Como Tirar Fotos de Produtos com Celular: Tutorial COMPLETO

Última atualização em 22 de junho de 2021 por Felipe Vannucci

Quem vende no Ecommerce certamente já se perguntou como tirar fotos de produtos com celular, não é mesmo?

Nem todo mundo tem uma câmera profissional à disposição, mas esse equipamento não é totalmente necessário para tirar fotos incríveis de produtos. A câmera do smartphone é uma grande aliada dos empreendedores que buscam alcançar metas cada vez mais altas em seus negócios…

Sabe por quê?

As imagens utilizadas nas páginas dos produtos de sua loja virtual são determinantes para realizar boas vendas. Assim, percebemos que fotos de excelente qualidade são cruciais para um bom faturamento… 

É isso que você vai aprender a fazer hoje, a tirar fotos de produtos com celular. Aproveite todas as sugestões ao decorrer do texto!

como-tirar-fotos-de-produtos-com-celular
(Imagem: Pexel)

Por que Tirar Boas Fotos de Produtos com Celular?

É recomendado ter um ponto de vista do cliente e entender como esse indivíduo gostaria de fazer uma compra no seu negócio. 

Para isso, você pode refletir sobre alguns pontos: quais aspectos eles consideram importantes na hora de fazer uma compra? 

Pensou nas fotos do anúncio do produto? Pois é… Elas são o que mais chamam a atenção dos consumidores

E outro ponto importante:

Pense que os clientes de Ecommerce não têm o produto em mãos, como acontece nas lojas físicas, por isso, é importante que as imagens valorizem o seu produto.

Além disso, não se deve descartar a relevância de uma descrição detalhada com todas as informações dos produtos. Mas vamos dar uma dica sobre isso adiante…

Por ora, como fazer para tirar fotos de produtos com celular?

Saiba Como Tirar Fotos de Produtos com Celular

Pense nos maiores sites de Ecommerce do país e do mundo. Eles costumam investir em imagens de alta qualidade porque elas ajudam a potencializar as vendas…

Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis para você acertar em cheio na hora de capturar imagens. Desde a organização do produto até os momentos finais para subir as imagens no seu site. Veja!

Limpe as Lentes da Câmera do Celular

Antes de abrir o aplicativo da câmera, certifique-se de que as lentes do seu smartphone estão limpas.

Levamos o celular para vários lugares, sempre deixando o aparelho no bolso ou na mochila. Por causa dessas circunstâncias, a lente do aparelho pode ficar suja ou empoeirada. E com isso, as fotos podem ficar borradas e sem qualidade…

Ou seja, é preciso evitar que isso aconteça. Utilize algum pano seco de microfibra ou de algodão para higienizar a parte traseira do dispositivo eletrônico. Limpe com cuidado para não danificar a câmera do seu celular.

Verifique as Configurações da Câmera 

Outra etapa importante sobre como tirar fotos de produtos com celular é ajustar o tamanho da foto. 

Cada smartphone tem suas especificações no que diz respeito à qualidade da câmera e resolução. O recomendado é tirar fotos de produtos utilizando um tamanho que não prejudique o resultado, de preferência 4:3.

Lembre-se de deixar os níveis de saturação, contraste e brilho no regular e, assim, evitar que a imagem fique prejudicada. 

Use uma Boa Iluminação

Escolha um espaço onde tenha bastante luminosidade, de preferência ao ar livre. A luz natural é a melhor de todas no quesito fotografia, por isso, aproveite tudo o que ela tem a oferecer.

Muitas pessoas ficam satisfeitas com o resultado de uma imagem bem iluminada e chamativa. Afinal, todos os detalhes ficam visíveis e são beneficiados por uma boa luz. 

Uma boa dica também é, caso você queira deixar as suas fotos ainda mais profissionais, monte um mini estúdio fotográfico. É mais simples do que você imagina!

Confira o Foco Antes de Tirar Fotos de Produtos Com o Celular

Agora que você está com o aplicativo da câmera aberto, chegou o momento de conferir o foco. Dependendo da proximidade entre a lente da câmera e o produto, a foto pode sair desfocada…

Por isso, vale destacar que uma distância de meio metro é o suficiente para capturar os detalhes da sua mercadoria. 

Segure o smartphone na posição horizontal ou na vertical, dependendo do tamanho do produto. E coloque o aparelho em alguma superfície plana para evitar fotos tremidas.

Escolha o Melhor Fundo Para as Suas Fotos

O produto é definitivamente a parte principal da imagem. No entanto, é preciso prestar atenção ao fundo,pois  tudo que estiver ao redor do produto pode interferir na imagem

Assim, para que os produtos tenham destaque na foto, é necessário arrumar o espaço antes de começar a tirar as fotos… 

Se possível, escolha uma parede lisa para o fundo, com cores claras, de preferência branca. Quanto menos chamativo o fundo for, maior será a visibilidade do seu produto.

Tire Várias Fotos do Mesmo Produto 

Outra dica importante sobre como tirar fotos de produtos com celular é tirar muitas fotos e em diferentes ângulos. Quando há várias opções de fotos do mesmo produto fica mais fácil escolher as melhores no momento da edição…

Por isso, tirar cerca de 5 a 10 fotos do mesmo item auxilia na criação de uma pequena galeria com as melhores imagens do seu produto

Se você não tem experiência com fotografia, não pule essa etapa! É melhor garantir várias imagens do que precisar tirar as fotos novamente, certo?

Edite as Imagens

Temos certeza de que você vai conseguir tirar fotos dos seus produtos com as sugestões deste artigo. Entretanto, um pouco de edição pode ajudar, não é mesmo?

Editar as imagens é uma parte muito importante para aquelas pessoas com dúvidas sobre como tirar fotos de produtos com celular. 

Mas calma, não é preciso entender tudo sobre programas de edição para melhorar suas fotos…

A maioria dos aplicativos de edição disponibilizam ferramentas básicas que já vão te ajudar muito nesse sentido. Com elas, é possível cortar alguma parte da imagem que tenha aparecido de surpresa ou até mesmo aumentar o brilho ou saturação da foto.

Apenas Tirar Boas Fotos é o Suficiente Mostrar seus Produtos?

É parte determinante, mas é preciso ir além…

Para ter imagens de alta qualidade nas páginas dos seus produtos, é imprescindível montar uma descrição completa, como mencionado anteriormente. 

Mas como fazer isso? É simples! 

Basta analisar todas as especificações do produto e disponibilizá-las na página de venda da sua mercadoria…

Assim, tenha sempre em mente uma perspectiva de consumidor e identifique os detalhes mais importantes. Insira todas as informações do seu produto, que costumam ser sobre medidas, marca, cor e modelo. E mais: dê dicas de uso!

Dessa forma, pode acreditar: os seus clientes vão se sentir mais confortáveis ao realizar compras no seu Ecommerce… 

Agora você sabe como tirar fotos de produtos com o celular! Viu como é fácil? Pode parecer desafiador no começo, por isso, persista. Tudo é questão de prática, então, continue fotografando seus produtos para aumentar suas vendas… 

Se preciso, confira novamente todas as dicas que mencionamos ao decorrer do artigo e garanta excelentes imagens para o seu Ecommerce.

Leia também: Retenção de Clientes: 9 Estratégias Para Fidelizá-los

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.