Pesquisa Mostra que Brasileiros Estão Inseguros Sobre Uso do Whatsapp Pay

Última atualização em 28 de junho de 2021 por Felipe Vannucci

A liberação e a adoção do Whatsapp Pay vêm gerando discussões há algum bom tempo. Na semana passada, o serviço foi liberado para todos os usuários. Contudo, não dá para deixar de citar que a ferramenta ainda não é totalmente bem vista pelos consumidores.

Prova disso é uma recente pesquisa feita pela MindMiners, que comprova que quase 80% dos usuários do aplicativo estão preocupados sobre a segurança do serviço. Algo que os empreendedores do Ecommerce PRECISAM ficar bem atentos…

(Imagem: Pexels)

Brasileiros Desconfiam do Whatsapp Pay

O Whatsapp Pay, novo serviço do Whatsapp, está disponível para todos os usuários no território nacional desde o dia 23 de junho. Entretanto, a nova funcionalidade do aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil tem causado incertezas entre os usuários…

De acordo com os dados levantados pela MindMiners, a recepção do público brasileiro parece inconsistente. Pelo menos 78% dos brasileiros estão receosos em começar a usar a nova função do Whatsapp.

A questão do compartilhamento de dados ainda assusta os usuários, especialmente quando se trata da necessidade de registrar informações bancárias.

Por outro lado, o estudo também aponta que 42% dos brasileiros estão interessados em experimentar o novo recurso. 

Considerando que o Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados no país, os empresários devem ficar bem atentos a possibilidade de usar o serviço nas vendas…

Como as Transferências São Feitas no Whatsapp Pay

Para utilizar a funcionalidade, basta abrir o aplicativo, ir nas opções no canto superior direito e tocar em novo pagamento. É preciso escolher o contato desejado na lista e a opção pagar ou solicitar. Feito isso, o usuário deve inserir o valor desejado e finalizar a transferência.

Além disso, vale ressaltar que há uma lista de cartões parceiros da ferramenta, com bandeira Mastercard ou Visa, que são aceitos no aplicativo. Entre os bancos, estão: Banco do Brasil, Bradesco, Nubank, Banco Inter e outros. 

Assim, o usuário recebe um alerta sobre a proteção na transferência, uma vez que é necessário ter um PIN de segurança registrado para usar o Whatsapp Pay. Lembrando que é essencial estar de acordo com os termos de compromisso, assim o usuário evita quaisquer problemas relacionados à segurança.

Ou seja, um serviço que tem tudo para facilitar muito todo o processo de compra e venda online…

Vendas por Whatsapp Dispararam Nos Últimos Anos

Embora o Whatsapp Pay já esteja disponível para todos os usuários, vender pelo aplicativo não é novidade para os lojistas. Antes do lançamento do recurso, os brasileiros já estavam comprando pelo Whatsapp

Devido à pandemia, foi preciso que os empreendedores – principalmente os de lojas físicas – buscassem a reinvenção de seus negócios para conquistar novas vendas e não perder clientes…

Por esta razão, o uso do aplicativo de mensagens gratuito foi a saída para os lojistas manterem seus negócios funcionando. Ou seja, a plataforma foi totalmente crucial para que os empreendedores continuassem lucrando, até no período de crise…

E mais do que isso…

Mesmo após a reabertura dos estabelecimentos, os lojistas ainda utilizam o Whatsapp para vender online.

Desse modo, todo esse cenário é importante, principalmente porque o Ecommerce vem crescendo disparadamente nos últimos meses. A alta expectativa de crescimento para o setor em 2021 chama a atenção. A previsão do faturamento é de mais de R$ 100 bilhões.

Além disso, por que o Whatsapp não seja considerado propriamente uma rede social, não dá para não citar a ferramenta quando o assunto é crescimento das vendas por meio desses canais… 

Isto é, as vendas por redes sociais (o chamado Social Commerce) estão bem fortes. Isso foi comprovado por um estudo recente desenvolvido pela All In | Social Miner, junto da Etus e da Opinion Box, que apontou que o Whatsapp está entre as 4 mídias sociais mais utilizadas pelos compradores.

Diante disso, ainda que o Whatsapp Pay deixe os usuários um pouco inseguros, essa funcionalidade pode ser um importante meio de as empresas do Ecommerce venderem ainda mais.

É compreensível que os consumidores fiquem inseguros sobre um recurso que acabou de chegar, mas o Whatsapp está presente na vida dos brasileiros há bastante tempo, não é mesmo?

Por isso, de forma geral, o Whatsapp Pay tem tudo para se tornar uma funcionalidade vantajosa e com funções indispensáveis para o Ecommerce. E se você já usa o Whatsapp como para atendimento ou até mesmo para fechar vendas, considere conhecer o Whatsapp Pay um pouco mais a fundo. Leia também: Social Commerce: o que é e Como Usar no seu Negócio

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.