Quais são as Principais Redes Sociais para Vender?

Última atualização em 17 de novembro de 2021 por Felipe Vannucci

As redes sociais hoje são extremamente poderosas para negócios. Seja para atrair clientes, estabelecer um bom relacionamento ou aumentar o alcance da sua marca, não tem jeito: é muito importante ter presença digital.

Mas, quando falamos de vendas, quais são as principais redes sociais para lucrar alto no Ecommerce? Descubra no artigo abaixo…

principais redes sociais

Principais Redes Sociais Para Vender

De acordo com a pesquisa recente Digital 2021: Global Overview, realizada pela empresa de análise de dados Smart Insights, o Facebook e o Instagram estão entre as redes sociais com o maior número de usuários ativos atualmente

Devido ao alcance que as redes sociais atingem diariamente, os empreendedores que já vendem ou pretendem comercializar seus produtos pela internet podem aproveitar amplamente a popularidade das plataformas para alavancar as vendas de seus negócios

Na prática, as duas redes são as mais preparadas para a venda, contando com lojas integradas que facilitam as transações, como o Instagram Shopping, por exemplo. Contudo, isso não quer dizer que o seu negócio deva ignorar as outras…

Cada segmento tem sua particularidade e cada persona tem uma preferência. Por isso, é importante entender esses fatores para escolher em quais delas concentrar seus esforços.

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Outras Redes Sociais

Além das duas principais redes sociais, há algumas que também se destacam e podem ser uma excelente forma de fazer vendas online. São elas:

Twitter

Aqui, o foco é promover debates e comentários sobre assuntos em destaque. Com mensagens curtas e uma comunicação direta, sua empresa pode se posicionar, conseguir seguidores e vender…

Uma boa estratégia é utilizar um tom mais descontraído no Twitter para fazer uma comunicação mais leve e “fácil”, especialmente voltada para o público jovem.

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Linkedin

O Linkedin é uma rede social mais séria e profissional. É a maior rede corporativa do mundo e promove interação entre empresas e pessoas de diversas regiões do país ou até mesmo do mundo…

Assim, se o seu cliente tem interesse por negócios e temas relacionados a empreendedorismo, o LinkedIn pode ser visto como uma excelente oportunidade para criar conteúdos relevantes sobre o assunto e também fazer vendas.

Além disso, é um ambiente muito próspero para vendas B2B (Business to Business, em inglês, e Empresa Para Empresa, em português), pois boa parte das grandes e médias empresas utilizam a plataforma como uma das principais redes sociais para se comunicar com as demais companhias, colaboradores, candidatos a uma vaga de trabalho etc.

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Pinterest

Essa rede social permite compartilhar fotos e vídeos em um mural, que fica disponível para as outras pessoas com interesses parecidos com o seu. Isto é, elas podem navegar pelos conteúdos da sua empresa e se inspirar neles…

Assim, independetemente de o seu negócio ter uma pegada artística, pode ser uma ideia interessante criar uma conta por lá.

Outra vantagem é que não são muitas as marcas que utilizam essa rede social, o que torna um ambiente mais fácil para quem quer se destacar. E, para os vendedores, recentemente a companhia lançou o Pinterest Ads, serviço direcionado para anúncios de itens dentro da plataforma.

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Youtube

O Youtube é uma excelente oportunidade de gerar valor para sua marca, vender e também realizar mais vendas. Nele, você pode reforçar a autoridade do negócio ao mesmo tempo em que faz vídeos com conteúdo relevante para sua audiência.

Uma boa vantagem é que, a partir de certo ponto, é possível que você monetize o canal da sua empresa criado na plataforma. Ou seja, você pode conseguir leads e vendas enquanto  uma nova forma de faturar online. Uma ferramenta poderosa para alavancar as estratégias de marketing digital!

TikTok 

O aplicativo de compartilhamento de vídeos tem crescido de forma exponencial no Brasil e conquistando milhares de usuários no mundo. Assim como o Instagram, o TikTok também investiu em funcionalidades para empresários que buscam maior alcance e engajamento nas redes sociais,…

Caso você ainda não saiba, fique atento: O TikTok já conta com um marketplace para marcas e criadores de conteúdo entrarem em contato e estabelecerem parcerias. Isto é, uma prática conhecida como marketing de influência – uma das principais tendências do Ecommerce para 2022!

Fora que o TikTok aparece recorrentemente nas listas dos aplicativos mais baixados em todo mundo (o que inclui o Brasil, claro). E, a cada dia, vem conquistando mais consumidores… 

Ou seja, é uma ferramenta que deve ser acompanhada de perto por quem vende online. Hoje, diversas empresas usam o TikTok para mostrar a rotina de trabalho e produção, fazer vídeos divertidos com os funcionários e por aí vai…

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Como Saber Qual Rede Social Devo Usar nos Negócios?

Ciente das diversas opções de redes sociais à disposição dos empreendedores, pode ser complicado tomar a decisão de qual plataforma utilizar nos negócios. Porém, há algumas etapas que costumam facilitar esse processo…

Primeiramente, você deve conhecer o próprio público e, em seguida, descobrir em quais redes as pessoas utilizam com frequência. Além disso, considere também avaliar quais redes sociais estão alinhadas com o seu negócio

Isto é, não vale a pena investir em um canal que a sua persona não está presente ou que não faz sentido com a proposta da sua empresa, certo?

Ainda é válido lembrar que as vendas diretas feitas pelas redes sociais, conhecidas como Social Commerce, estão em alta no Brasil. A informação é de um estudo feito pela All In | Social Miner, em parceria com a Etus e Opinion Box, em que aponta que 74% dos brasileiros usam as redes sociais para fazer compras

Logo, nunca foi tão importante quanto agora estar presente nesses canais. Especialmente para os empreendedores que estão com uma loja virtual em crescimento em busca da consolidação, por exemplo…

Na prática, ignorar as redes sociais é desperdiçar oportunidades para vender ainda mais. Assim, a recomendação é tirar proveito das redes que estão em alta no país para disponibilizar um conteúdo direcionado para o seu público…

Somente assim, será possível alcançar um alto volume de compradores, e ainda incentivar clientes fidelizados a compartilhar as publicações da sua página com outros usuários das plataformas.

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