9 principais vantagens de vender nas Redes Sociais

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

As redes sociais respondem por 21% das vendas do Ecommerce – e a tendência é que o número cresça no ano que vem dados: NuvemShop. Com um ritmo acelerado de crescimento, há diversas vantagens e facilidades para começar a investir nessas plataformas, , além o potencial de atrair clientes e aumentar seu faturamento. Confira algumas vantagens de vender nas redes sociais abaixo:

vendas nas redes sociais

1- Decisão de compra 

De acordo com uma pesquisa realizada na SPC Brasil, 47% dos consumidores digitais procuram informações online antes de comprar um produto na loja física. Isso significa que as pessoas estão tomando decisões com base em sites e mídias sociais.

 É aí que as redes sociais entram na equação. Como o consumidor, em geral, já está ali dentro, esse também se torna um canal de informação sobre a marca. Portanto, quanto mais você oferecer um conteúdo de valor e for claro nas informações, mais confiança poderá despertar nos possíveis clientes. Como consequência disso, aumenta também as chances de venda.

2- Economia 

Para abrir uma conta nas redes sociais, você não precisa pagar por nada. Já para fazer um bom site, por exemplo, é preciso gastar dinheiro com uma hospedagem, estrutura, etc. As redes podem ser usadas para atrair clientes em potencial, sem a necessidade de se gastar para usá-las.

Além disso, existe grandes chances do seu público estar circulando diariamente por elas. Usando de forma correta as redes sociais, você aumenta as chances de atraí-lo.

Esta é uma vantagem que beneficia todos, desde o novo empreendedor que está preocupado com os custos para abrir o negócio, até o empreendedor que já tem uma loja física e deseja ampliar suas vendas no mundo virtual.

3- Redução da jornada de compra  

Algumas pessoas se incomodam em ter que sair da página em que estão navegando para olhar um produto ou realizar uma compra. Quando se deparam com essa situação, portanto, podem desistir da compra. 

Encontrar o produto desejado e conseguir realizar a compra pelo mesmo lugar é uma vantagem que facilita o cliente e agiliza a venda.

Além disso, essa relação de venda na própria rede social cria um vínculo com o consumidor, pois pode ser feita através de mensagens privadas, gerando aproximação.

4- Mais visibilidade para a marca 

Investir na criação e consolidação da sua marca é uma estratégia que você precisa ter em mente se deseja fazê-la crescer no mercado. Neste caso, as redes sociais são úteis, pois podem ajudar a fixar a marca na mente do cliente e facilitar o engajamento.

Criar conteúdos de qualidade, que agreguem valor à vida das pessoas, no mesmo local em que um cliente está passando o tempo, ajuda no fortalecimento do sua marca. O público se sente cada vez mais nutrido por você, criando intimidade. 

Lembre-se de que o consumidor não se interessa apenas pelo produto, mas por toda a experiência que sua marca leva para ele. Quanto mais experiência boa você proporcionar para o seu público, mais interação e  mais associações positivas a sua marca terá na mente das pessoas

5- Educar e nutrir leads 

Manter uma relação próxima com potenciais clientes é um dos grandes diferenciais de vender pelas redes sociais. Para que essa relação seja cada vez mais forte e empurre a audiência para dentro do funil de vendas, é preciso criar conteúdos de alta qualidade para educar e nutrir os consumidores. 

Além disso, essa aproximação ajuda a compreender ainda mais os desejos, necessidades e hábitos de seu público, melhorando a qualidade de seu produto e a comunicação da sua marca.

Usar as redes sociais para vender te ajuda a chegar diretamente ao seu público ideal, aumentando as chances de vendas.

6- Aumento de tráfego do site 

As pessoas que formam seu público-alvo procuram informações sobre produtos nas ferramentas de busca, como o Google. Para que seu site apareça como sugestão entre os primeiros da pesquisa, ele deve ser relevante. Uma das formas para que ele alcance essa relevância  está na quantidade de visitas orgânicas que recebe. Quanto mais visitas, melhor a posição. 

Uma das estratégias para que ele alcance uma boa posição é usar as redes sociais para aumentar o tráfego para o site da empresa. Aqui, o foco está na divulgação dos produtos ou serviços nas redes para que o consumidor seja levado até o site, finalizando a compra. Você realiza a venda e, ao mesmo tempo, consegue melhorar a posição em ferramentas de busca.

7- Melhora na retenção e fidelização 

Muitos consumidores costumam acessar as redes sociais das empresas para saber da experiência de outras pessoas com a marca. Assim, os comentários e avaliações feitos pelos usuários são importantes para a decisão de compra de novos clientes.

Fique de olho no que seus clientes estão falando para entender como sua empresa está sendo vista no mercado.

8- Controle de reputação

Muitos consumidores costumam acessar as redes sociais das empresas para saber da experiência de outras pessoas com a marca. Assim, os comentários e avaliações feitos pelos usuários são importantes para a decisão de compra de novos clientes.

Fique de olho no que seus clientes estão falando para entender como sua empresa está sendo vista no mercado.

9- Facilidade de acesso

Seu produto pode impactar  o cliente em potencial enquanto ele está mexendo em uma rede social, sem pretensão de comprar nada. Mesmo assim, você pode despertar o desejo dessa pessoa de tal forma que ela vai decidir comprar o produto ali mesmo, na hora, após ver seu anúncio ou seu perfil. 

Como vender nas Redes Sociais 

Agora que conhece as vantagens de vender nas redes sociais, talvez esteja se perguntando quais estratégias pode implementar para começar agora mesmo este trabalho. 

No artigo abaixo, disponível no site da escola Ecommerce na Prática, conta como engajar pessoas atrair mais leads para a empresa todos os dias.

9 Estratégias de Redes Sociais Eficazes para Negócios

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