Por que Criar Conteúdo no TikTok Vale a Pena Para Impulsionar Sua Marca

Última atualização em 16 de setembro de 2021 por

O crescimento do TikTok tem sido cada vez mais atrativo aos empreendedores. O fato dos usuários despertarem um interesse a partir da visualização de conteúdos postados na rede social tem motivado cada vez mais a compra de produtos e serviços na plataforma.

É o que afirma Gabriela Comazzeto, head de Global Business Solutions do TikTok Brasil, durante palestra no Fórum Ecommerce Brasil 2021. Acompanhe os próximos tópicos para entender tudo em detalhes…

(Imagem: Shutterstock)

Usuários do App TikTok Têm Interesse em Produtos que Aparecem na Plataforma 

Ao longo de sua participação no evento, a executiva sinalizou que, de acordo com uma recente pesquisa feita pelo TikTok Brasil, o conteúdo da plataforma estimula a intenção de compra da seguinte maneira:

  • 76% dos usuários estão abertos à publicidade de novos produtos;
  • 46% confiam em avaliações online sobre produtos e serviços;
  • 46% contam para os amigos sobre novos produtos.

Os números mostram que a rede social não apenas entretém os usuários, mas gera negócios na plataforma. E prova disso é que 71% concordam que o aplicativo TikTok desempenhou um papel em suas compras não planejadas no Natal de 2020…

Assim, considerando que mais da metade dos usuários compartilham avaliações de produtos dentro ou fora da rede social, não há dúvidas do seu poder na possibilidade de alavancar o volume de venda dos empreendedores.

Em vista disso, a head de Global Business Solutions do TikTok Brasil, convida os empreendedores a participarem da campanha “Don’t Make Ads, Make TikToks” (“Não Faça Anúncios, Faça Tiktoks”, em português):

No TikTok, as pessoas acessam para se entreter assistindo conteúdos de diversas categorias como esporte, educação, pets e finanças. Logo, as marcas precisam entender o que sua marca pode trazer de relevante para criar conteúdo que faça sentido na plataforma”, conta Comazzeto.

Além disso, há o movimento #TikTokMadeMeBuyIt (#TikTokMeFezComprar, em português), que tem ajudado marcas a alcançar o sucesso vendendo produtos variados como roupas e comidas devido ao alto alcance promovido pela comunidade ativa da plataforma. A rede social tem mais de 3.6 bilhões de vídeos postados com essa hashtag

De fato, a plataforma tem uma alta influência que pode ser utilizada para os empreendedores criarem um conteúdo de interesse do seu público e, consequentemente, disparar o faturamento do seu negócio…

Grandes Empresas Estão Desenvolvendo Conteúdo Para a Rede Social

De forma geral, o diferencial do TikTok está na maneira como os usuários são impactados pelo conteúdo. Isto é, não é necessário que os usuários sigam determinadas contas para visualizar textos, imagens e vídeos, como no Instagram e no Twitter, por exemplo.

No TikTok, assim que um indivíduo se cadastra no aplicativo, é possível assistir a diversos vídeos do seu interesse. Por isso, as companhias que decidem criar conteúdo por lá sabem que vão atingir um público específico inclinado a interagir com o que for postado…

Em meio a isso, nota-se que grandes marcas já estão utilizando a plataforma fortemente. Inclusive, a Magazine Luiza é uma delas. A varejista foi uma das patrocinadoras do movimento do Orgulho LGBTQIA+ no TikTok. Durante o mês de junho, o movimento Pride convidou criadores de conteúdo para construir engajamento com os usuários. 

Além disso, o Banco Itaú produziu conteúdo sobre jogos e internet para se comunicar com a comunidade gamer na plataforma…

(Imagem: Fórum Ecommerce Brasil 2021)

E as empresas que têm apostado no TikTok têm conseguido resultados animadores de forma orgânica…

Entre elas, o banco Bradesco conseguiu 75 mil visualizações em um vídeo para o movimento #AprendaNoTikTok. E a empresa alemã de automóveis BMW fez uma live sobre carro com a hashtag #Cartok, atingindo 55 mil telespectadores em apenas 20 minutos.

Além disso, vale destacar que os usuários estão passando mais tempo no TikTok do que em outras redes sociais como Facebook, Whatsapp e Youtube, segundo a recente pesquisa State of Mobile feita pelo App Annie… 

Dessa forma, considerando todos esses fatores, o TikTok pode ser visto como um canal a ser considerado pelos empreendedores que buscam um maior alcance de consumidores. Afinal, a visibilidade proporcionada pelo aplicativo pode ser determinante no que diz respeito ao faturamento do seu negócio.

Ou seja, não dá pra ignorar que esse canal não para de crescer no gosto dos consumidores.

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