14 Dicas Cruciais Para Você Montar sua Loja Virtual de Cosméticos

Última atualização em 16 de agosto de 2021 por Felipe Vannucci

Um erro comum dos empresários iniciantes no Ecommerce é começarem sem um método, com pouco ou quase nenhum estudo sobre o assunto. Acredite, isso não pode acontecer se você quer montar uma loja virtual de cosméticos de sucesso. 

Então, é preciso que você tenha em mente que existem etapas a serem realizadas para tudo dar certo nos negócios. E sabe por que elas são importantes? Porque a concorrência é bem grande…

Segundo o Euromonitor International, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. O país só fica atrás nessa lista dos Estados Unidos, China e Japão. Na categoria de fragrâncias, inclusive, os brasileiros estão em 2º lugar, atrás apenas dos americanos.

Então, para te ajudar nisso, elaboramos uma lista com algumas dicas ESSENCIAIS para a sua loja ser um verdadeiro sucesso na internet. Dá só uma olhada!

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Como montar uma loja virtual de cosméticos?

1 – Faça um plano de negócios

Ao pensar em como montar uma loja virtual de cosméticos, saiba que o plano de negócio é a base de todo o seu negócio. Na prática, é um documento em que você vai escrever informações importantes sobre a sua empresa, desde pontos cruciais para o crescimento até questões que podem dificultar o sucesso do seu negócio… 

Por exemplo: quantidade ideal para cada produto no estoque, nomes dos fornecedores, capital de giro, meios de pagamentos disponíveis, se vai optar pelos Correios ou transportadoras na hora da entrega, profissional responsável por tirar fotos dos produtos, quem vai criar o site etc. 

Pense assim…

Faça um plano de negócios bem completo para evitar eventuais riscos e surpresas desagradáveis que possam aparecer pelo caminho.

2 – Você não precisa de uma loja virtual

Sim, é verdade. Por mais que essa frase pareça estranha, esta é a nossa primeira dica para quem pensa em como montar uma loja virtual e vender cosméticos pela internet. Vou explicar…

Apesar de o senso comum afirmar que um site é fundamental para começar no Ecommerce, isso não é verdade. 

Uma boa maneira de começar é utilizando as redes sociais e os Marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e tantos outros. Eles vão te ajudar a gerar tráfego para a sua futura loja virtual. 

Quanto às redes sociais, o instagram é uma que sai na frente quando o assunto é vendas… Só nos últimos meses, por exemplo, o aplicativo conseguiu superar o Facebook em 31% em termos de audiência. O total de interações foi quase 19 vezes maior, de acordo com o relatório da Socialbakers.

Adotando essa estratégia, você simplifica a operação e tem a oportunidade de testar seus produtos, garantindo que exista uma demanda real para eles…

Só algum tempo depois, com mais confiança e vendas diárias, é que você precisará consolidar a operação e construir a sua loja virtual de cosméticos.

3 – Tenha Personalidade na hora de pensar em como montar uma loja virtual

Não adianta montar uma loja virtual de cosméticos para ser apenas mais um negócio na internet… Se vai fazer, esforce-se para ter um diferencial e se destacar no segmento.

Mercados como esse são excelentes para quem tem “algo a dizer”. Então, defina um público-alvo, isto é, pense na sua persona. e levante a bandeira desse grupo. Venda produtos e crie conteúdos relevantes, que envolvam os seus clientes e também resolvam os seus problemas e necessidades.

Lembrando que você pode trabalhar com cosméticos naturais, sustentáveis, de luxo, populares etc. São muitas opções!

4 – Faça uma identidade visual para a sua loja

A realização da identidade visual é tão importante quanto a escolha do nome de uma marca na hora de montar uma loja virtual de cosméticos…… 

Por isso, logo de início, escolha as cores que vão compor a sua marca e o logotipo

É muito importante que você defina isso tudo para que, na hora de montar a sua loja virtual do zero, você siga esses padrões…

Uma identidade visual bem definida passa confiança ao cliente quando ele acessa a sua loja virtual… Dá uma aparência mais profissional, entende?

Para isso, você pode contratar um designer para criar o logotipo da sua marca. Mas, caso não seja possível, a dica é que você use o Canva, uma excelente ferramenta de criação de artes. 

5 – Faça Excelentes Fotos dos Produtos

Desde que o mundo é mundo, as fotografias são importantes para vender produtos e serviços. Porém, o fator “estética” torna-se ainda mais importante quando falamos de mercados como o da moda ou o de cosméticos.

Vai fotografar os seus produtos? 

Então, conheça o mínimo sobre o tema. Isto é, preste atenção aos seguintes pontos:

  • Use boa boa luz (de preferência, a natural);
  • Faça bons enquadramentos das peças;
  • Tenha atenção ao foco da imagem;
  • Utilize acessórios de apoio;
  • Edite as fotos.

Não tem como arcar com os custos de um profissional? Tudo bem! Dá para fazer em casa ou no escritório da sua empresa. Basta ter um smartphone com uma boa câmera!

E saiba: Mini Estúdio Fotográfico: Saiba Como Fazer Fotos de Produtos em Casa

6 – Forme o seu estoque

Quanto ao estoque, você precisará montá-lo com fornecedores de confiança que pratiquem preços competitivos….

Na verdade, bons fornecedores são essenciais para o sucesso do seu negócio. Se você tem um Ecommerce e faz uma má escolha no momento de definir os fornecedores, isso pode significar desde altos custos até escassez de produtos em momentos importantes da sua operação.

Sendo assim, é preciso estudar quanto capital disponível a empresa tem e qual será a linha inicial de produtos. Definido isso, sente-se em frente ao computador, abra o Google e comece a pesquisar por potenciais parceiros.

7 Organize os produtos da sua loja virtual

Se você está pensando em como montar uma loja virtual, saiba que uma gestão de estoque precisa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Uma das principais tarefas desse tipo de gerenciamento é organizar os produtos por categorias

Geralmente, os itens cosméticos são pequenos e até mesmo parecidos, por isso, tenha bastante cuidado na etapa da organização. É uma fase importante que vai ajudar você a evitar contratempos na hora de despachar os produtos para os clientes.

Por isso, o indicado é sempre organizá-los em subdivisões como marcas, coleções ou linhas de produtos. Não se esqueça também de acompanhar o prazo de validade…

Assim, você não sai no prejuízo, mantém a rotatividade do estoque e ainda garante a satisfação dos consumidores. Acredite, isso é imprescindível na hora de pensar em como montar uma loja virtual e cosméticos.

8 – Descubra o Diferencial da sua Marca

Chegou a hora de pensar nos diferenciais da sua empresa. Afinal, por que os consumidores deveriam comprar com você e não com os seus concorrentes?

Você terá:

  • Preço mais baixo?
  • Qualidade superior?
  • Entrega rápida?
  • Programa de fidelidade?
  • Bom atendimento?
  • Produtos exclusivos?

Todos podem ser fatores de diferenciação para o seu negócio… 

Aliás, sobre isso, temos um outro artigo em que você pode aprender em detalhes a como criar um diferencial para o seu Ecommerce.

9 – Obtenha um Certificado Digital

O certificado digital é uma licença para que você possa emitir notas fiscais eletrônicas das vendas que você faz em sua loja. 

Ou seja, é um documento obrigatório para o seu negócio! É com esse certificado que você vai despachar os seus produtos…

É, basicamente, um arquivo eletrônico que garante a autenticidade e proteção das informações trocadas entre você e seu cliente

E saiba: o contrato desse certificado é feito por um período de, no mínimo, 1 ano.

10 – Divulgue a sua Loja Virtual

Na hora de montar uma loja virtual, saiba que a divulgação dela, hoje, é um dos fatores essenciais para que o público conheça a sua marca. 

Afinal, as pessoas precisam saber que a sua loja virtual existe, certo? Para isso, invista em anúncios, marketing digital e redes sociais.

Procure usar as redes sociais do seu negócio para criar conteúdos relevantes que atraiam o seu público. Lá, você também pode direcionar a sua audiência para a sua loja virtual…

Você também pode usar as técnicas de SEO para que as pessoas que buscam produtos no Google encontrem a sua loja de forma mais rápida. É uma estratégia que leva um tempinho para dar resultados, mas vale muito a pena. 

11 Aposte em Promoções 

Não tem jeito, todo consumidor compra mais quando tem acesso a algum cupom de desconto ou oferta. E investir nos mais variados tipos de promoções pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio, principalmente na fase inicial.

Que tal disponibilizar cashback aos seus consumidores? Ou descontos por indicarem um amigo para fazer pedidos na sua loja online? O cupom de primeira compra também pode ser um grande diferencial para atrair cada vez mais clientes…

Por último, elabore um calendário de promoções com foco nas datas comemorativas. Essa é uma técnica quase infalível quando aplicada do jeito certo, ou seja, deve fazer parte do seu planejamento de como montar uma loja virtual…

Afinal, os clientes amam presentear amigos e entes queridos, logo, você precisa aproveitar momentos como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados e disparar o faturamento do seu negócio. 

12 – Pense na logística quando for montar uma loja virtual de cosméticos

Pensar no envio da encomenda até a casa do cliente é o básico, certo? Entregas feitas dentro do prazo é algo determinante para as pessoas comprarem novamente com você…

Por isso, para que tudo ocorra bem nesse sentido, é preciso seguir as algumas etapas básicas de logística:

  • Aquisição dos produtos que serão vendidos;
  • Contato com Fornecedores; 
  • Armazenamento e controle do estoque de produtos; 
  • Preparo dos pedidos; 
  • Embalagens das Encomendas;
  • Envio dos produtos para os clientes; 
  • Rastreio dos pedidos enviados. 

Sendo assim, manter tudo organizado vai te ajudar a ter o controle sobre as suas vendas de cosméticos e chegar ao seu objetivo final, que é garantir que consumidores fiquem satisfeitos com as compras!

13 Teste o funcionamento da sua loja virtual de cosméticos 

Assim que os empreendedores concluírem os passos de como montar uma loja virtual de cosméticos, os clientes vão acessar as páginas. Mas será que tudo está funcionando apropriadamente?

A melhor maneira de descobrir isso é testando todos os recursos da sua loja virtual. Acesse todas as páginas e verifique se os conteúdos estão sendo exibidos adequadamente. Faça buscas, insira produtos no carrinho e finalize um pedido.

Se houver algum problema, entre em contato imediatamente com o desenvolvedor da página ou plataforma de Ecommerce. O essencial é que os consumidores consigam navegar pelo seu site sem dificuldades.

14 – Preze por um bom atendimento

Fazer um atendimento adequado é crucial. Mas isso não é só na hora de o cliente comprar, mas sim antes e também depois da compra! Atualmente, o setor de pós-venda de uma empresa é um dos mais importantes para reter e fidelizar os clientes

Sabe por quê?

Porque caso aconteça algum problema com a venda, o consumidor tem que ser atendido de forma rápida e eficiente. É isso que vai fazer com que ele não fique insatisfeito e retorne mais vezes para comprar na sua loja virtual…

Vale a Pena Montar Uma Loja Virtual de Cosméticos?

Se você quer vender pela internet e se identifica com o segmento de cosméticos, por quê não?

Tudo vai depender da sua vontade de ter um negócio online e da disposição para fazer o negócio ter sucesso!

Como vimos anteriormente, o Brasil está entre os principais mercados de beleza e cuidados pessoais do mundo. E, levando em consideração a alta ABSURDA do Ecommerce nos últimos meses, certamente você achará excelentes oportunidades de vendas…

A verdade é que as pessoas hoje estão muito mais habituadas às compras online do que antes…

Por isso, não perca tempo: trace as estratégias certas quando for montar a loja virtual de cosméticos e não hesite em pôr a mão na massa!

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