Marketing Online: 6 ideias de conteúdo que vão fazer sua fanpage bombar

Última atualização em 8 de outubro de 2018 por Lucas Lombardi

Produzir conteúdo relevante para a sua fanpage é uma das formas mais eficientes de aumentar a base de fãs, engajar a audiência e vender mais. Mesmo assim, diversos empreendedores ainda tropeçam no momento de gerenciar uma página profissional no Facebook. Confira o artigo e veja as melhores ideias de conteúdo com marketing online.

ideias de conteudo marketing online

 

Ideias de conteúdo: como usar o marketing online para criar posts que engajam, viralizam e vendem

Se você está nesse negócio pra valer e já notou que o marketing online é uma das formas mais eficientes de aumentar seus resultados na internet. Ao contrário dos anúncios, em que o público é impactado mesmo sem querer, optar por criar conteúdo de valor faz com que as pessoas sigam voluntariamente a sua marca. Isso tem muito mais importância, pois uma audiência engajada certamente trará um retorno de vendas melhor para sua loja virtual. Confira abaixo algumas ideias de conteúdo virais que vão bombar na fanpage da sua empresa:

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1 – Listas

Você já deve ter percebido que as listas são uma das maneiras mais eficientes de chamar a atenção da sua audiência. Este artigo que você está lendo, por exemplo, é uma lista.

As listas têm como característica principal variedade de opções, trazendo diversas alternativas para resolver um mesmo problema. Por exemplo:

Ecommerce de suplementos

  • “Os 7 melhores alimentos para ganhar massa muscular”
  • “Top 4 exercícios para perder gordura em casa”

Ecommerce de moda infantil

  • “8 Fatores que você precisa levar em conta na hora de vestir o seu filho”
  • “4 Peças essenciais no guarda-roupa de qualquer criança”

Ecommerce de tênis de corrida

  • “Os 5 passos da preparação para a sua primeira meia maratona”
  • “12 Dicas para correr mais em menos tempo”

Outro ponto favorável a usar listas na sua estratégia de marketing online é que a leitura é rápida para quem te acompanha. Ao contrário de textos técnicos e densos, seu público vai poder consumir esse conteúdo com mais facilidade.

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2 – Memes

Os memes são mais um formato muito potente de conteúdo. As empresas que sabem utilizá-los multiplicam em centenas de vezes o alcance de suas publicações.

Caso você não saiba, um meme geralmente é uma imagem ou frase engraçada que, por algum motivo, está sendo muito compartilhada pelos usuários. Veja:

 

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Ninguém sabe dizer ao certo onde nascem os memes, mas o que podemos afirmar é que eles funcionam! Fazer sua audiência dar boas risadas talvez seja uma das formas mais simples de criar empatia e gerar engajamento.

Para encontrar essas publicações, basta rolar a sua timeline do Facebook. Elas estão por toda parte. Mas atenção: sempre tenha um contexto! Não adianta usar um meme legal se ele nada tiver a ver com o seu negócio. Caso decida usar memes em sua estratégia de marketing online, você deve ponderar se a sua audiência acompanha esse tipo de conteúdo. Alguns públicos são mais propensos a serem impactados positivamente por essa linguagem, enquanto outros têm mais dificuldade de se conectar.

Veja como algumas empresas e instituições já usaram o poder dos memes em suas fanpages:

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3 – Dicas de usabilidade

Outra boa maneira de chamar a atenção do seu cliente na internet é explicando a ele sobre as melhores formas de usar determinado produto que você vende.

Um Ecommerce de suplementos pode, por exemplo, criar um post falando sobre os melhores horários para o consumo do whey protein. Já uma loja de autopeças pode gravar um vídeo mostrando como é fácil instalar determinado equipamento em seu carro.

O famoso DIY (Do it yourself) ou “faça você mesmo” é uma das melhores ideias para engajar seu público. Tutoriais e conteúdos de marketing online que oferecem uma contrapartida clara, como ganho de massa muscular, melhora na qualidade de sono ou qualquer benefício ou aprendizado são muito valorizados na internet. Pense como essa estratégia se encaixaria no seu nicho comece a usar o quanto antes!

Ao produzir conteúdos desse tipo você não está somente entregando valor para a audiência, mas também posicionando-se como uma autoridade no mercado.

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4 – Entrevistas

Quais curiosidades a sua audiência tem sobre o seu mercado? Que tal convidar um especialista para dar essas respostas? Seja em formato de vídeo, texto ou podcast, entrevistas bem feitas também caem muito bem para fanpages que querem gerar valor.

Tem um Ecommerce de games? Convide um youtuber ou jogador profissional para falar sobre algum tema.

Tem um Ecommerce de moda? Dicas de um estilista ou blogueiro podem ser interessantes.

Vende produtos naturais? Talvez seja legal trazer um nutricionista para tirar as principais dúvidas dos seguidores.

Use a criatividade, as possibilidades são diversas! Quando você coloca um especialista ou um influenciador para aparecer na sua fanpage, a autoridade dessa pessoa é transferida para sua marca (e vice-versa). É uma relação que torna sua marca mais relevante aos olhos do público

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5 – Dicas aprofundadas

Textos abordando aspectos mais profundos de um determinado tema também são bastante interessantes para engajar potenciais clientes nas redes sociais. “Guias práticos” ou um conteúdo “Passo a passo” podem cair bem na timeline dos leitores.

Por exemplo:

Ecommerce de suplementos

  • “Tudo sobre proteínas: um guia prático para entender o que comer em cada momento do dia”
  • “Uma dica simples para perder o dobro de gordura na academia”

Ecommerce de livros de desenvolvimento pessoal

  • “Como ler mais rápido e melhor?”
  • “Por que os livros fazem de você alguém mais inteligente?”

Para usar essa estratégia de marketing online, você tem que pesquisar se a sua audiência realmente tem interesse nesse tipo de conteúdo. Enquanto alguns públicos anseiam por guias e artigos densos, que expliquem absolutamente tudo sobre determinado assunto, outros só querem textos leves e descontraídos.

Entenda qual é o melhor modelo para os seus seguidores, faça testes e esteja sempre atento ao engajamento em cada modelo de conteúdo.

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6 – Reviews

Esteja você vendendo joias, roupas, suplementos, livros ou videogames, um review bem feito é sempre uma excelente maneira de chamar a atenção e despertar desejo nos seguidores. Muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet. Para quebrar essa barreira, confiam em análises feitas por terceiros para decidir se vão mesmo adquirir um produto.

Não se preocupe tanto em ter os melhores equipamentos ou habilidades: apenas dê o seu melhor! Teste reviews em vídeo, depois em texto e vá melhorando com o tempo. O que importa é dar vida a um conteúdo que ajude de verdade quem está do outro lado da tela — é isso que vai fazer com que essa pessoa queira comprar de você.

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Gostou? Ao colocar essas dicas de marketing online em prática, você tem tudo para conseguir mais likes, compartilhamentos, comentários e vendas!

Se no começo as coisas forem difíceis, não desista! Vá fazendo testes, medindo resultados, impulsionando as melhores publicações… Com a prática, é natural ir entendendo quais são as melhores ideias de conteúdo para a sua marca. Em pouco tempo, você será capaz de avançar muito na arte de entender exatamente o que a sua audiência quer/precisa.

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