Guia Completo: Como Vender Pelo Whatsapp

Última atualização em 15 de julho de 2021 por Felipe Vannucci

Não há muito como fugir: muitas pessoas decidem aprender a como vender pelo Whatsapp devido à popularidade do aplicativo de envio de mensagens instantâneas…

Apesar do serviço ser utilizado prioritariamente como um meio de comunicação, empreendedores de Ecommerce investem na plataforma para alcançar um número de clientes cada vez maior…

E, acredite se quiser, há diversas funcionalidades no aplicativo que são CRUCIAIS para quem já vende ou está começando tanto no varejo físico como no online.

Pensando nisso, elaboramos um artigo como um guia prático ensinando como vender pelo Whatsapp e faturar todos os dias por lá. Veja!

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(Imagem: Freepik)

Como Vender Pelo Whatsapp

1. Ofereça Conteúdo Relevante

A primeira impressão é sempre a que fica e se você quer ter um bom número de clientes, preste atenção nessa dica…

Antes de começar a enviar mensagens sobre seus itens às pessoas, separe um tempo na agenda para elaborar textos e selecionar mídias. Isto é, foque na produção de conteúdo de valor! 

Elabore um texto breve para não dificultar a leitura no smartphone, mas que inclua todas as informações importantes a respeito dos seus produtos...

Por exemplo:

Se você vende roupas e acessórios da moda, informe as cores, os tecidos, o tamanho da peça e todos os detalhes que considerar relevantes…

E não se esqueça das imagens, pois fotos dos produtos são cruciais para as vendas. Escolha um lugar bem iluminado e lembre-se de manter o foco da câmera ativado para valorizar seu item…

Além disso, para convencer um cliente sobre a qualidade dos produtos, grave vídeos curtos. Quanto mais conteúdo você tiver, melhor! 

E agora com as descrições e as imagens prontas, chega a hora de apresentar sua mercadoria aos clientes potenciais…

2. Use a Listas de Transmissão 

Utilizar a lista de transmissão é de grande importância para os empreendedores que estão aprendendo como vender pelo whatsapp. Com essa funcionalidade, é possível disparar mensagens para diversos contatos ao mesmo tempo

Basta clicar nos três pontos no canto superior direito e selecionar a opção “Nova Transmissão”, escolher os contatos e enviar a mensagem desejada! 

Você pode apresentar produtos novos do seu catálogo ou até mesmo promoções e ofertas para alavancar as vendas. Use o seu poder de persuasão ao se comunicar com as pessoas!

(Imagem: Aplicativo Whatsapp)

Sendo assim, usar a função de transmissão é essencial aos empreendedores que buscam como vender mais pelo whatsapp…

Principalmente porque não é preciso enviar um texto para cada contato ou copiar a mensagem e enviá-la aos contatos individualmente, o que levaria muito tempo, não é mesmo?

3. Compartilhe Informações Importantes no Status

Outro recurso indispensável no aplicativo de envio de mensagens instantâneas é o status. Muitas pessoas que procuram como vender pelo whatsapp não veem benefícios nessa área. Porém, ela pode ajudar muito na hora de vender pelo aplicativo…

Os Status do Whatsapp funcionam de forma similar aos Stories do Instagram ou do Facebook, ou seja, todo o conteúdo que você postar ficará disponível pelo período de 24 horas

O status é uma excelente função para quem está aprendendo a como vender um produto pelo whatsapp. Com o recurso, os empreendedores conseguem aumentar a visibilidade das mercadorias, visto que muitos usuários da plataforma costumam conferir os stories da sua lista de contatos…

Assim, basta deslizar a tela inicial das conversas para a esquerda e abrir a câmera. Em seguida, você pode tirar fotos ou gravar vídeos de produtos. Caso as mídias dos produtos já estejam armazenados no smartphone, é só ir na aba “status” e selecionar os arquivos. 

(Imagem: Aplicativo Whatsapp)

O Whatsapp também permite edição nas mídias do Status, ou seja, é possível desenhar, incluir textos, adesivos, filtros e emojis.

4. Forneça o Link do Seu Contato no Whatsapp 

O Whatsapp implementou um recurso para facilitar o compartilhamento de número de telefone.

Para isso, crie seu link da seguinte forma:

  • Utilize o endereço encurtado padrão do Whatsapp: “https://wa.me/”
  • Em seguida, após a “/” adicione o código do país “55”, o DDD do seu estado e em seguida os 9 dígitos do número do seu telefone celular;
  • Lembre-se de incluir somente números;
  • Exemplo: “https://wa.me/5521000000000”

Teste o link no seu navegador para conferir se está funcionando. Se estiver tudo certo, você já pode compartilhá-lo com seus clientes em potencial….

Logo que os compradores abrirem o link, vão ter acesso à opção de adicionar seu número na lista de contatos do smartphone. E você já pode começar a pensar na forma de divulgar seus produtos no Whatsapp…

5. Use o Whatsapp Web

A tela pequena do smartphone pode ser um incômodo para alguns empreendedores. Felizmente, existe a versão para desktop do aplicativo de envio de mensagens instantâneas…

Em uma tela maior, é mais fácil agilizar os envios de transmissão e responder os clientes mais rapidamente.

É importante destacar que o Whatsapp Web é uma versão compacta do app, por esta razão, não é possível atualizar status ou adicionar clientes na sua agenda.

Embora seja limitado, o Whatsapp para desktop, que está disponível para navegador e como software, é ótimo para os empreendedores que trabalham com notebook ou computador. Especialmente os que não estão sempre por perto do aparelho celular….

Dessa forma, para permitir que seu desktop esteja conectado ao Whatsapp Web, basta acessar a página no navegador ou fazer o download no site do Whatsapp e permitir o acesso pelo aplicativo. É imprescindível que o smartphone esteja conectado à internet para efetivar a sincronização com o desktop.

6. Solicite Autorização Para Adicionar o Usuário

Todo cliente gosta de se sentir especial, não é mesmo? 

Portanto, é fundamental que o empreendedor encontre o momento certo para perguntar se o comprador deseja ser adicionado à sua lista de contatos. Ao pedir permissão, o vendedor demonstra cuidado e atenção com os clientes…

Caso a pessoa aceite, informe-a que você salvará o número do telefone no seu smartphone. Não se esqueça de avisar que você costuma fazer transmissões de mensagens sobre produtos novos e promoções…

É de suma importância que o indivíduo esteja ciente de que vai passar a receber notificações sobre suas vendas

7. Crie campanhas de vendas para o WhatsApp

O Whatsapp é um bom lugar para apresentar seus produtos aos clientes…

E uma forma de fazer isso é elaborar uma campanha de vendas. Esteja consciente de que o aplicativo é utilizado para troca de mensagens curtas, então, o conteúdo da campanha não deve ser longo

Por isso, faça uma arte gráfica com duas imagens do seu item, informações breves e, claro, as formas de contato…

Se possível, aproveite o conteúdo de algum anúncio que você já tenha feito e crie uma versão resumida. E lembre-se de persuadir os clientes, apresentando as vantagens de efetuar a compra da sua mercadoria.

Acredite, essa é uma técnica valiosa para quem está aprendendo como vender pelo Whatsapp!

8. Tenha uma Boa Postura ao Utilizar o Whatsapp

Priorizar o respeito e a educação ao entrar em contato com clientes é vital para conquistá-los, ainda mais no Whatsapp.

O aplicativo é frequentemente utilizado pelos brasileiros para se comunicarem com os amigos e colegas, mas o propósito de uso do empreendedor é outro bem diferente

Ou seja, não envie mensagens de bom dia, gifs animados ou exagere no uso de emojis. Compartilhe somente informações relevantes a respeito do seu negócio

Por esta razão, tenha uma perspectiva de cliente que deseja receber uma notificação e ser surpreendido pelo seu produto, e não incomodado por mensagens de spam. Tome bastante cuidado!

Embora o Whatsapp seja um app de conversas informais, a empresa desenvolveu uma versão do app mais formal, ideal para empreendedores iniciantes…

9. Aposte no Whatsapp Business

Antes de anunciar seus produtos, é preciso reconhecer a importância em distinguir sua conta pessoal da conta profissional

Assim, quando o assunto são os negócios é recomendado usar o Whatsapp Business, ferramenta voltada para empreendedores, que conta alguns benefícios como:

  • Criação de catálogo de produtos;
  • Maior visibilidade para seu perfil profissional;
  • Respostas automáticas e rápidas;
  • Etiquetas para categorizar clientes.

Mas, se você preferir, pode ter um número específico para atender seus compradores em outro smartphone. Ambas as opções são excelentes para os vendedores que querem aprender como fazer vendas pelo whatsapp…

(Imagem: Site Whatsapp)

Essa é uma maneira de evitar que clientes enviem dúvidas para seu número privado, o que pode ser um incômodo para muitas pessoas e também não demonstra tanto profissionalismo assim. Além de deixar suas mensagens mais organizadas, claro.

Bônus: Venda Produtos Com o Whatsapp Pay

Os usuários do Whatsapp estão sempre interessados em maneiras fáceis e seguras de realizar pagamentos de compras. E isso já é realidade no aplicativo…

Em junho deste ano, a empresa disponibilizou o Whatsapp Pay, ferramenta de pagamentos dentro do aplicativo de mensagens…

Nesse sentido, os usuários da plataforma já conseguem fazer transações utilizando cartões com a função débito filiadas ao Whatsapp instantaneamente. 

E você, empreendedor, deve tirar proveito desta funcionalidade e se possível, disponibilizá-la aos seus clientes para tornar o processo de venda dos produtos mais prático e eficaz.

Afinal, Vale a Pena Vender Pelo Whatsapp?

Definitivamente, SIM! Mas é essencial ter um bom planejamento para utilizar os recursos do aplicativo para aumentar o seu faturamento…

O aplicativo é muito utilizado pelos brasileiros diariamente e há altas probabilidades de conseguir resposta dos seus contatos. Inclusive, o Whatsapp assumiu um papel extremamente relevante no varejo hoje em dia…

Lembre-se de sempre respeitar seus clientes e não ser um vendedor inconveniente, afinal, nenhum empreendedor desejaria ser bloqueado ou denunciado na plataforma. 

Viu como vender fazer vendas pelo Whatsapp aumenta suas oportunidades de bom faturamento? 

O aplicativo realmente tornou-se indispensável aos pequenos e médios empreendedores, especialmente aqueles que estão à procura de ferramentas para conquistar clientes e ter uma lucratividade alta!

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