O que é Ticket Médio e Como Aumentar o do seu Ecommerce

Última atualização em 15 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

O que é ticket médio é uma das perguntas que mais rondam a mente dos empreendedores – principalmente os iniciantes. Mas, independentemente disso, a missão de conhecer a fundo tudo sobre ticket médio é algo inevitável, principalmente quando o assunto é aumentar o faturamento dos negócios

Na verdade, existem várias formas de fazer o faturamento crescer… 

Você pode aumentar o número de clientes, vendas ou, simplesmente, aumentar o ticket médio, por exemplo.

Ao longo deste artigo, vou te apresentar estratégias para aumentar o faturamento do seu negócio, focando apenas no aumento do ticket médio…

Antes disso, é válido começar pelo básico (e, diga-se de passagem, ESSENCIAL): a compreensão do que é ticket médio.  

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O que é Ticket Médio?

O ticket médio é um indicador de performance de vendas do seu negócio. 

Basicamente, é a média com que os clientes gastam no seu Ecommerce…

E, para chegar ao seu valor, basta dividir o total do faturamento pelo número total de compras realizadas em um determinado período. Assim:

TM = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês

Vou te dar um exemplo:

Se a sua loja virtual teve R$ 15.000 reais em faturamento em um mês, vendendo para um total de 50 clientes, o ticket médio fica em R$ 300 (15.000 / 50).

E mais do que isso…

De acordo com o relatório Webshoppers 42, o valor do ticket médio tem mudado ao longo dos últimos meses – principalmente levando em conta a forte alta do Ecommerce

Para você ter uma ideia, o número de pedidos atingiu a marca de 90,8 milhões só no 1º semestre de 2020, 39% a mais em comparação ao mesmo período de 2019…

E, consequentemente, o valor do ticket médio teve uma alta de 6%, passando de R$ 404 para R$427

Diante disso, uma vez entendido o que e como calcular o ticket médio, não dá para fugir da seguinte pergunta:

O que fazer para aumentar o ticket médio do negócio?

Como Aumentar o Ticket Médio do seu Ecommerce

Forneça Frete Grátis

Está aí uma estratégia utilizada por empresários de diversos setores… 

Sabe por quê?

Porque o frete grátis é um benefício que sempre chama a atenção dos clientes!

Isso porque os consumidores tendem a associar o valor pago pelo frete a um gasto extra. Logo, ganhando o frete grátis, a tendência é que eles comprem mais produtos, sob o pensamento de adquirir mais itens em vez de pagar pelo custo do frete…

Dessa forma, se hoje o ticket médio da sua loja virtual é por volta de R$ 180 e você quer aumentar um pouco este valor, uma estratégia seria disponibilizar o frete grátis a partir de R$ 200, por exemplo… 

Certamente os clientes gastarão mais na sua loja!

Ofereça Outros Produtos

A estratégia de oferecer ao cliente combos de produtos ou itens relacionados é muito comum – tanto no varejo físico quanto no online.

Na prática, é bem simples: basta você interligar os seus produtos de alguma forma…

Por exemplo:

Se você tem uma loja virtual de cosméticos e o seu cliente compra um batom, aproveite e ofereça um rímel ou uma paleta de sombras, por exemplo. 

Viu como é simples?

Acredite, são iniciativas simples como esta que têm todo o potencial para gerar excelentes resultados quando o assunto é aumentar o ticket médio do seu negócio. 

Forneça Descontos Progressivos

Essa é uma estratégia que nasceu no comércio em atacado, mas funciona muito bem para o varejo em geral…

Basicamente, acontece como o próprio nome diz: conforme o cliente vai inserindo mais produtos no carrinho, mais descontos você oferecerá. Ou seja, isso acontece de forma progressiva. 

Por exemplo:

“Comprando 2 calças, você recebe 5% de desconto. Adicionando mais 2, ganha 10%” ou “Receba 5% de desconto em compras acima de R$ 100 e 10% nas acima de R$ 150”.

Ou seja, os descontos acabam incentivando o consumidor a comprar mais e, automaticamente, isso contribui para o aumento do seu ticket médio. 

Obs: fique apenas atento às margens de lucros do seu negócio! Não ofereça descontos que possam causar algum prejuízo ao seu faturamento. Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo “Como Calcular a Margem de Lucro de um Produto e da Emrpesa”. 

Tenha um Programa de Fidelidade

Esta estratégia funciona como uma espécie de programa de recompensa e é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para aumentar o ticket médio de um Ecommerce…

Acontece da seguinte forma:

Após cada compra, o cliente acumula pontos, que variam de acordo com o valor total de suas compras…

Assim, quando ele atinge uma determinada pontuação, automaticamente, ganha benefícios diversos. Desde brindes, descontos especiais a outras vantagens exclusivas

Ou seja, é um recurso simples e com uma alta eficácia…

E claro: os consumidores amam!

Aposte no Marketing Digital

Quando o assunto é aumentar o ticket médio e alavancar as vendas, ficar atento às tendências de marketing digital é algo CRUCIAL…

Mas mais do que isso…

É preciso investir de verdade em marketing digital!

Na prática, isso significa que se você fizer campanhas de divulgação mais segmentadas, as chances de você atingir potenciais clientes é muito maior. Ou seja, o marketing digital te dá a chance de ampliar as vendas do seu negócio ao direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas…

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer a fundo a sua persona. Depois, você pode utilizar as redes sociais, estratégias de email marketing, técnicas de SEO

Enfim, são muitas as opções! 

Por que o Ticket Médio de Vendas é Importante

Não tem jeito: acompanhar o ticket médio é FUNDAMENTAL para compreender e planejar o crescimento do seu Ecommerce.

Assim, na prática, aumentar o ticket médio do seu negócio significa levar mais dinheiro para a sua empresa…

E isso mesmo sem que não aumente o número de clientes e de vendas, por exemplo.

Além disso, é bom ter em mente que cada canal de venda tenha o seu respectivo ticket médio…

Contudo, é importante que você saiba o ticket médio geral do seu negócio. 

Mas não só isso…

O ticket médio deve ser monitorado com base no histórico do seu negócio. Isto é, nunca de forma isolada. É importante ter uma noção do todo do seu negócio!

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