Fotografia para Ecommerce: como fazer?

Última atualização em 16 de julho de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

Você já deve estar cansado de escutar que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, correto? Mas se você está pensando em abrir uma loja virtual é melhor levar a sério essa afirmação, pois investir em fotografia de produtos será fundamental para alavancar o seu negócio. Pense que o cliente não terá a oportunidade de manipular seu produto antes de efetivar a compra pela internet. Desta forma, a única experiência que ele pode ter mais próxima da realidade acerca do seu produto será por meio da fotografia. Mas afinal: qual a melhor maneira de produzir fotos para o seu Ecommerce?
fotografias de produtos

Em primeiro lugar, é importante saber que todas as imagens devem possuir alta qualidade para chamar atenção do cliente e converter a navegação no site em compras. Boas fotos passam confiança e credibilidade ao consumidor, além de despertar sentimentos e sensações. É o caso, por exemplo, das fotografias de alimentos. Certamente você não irá comprar nenhum prato ilustrado por imagens nada atraentes, não é mesmo?

PENSE COMO SEU CLIENTE

A melhor maneira de saber se uma foto será simpática para o seu consumidor é pensar como ele pensaria. Quando nos colocamos no lugar do consumidor conseguimos ter uma noção melhor e mais clara do que ele gostaria de ver. Outros recursos devem ser adotados para reforçar o conceito que você deseja transmitir para o seu público-alvo: vale à pena colocar algum objeto acompanhando o seu produto? No caso de malas de viagens, por exemplo, pode ser que seja importante preencher a bagagem com alguns produtos para mostrar quanta coisa cabe dentro daquela mala.

Outro recurso bastante utilizado pelo Ecommerce é produzir fotografias dos produtos que ilustrem situações reais do dia-a-dia. Isso não quer dizer que você não possa disponibilizar fotos individuais dos objetos, até porque seu cliente ficaria mais satisfeito em ver outras imagens do produto antes de decidir a compra.

No caso de uma cafeteira, por exemplo, muitos fabricantes – além de postarem fotos individuais dos produtos – também produzem fotografias para mostrar as cafeteiras sob as mesas junto a outros utensílios. Isso ajuda o consumidor a visualizar como o produto ficaria em sua casa. Assim, além do valor de utilidade do produto, ele também passa a ser valorizado como uma peça decorativa para sala ou cozinha dos interessados.

Outro exemplo que podemos citar são os móveis ou camas. Já imaginou, por exemplo, comprar uma cama pela internet sem visualizá-la com o colchão? Parece estranho, e é mesmo! Isso porque precisamos imaginar como utilizaremos os produtos antes de efetivar a compra.

FOTOGRAFIA: QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA?

 

Diversos estudos mostram que as cores influenciam diretamente os sentimentos do consumidor. Você já parou para pensar por que as cores do McDonald´s ou da Pizza Hut são vermelhas? Porque o vermelho, assim como o roxo e o amarelo, é uma cor que desperta a fome. Por isso, atente quando observar imagens vendidas na internet com fundos coloridos. Um bom exemplo são os produtos de higiene pessoal. Estudos apontaram que o azul remete limpeza e higiene. Desta forma, fotografias de toalhas ou produtos de limpeza em prateleiras e mesas azuis passaram a ser utilizadas com mais frequência.

Antigamente, quando o marketing ainda não conhecia melhor a complexidade dos sentimentos humanos, basicamente eram utilizados fundos brancos ou pretos para a produção das fotografias de produtos. Após a divulgação destes estudos, diversos fabricantes passaram a oferecer rolos de tecidos coloridos para compor o fundo das imagens.

O amarelo, por exemplo, também remete o consumidor ao sentimento de alegria, e por isso passou a ser adotado como fundo das imagens de brinquedos. Já os utensílios para o quintal de casa, como cortadores de grama, mangueiras e até mesmo piscinas passaram a utilizar o verde como pano de fundo, pois a cor remete sentimentos de liberdade e natureza, transmitindo o conceito dos produtos que são utilizados no quintal da casa, ou seja, na principal área de lazer do imóvel. Desta forma, um bom exercício para você começar a praticar a partir de agora é observar as cores das marcas mais famosas e conversar com designers sobre o assunto para entender as melhores cores que vão apoiar a identidade visual dos seus produtos. Equilíbrio, harmonia, luxo, velocidade, criatividade ou conforto? Todos esses sentimentos poderão ser despertados no consumidor a partir da escolha certa das cores utilizadas pelo seu negócio.

COMO COMEÇAR?

Se você ainda não sabe exatamente quais são as cores ideais para cada tipo de produto e sentimentos, comece utilizando o fundo branco em suas fotografias. Conhecido como fundo infinito, é uma cor neutra que atinge excelentes resultados tanto na fotografia de produtos quanto na fotografia de pessoas. A iluminação utilizada no ambiente será de grande importância para a qualidade da fotografia. Tenha em mente que bons produtos podem ser ofuscados por imagens ruins, enquanto produtos de baixo valor podem ser mais atraentes ao consumidor em razão de uma fotografia bem produzida. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da iluminação, basta lembrar que uma das frases mais famosas do cinema é: “Luz, câmera, ação!”

De acordo com especialistas em fotografias de produtos, é possível ter um controle maior sobre a iluminação quando as fotos são produzidas em estúdio. Entretanto, a luz natural ainda continua sendo a mais recomendada. Para isso, o horário do meio da tarde é o mais apropriado. Atente também para as sombras atrás do objeto. Nas melhores fotografias, a sombra, quando aparece, é bem suave e bem distribuída em torno do objeto.

VARIAÇÕES DE CLIQUES

Procure produzir fotos em ângulos diferentes para que o consumidor veja todos os detalhes do produto. Quando compramos uma televisão, por exemplo, consideramos importante a visualização lateral do produto, pois além de saber quantas polegadas a televisão possui, também queremos visualizar se ela é mais fina, mais grossa, entre outros detalhes. Por isso, opte por fotografias que ilustrem o produto em três dimensões. Isso permite ao consumidor saber com exatidão o tamanho, o formato e o designer do produto, além de evitar que você seja surpreendido com um pedido de devolução ou troca da mercadoria.

EDITE COM UM BOM TRATAMENTO A FOTOGRAFIA

Produza diversas fotos do mesmo produto. Somente quando jogar as imagens no computador é que você terá condições de avaliar quais delas serão aproveitadas e quais serão descartadas por não transmitirem com exatidão o conceito do produto. É neste momento também que você deve utilizar um bom editor de fotos para padronizar o mesmo tratamento de imagem para todas as fotografias.
Mas preste muita atenção: entende-se por tratamento de imagem cortes e pequenos realces de cores. Não pense em fazer alterações no produto para deixá-los mais atraentes, pois você pode terminar respondendo um bom processo por propaganda enganosa. Além disso, por favor, nem pense em utilizar filtros de imagem como aqueles oferecidos pelo Instagram.

NÃO PULE ETAPAS

Antes de publicar a fotografia do seu produto no site é recomendado que você observe se algumas etapas foram verificadas. Em primeiro lugar, imprima a imagem e perceba se ela é o foco do seu negócio. Por isso explicamos mais acima que é imprescindível pensar como o cliente. Muitos produtos possuem modelos disponíveis com várias opções de cores. Desta forma é interessante produzir fotografias com todas as opções de cores disponíveis para o consumidor.

Agora que você aprendeu como produzir boas fotografias para o seu negócio, conheça os cursos oferecidos pelo nosso grupo Ecommerce na Prática e mude de vida com seu próprio negócio.

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