veja reviews de todos eles nessa matéria do site Techtudo.

#3 – De olho nas tendências

Quando o assunto são as hashtags do Instagram, a palavra de ordem é: quanto mais, melhor!

Obviamente, tudo dentro do bom senso. É fundamental que você use o máximo de hashtags possível, desde que todas elas tenham relação com sua marca e seus produtos.

Assim sendo, depois da pesquisa da concorrência e da varredura feita a partir de aplicativos, ainda temos uma terceira dica, para fechar com chave de ouro.

Apesar de o seu mercado ser algo fixo, imutável, algumas tendências provavelmente vêm e vão. E você pode fazer um bom uso delas.

Por exemplo: se você tem um Ecommerce de canecas personalizadas e vai lançar uma nova linha de produtos baseada em um determinado filme que acabou de estrear nos cinemas, precisa utilizar hashtags relacionadas ao cinema e a esse filme.

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Você tem que estar atento tanto para as melhores hashtags para o seu nicho quanto para as melhores hashtags para o momento e o alinhamento de cada post, em particular.

A lição aqui é: além de todas as hashtags que serão utilizadas de forma padrão em praticamente todas as postagens do seu perfil, você ainda pode usar mais algumas que variam de acordo com o tema de cada postagem. Fazendo isso, você aumenta ainda mais o seu poder de fogo nessa rede social.

Por fim, não se esqueça de criar uma lista padrão com as principais hashtags e deixá-la salva no celular ou computador.

Também é importante lembrar que, ao fazer uma nova postagem, o ideal é que as hashtags sejam inseridas em um comentário e não na postagem em si (isso evita que o post fique visualmente poluído).

como escolher as melhores hashtags

Bônus: dicas simples para usar as melhores hashtags

  • Use o autopreenchimento do Instagram: Para escolher as melhores hashtags, é bom contar com auxílio de quem entende: o próprio Instagram. Ao começar a digitar uma hashtag, a plataforma sugere outras opções para você usar na sua postagem. Aproveite esse recurso ao máximo!
  • Respeite a ortografia: escrever uma palavra de forma incorreta vai fazer toda a sua estratégia cair por terra. Tenha atenção na hora de digitar suas hashtags.
  • Crie uma hashtag para sua empresa: Se você quer marcar presença no mundo digital, tem que interagir da forma certa. Crie uma hashtag sua, comece a usar e incentive os seus clientes a fazerem postagens com ela, seja para dar feedbacks sobre o produto, participar de promoções e até mesmo para divulgar a outras pessoas a satisfação com a compra

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