Social Commerce: Vendas Pelas Redes Sociais Crescem no Brasil

Última atualização em 22 de junho de 2021 por Maria Alice Medeiros

O Social Commerce não é só uma tendência, mas sim uma realidade para quem empreende online. Na prática, as vendas realizadas pelas redes sociais estão ganhando cada vez mais espaços entre os consumidores…

É o que aponta a pesquisa feita pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, em que afirma que 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar.

Um dado bastante animador e que faz sentido com toda a forte alta que o Ecommerce tem apresentado nos últimos meses… 

social-commerce
(Imagem: Freepik)

Da Pesquisa à Compra: Consumidores Focam nas Redes Sociais

De acordo com o levantamento, que ouviu 1125 brasileiros entre os dias 02 e 07 de junho de 2021, 76% dos consumidores usam as redes sociais para pesquisar produtos. Desse total, percebe-se que:

  • 56% preferem pesquisar pelas redes sociais para ter acesso a avaliação de outros clientes;
  • 54% comparam preços entre diferentes marcas/lojas;
  • 53% usam para ter certeza de que não se trata de um golpe ou fraude;
  • 49% utilizam para confirmarem se a loja é real.

E, na hora de realizarem a pesquisa por produtos, as pessoas usam mais os seguintes canais:

social-commerce
(Imagem: Pesquisa Social Miner)

Para André Patrocínio, CEO da Etus, esse cenário mostra que os consumidores acreditam que as redes sociais têm possibilitado o acesso a uma avaliação real sobre o produto e a loja…

E ressalta o quanto é fundamental que os empreendedores forneçam um bom atendimento nas redes sociais, sites e aplicativos:

“Quem está pesquisando quer saber a opinião de quem já comprou para ter certeza se o produto é de boa qualidade, se o tempo de entrega, preço e atendimento valem à pena, bem como se a compra é segura. Os comentários ficam visíveis, e isso pode ser bastante positivo à marca – ou não”, afirma.

Além disso, quando o assunto é a compra de produtos, 86% têm o hábito de comprar no Ecommerce. E 74% usam as seguintes redes sociais para fazer isso:

  • Google Shopping (53%);
  • Instagram (50%);
  • Facebook (43%);
  • Whatsapp (42).

Ou seja, plataformas extremamente relevantes para quem vende online hoje, seja apenas para produção de conteúdo ou, como no caso do Social Commerce, para as vendas diretas… 

Social Commerce Só Cresce

Hoje, há cerca de 4,2 bilhões de pessoas presentes nas redes sociais, segundo a We Are Social…

E, ainda de acordo com a pesquisa da Social Miner, 37% visitam as lojas virtuais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras

Diante disso, fica claro que o Social Commerce não para de ganhar mais espaço nos novos hábitos dos consumidores e precisa estar no radar dos empresários que vendem no Ecommerce…

Sobre isso, André Patrocínio afirma que as redes sociais têm se mostrado como uma vitrine, além de serem uma grande ferramenta de fidelização de clientes

“Tanto às grandes marcas, que conseguem dividir com os potenciais compradores a rotina de produção dos itens e serviços oferecidos, convidando-os a interagir e fazer parte desse dia a dia, quanto aos pequenos produtores e comércios locais, que conseguem divulgar seus negócios de maneira orgânica”, ressalta o executivo. 

Assim, não há muito como fugir: não resta outra opção aos empresários a não ser a de apostar nas redes sociais para ampliar ainda mais o poder de suas vendas. Algo que já está acontecendo…

Prova disso é que o investimento em anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram cresceram 60% de 2020 para o ano de 2021, segundo dados recentes divulgados pela Socialbakers. 

Leia Também: Conheça as 6 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.