Última atualização em 18 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Um erro comum dos empresários iniciantes no Ecommerce é começarem sem um método, com pouco ou quase nenhum estudo sobre o assunto. Acredite, isso não pode acontecer se você quer montar uma loja virtual de cosméticos de sucesso.
Então, é preciso que você tenha em mente que existem etapas a serem realizadas para tudo dar certo nos negócios. E sabe por que elas são importantes? Porque a concorrência é bem grande…
Segundo o Euromonitor International, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. O país só fica atrás nessa lista dos Estados Unidos, China e Japão. Na categoria de fragrâncias, inclusive, os brasileiros estão em 2º lugar, atrás apenas dos americanos.
Então, para te ajudar nisso, elaboramos uma lista com algumas dicas ESSENCIAIS para a sua loja ser um verdadeiro sucesso na internet. Dá só uma olhada!

Como montar uma loja virtual de cosméticos?
1 – Você não precisa de uma loja virtual
Sim, é verdade. Por mais que essa frase pareça estranha, esta é a nossa primeira dica para quem quer vender cosméticos pela internet. Vou explicar…
Apesar de o senso comum afirmar que um site é fundamental para começar no Ecommerce, isso não é verdade.
Uma boa maneira de começar é utilizando as redes sociais e os Marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e tantos outros. Eles vão te ajudar a gerar tráfego para a sua futura loja virtual.
Quanto às redes sociais, o instagram é uma que sai na frente quando o assunto é vendas… Só nos últimos meses, por exemplo, o aplicativo conseguiu superar o Facebook em 31% em termos de audiência. O total de interações foi quase 19 vezes maior, de acordo com o relatório da Socialbakers.
Adotando essa estratégia, você simplifica a operação e tem a oportunidade de testar seus produtos, garantindo que exista uma demanda real para eles…
Só algum tempo depois, com mais confiança e vendas diárias, é que você precisará consolidar a operação e construir a sua loja virtual de cosméticos.
2 – Tenha Personalidade
Não adianta montar uma loja virtual de cosméticos para ser apenas mais um negócio na internet… Se vai fazer, esforce-se para ter um diferencial e se destacar no segmento.
Mercados como esse são excelentes para quem tem “algo a dizer”. Então, defina um público-alvo, isto é, pense na sua persona. e levante a bandeira desse grupo. Venda produtos e crie conteúdos relevantes, que envolvam os seus clientes e também resolvam os seus problemas e necessidades.
Lembrando que você pode trabalhar com cosméticos naturais, sustentáveis, de luxo, populares etc. São muitas opções!
3 – Faça uma identidade visual para a sua loja
A realização da identidade visual é tão importante quanto a escolha do nome de uma marca…
Por isso, logo de início, escolha as cores que vão compor a sua marca e o logotipo!
É muito importante que você defina isso tudo para que, na hora de montar a sua loja virtual do zero, você siga esses padrões…
Uma identidade visual bem definida passa confiança ao cliente quando ele acessa a sua loja virtual… Dá uma aparência mais profissional, entende?
Para isso, você pode contratar um designer para criar o logotipo da sua marca. Mas, caso não seja possível, a dica é que você use o Canva, uma excelente ferramenta de criação de artes.
4 – Faça Excelentes Fotos dos Produtos
Desde que o mundo é mundo, as fotografias são importantes para vender produtos e serviços. Porém, o fator “estética” torna-se ainda mais importante quando falamos de mercados como o da moda ou o de cosméticos.
Vai fotografar os seus produtos?
Então, conheça o mínimo sobre o tema. Isto é, preste atenção aos seguintes pontos:
- Use boa boa luz (de preferência, a natural);
- Faça bons enquadramentos das peças;
- Tenha atenção ao foco da imagem;
- Utilize acessórios de apoio;
- Edite as fotos.
Não tem como arcar com os custos de um profissional? Tudo bem! Dá para fazer em casa ou no escritório da sua empresa. Basta ter um smartphone com uma boa câmera!
E saiba: boas fotos são cruciais para as vendas dos produtos!
5 – Formando o seu estoque
Quanto ao estoque, você precisará montá-lo com fornecedores de confiança que pratiquem preços competitivos….
Na verdade, bons fornecedores são essenciais para o sucesso do seu negócio. Se você tem um Ecommerce e faz uma má escolha no momento de definir os fornecedores, isso pode significar desde altos custos até escassez de produtos em momentos importantes da sua operação.
Sendo assim, é preciso estudar quanto capital disponível a empresa tem e qual será a linha inicial de produtos. Definido isso, sente-se em frente ao computador, abra o Google e comece a pesquisar por potenciais parceiros.
6 – Descubra o Diferencial da sua Marca
Por fim, chegou a hora de pensar nos diferenciais da sua empresa. Afinal, por que os consumidores deveriam comprar com você e não com os seus concorrentes?
Você terá:
- Preço mais baixo?
- Qualidade superior?
- Entrega rápida?
- Programa de fidelidade?
- Bom atendimento?
- Produtos exclusivos?
Todos podem ser fatores de diferenciação para o seu negócio…
Aliás, sobre isso, temos um outro artigo em que você pode aprender em detalhes a como criar um diferencial para o seu Ecommerce.
7 – Obtenha um Certificado Digital
O certificado digital é uma licença para que você possa emitir notas fiscais eletrônicas das vendas que você faz em sua loja.
Ou seja, é um documento obrigatório para o seu negócio! É com esse certificado que você vai despachar os seus produtos…
É, basicamente, um arquivo eletrônico que garante a autenticidade e proteção das informações trocadas entre você e seu cliente.
E saiba: o contrato desse certificado é feito por um período de, no mínimo, 1 ano.
8 – Divulgue a sua Loja Virtual
Na hora de montar uma loja virtual, saiba que a divulgação dela, hoje, é um dos fatores essenciais para que o público conheça a sua marca.
Afinal, as pessoas precisam saber que a sua loja virtual existe, certo? Para isso, invista em anúncios, marketing digital e redes sociais.
Procure usar as redes sociais do seu negócio para criar conteúdos relevantes que atraiam o seu público. Lá, você também pode direcionar a sua audiência para a sua loja virtual…
Você também pode usar as técnicas de SEO para que as pessoas que buscam produtos no Google encontrem a sua loja de forma mais rápida. É uma estratégia que leva um tempinho para dar resultados, mas vale muito a pena.
Então, gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.