Nome para loja virtual: como escolher um?

Última atualização em 3 de agosto de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

Você está querendo abrir uma loja virtual e empacou na escolha do nome? Fique tranquilo, o nome para loja virtual é a sua identidade. Desta forma, pensar em um bom nome pode demandar tempo para a tomada de decisão correta. Por isso, elaboramos algumas dicas que vão ajudar neste processo. Confira!

nome para loja

Nome para loja virtual: como escolher?

O primeiro passo que você precisa tomar é pensar em um nome que faça sentido com o nicho de mercado que o seu ecommerce irá atuar. Você já parou para pensar, por exemplo, na motivação para escolha do nome da marca Submarino? A intenção foi mergulhar o consumidor em um mar de produtos. Faz sentido? Pode parecer uma bobeira, mas se você busca centenas de variedades num local só, a escolha foi certeira.

A utilização de palavras chaves sobre o seu negócio também é uma boa estratégia. O site “Meu carro novo” soube bem como utilizar esse conceito e atingiu o sucesso tão esperado com a identidade de marca. Outra boa dica é a utilização de prefixos e sufixos. Já parou para pensar sobre a Polishop? O prefixo poli quer dizer multiplicidade, ou seja, também recai nessa expressão a variedade de produtos.

Atente também para os nomes próprios e de regiões. A Magazine Luiza, Ricardo Eletro e Marisa souberem trabalhar bem este conceito e hoje colhem os frutos. No mesmo patamar estão as Casas Bahia. Se o nome do proprietário ou do local onde o trabalho é feito tiver importância para o conceito da sua marca, pense nisso!

Outra estratégia é colocar os nomes no diminutivo quando o conceito da sua marca gira em torno de gestos como carinho, por exemplo. Os sites Império da Papinha e Bonequinho Show ilustram bem a utilização dessa técnica. O mesmo pode ser feito em direção oposta, afinal, você já deve ter escutado falar do Atacadão.

Mesclar palavras também pode ser interessante, dependendo do seu produto. A Chocolândia, por exemplo, levantou o nome da marca pensando em remeter o potencial cliente às lembranças da Disneylândia. Quer outro exemplo? Fastshop! A marca uniu velocidade (fast) com shop, que significa compras, ou seja, compras rápidas.

As siglas também são bem utilizadas na hora de definir uma marca. É só lembrarmos da FIAT. Os proprietários acertaram duas vezes na escolha deste nome. Isso porque a sigla possui dois significados. O primeiro é o nome da companhia: “Fabbrica Italiana Automobili Torino”. Além disso, “Fiat” quer dizer “faça-se” em latim.

Cuidados para escolher o nome da sua loja virtual

Atente para a sonoridade do nome da loja. O nome precisa ser simpático para o público. Por isso, cuidado com a utilização das letras w e y. Priorize sempre um nome que será fácil de soletrar. Letras atípicas do alfabeto podem confundir o consumidor.
Outra boa estratégia é utilizar o nome da sua marca para tocar o coração do consumidor. Trabalhar o sentimento de posse neste contexto é válido. É o que fizeram os sites “Meu timão” e “meu cabelo natural”. Lembre-se: quando for escolher um nome, ele deve ser fácil para escrever, ouvir e memorizar. Por isso é aconselhável nomes curtos. Eles são mais memoráveis do que outros. Perceba que foi assim que marcas como Apple, Kabum, Nike e Puma foram pensadas.

Agora que você já definiu um ótimo nome para loja virtual, chegou a hora de proteger este nome. Desta forma, entre em contato com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e registre a sua marca. Ma, antes de registrá-la, confirme também se nenhum domínio de site está ativo com o nome escolhido. Pelo site Registro.br é possível fazer essa busca em poucos segundos.

Essas são dicas básicas para você obter sucesso com o nome para loja virtual. Entretanto, há muitas outras coisas que você precisa aprender. Conheça os cursos que temos para ajudá-lo nesta jornada!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.