Nome para loja virtual: como escolher um?

Última atualização em 20 de setembro de 2021 por

Você está querendo abrir uma loja virtual e empacou na escolha do nome? Fique tranquilo, o nome para loja virtual é a sua identidade. Desta forma, pensar em um bom nome pode demandar tempo para a tomada de decisão correta. Por isso, elaboramos algumas dicas que vão ajudar neste processo. Confira!

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Nome para loja virtual: como escolher?

O primeiro passo que você precisa tomar é pensar em um nome que faça sentido com o nicho de mercado que o seu Ecommerce irá atuar. Você já parou para pensar, por exemplo, na motivação para escolha do nome da marca Submarino? 

A intenção foi mergulhar o consumidor em um mar de produtos. Faz sentido? Pode parecer uma bobeira, mas se você busca centenas de variedades num local só, a escolha foi certeira.

A utilização de palavras chaves sobre o seu negócio também é uma boa estratégia. O site “Meu carro novo” soube bem como utilizar esse conceito e atingiu o sucesso tão esperado com a identidade de marca. 

Outra boa dica é a utilização de prefixos e sufixos. Já parou para pensar sobre a Polishop? O prefixo poli quer dizer multiplicidade, ou seja, também recai nessa expressão a variedade de produtos.

Atente também para os nomes próprios e de regiões. A Magazine Luiza, Ricardo Eletro e Marisa souberem trabalhar bem este conceito e hoje colhem os frutos. No mesmo patamar estão as Casas Bahia. Se o nome do proprietário ou do local onde o trabalho é feito tiver importância para o conceito da sua marca, pense nisso!

Outra estratégia é colocar os nomes no diminutivo quando o conceito da sua marca gira em torno de gestos como carinho, por exemplo. Os sites Império da Papinha e Bonequinho Show ilustram bem a utilização dessa técnica. O mesmo pode ser feito em direção oposta, afinal, você já deve ter escutado falar do Atacadão.

Mesclar palavras também pode ser interessante, dependendo do seu produto. A Chocolândia, por exemplo, levantou o nome da marca pensando em remeter o potencial cliente às lembranças da Disneylândia. Quer outro exemplo? Fastshop! A marca uniu velocidade (fast) com shop, que significa compras, ou seja, compras rápidas.

As siglas também são bem utilizadas na hora de definir uma marca. É só lembrarmos da FIAT. Os proprietários acertaram duas vezes na escolha deste nome. Isso porque a sigla possui dois significados. O primeiro é o nome da companhia: “Fabbrica Italiana Automobili Torino”. Além disso, “Fiat” quer dizer “faça-se” em latim.

Pesquise Pelos Concorrentes do Seu Segmento 

A tarefa de conhecer a concorrência deve ser prioridade na rotina dos empreendedores ao montar o próprio negócio. Não apenas nesse momento, mas também ao pensar em nomes para loja virtual…

Geralmente, as lojas online são intituladas de forma que remetem ao nicho do mercado. Um clássico exemplo disso são os empreendimentos de peças de vestuário que tem a palavra “moda” no nome…

Vale lembrar que incluir palavras semelhantes ao seu segmento no nome da sua loja virtual não é algo obrigatório. Pode ser que você tenha interesse em criar um nome diferente da concorrência

Pensando nisso, os empreendedores devem fazer uma pesquisa aprofundada sobre os concorrentes ao pensar nos nomes para loja virtual. Em seguida, analisar cada um dos títulos e decidir os melhores…

Considere o Público-Alvo Antes de Escolher Nomes Para Loja Virtual 

É fundamental ter em mente o seu público-alvo antes de começar a organizar os nomes para loja virtual. Afinal, o título do seu empreendimento precisa ter uma relação com o estilo de vida dos seus consumidores…

Caso contrário, sua loja pode ser ofuscada por outros negócios do mesmo segmento. Por esta razão, tenha em mente quais os interesses da sua persona, além dos perfis de consumo…

As lojas virtuais com nomes mais informais tendem a chamar atenção dos adolescentes em vez dos adultos. A linguagem e o vocabulário utilizado no nome influenciam a reação de cada indivíduo…

Assim, será possível identificar se os nomes que você escolheu estão de acordo com as necessidades dos seus consumidores.

Além de ser um título simples e de fácil compreensão, os melhores nomes para lojas virtuais tendem a ser curtos e sem caracteres especiais. Sempre combinando com o perfil dos seus clientes…

Cuidados para escolher o nome da sua loja virtual

Atente para a sonoridade do nome da loja. O nome precisa ser simpático para o público. Por isso, cuidado com a utilização das letras w e y. Priorize sempre um nome que será fácil de soletrar. Letras atípicas do alfabeto podem confundir o consumidor.

Outra boa estratégia é utilizar o nome da sua marca para tocar o coração do consumidor. Trabalhar o sentimento de posse neste contexto é válido. É o que fizeram os sites “Meu timão” e “meu cabelo natural”. Lembre-se: quando for escolher um nome, ele deve ser fácil para escrever, ouvir e memorizar. Por isso é aconselhável nomes curtos. Eles são mais memoráveis do que outros. Perceba que foi assim que marcas como Apple, Kabum, Nike e Puma foram pensadas.

Agora que você já definiu um ótimo nome para loja virtual, chegou a hora de proteger este nome. Desta forma, entre em contato com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e registre a sua marca. Mas, antes de registrá-la, confirme também se nenhum domínio de site está ativo com o nome escolhido. Pelo site Registro.br é possível fazer essa busca em poucos segundos.

Essas são dicas básicas para você obter sucesso com o nome para loja virtual. Entretanto, há muitas outras coisas que você precisa aprender. Conheça os cursos que temos para ajudá-lo nesta jornada!

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