Pesquisa Aponta as Principais Tendências do Ecommerce Para 2022

O ano de 2022 está se aproximando e não há como negar que o mercado de Ecommerce está passando por constantes transformações. E o modo como os brasileiros fazem compras pela internet pode resultar em um cenário totalmente diferente no próximo ano…

Em meio a este contexto, o levantamento Market Review, feito pela empresa de pesquisa de satisfação online Opinion Box, aponta as principais tendências do Ecommerce para 2022. Isto é, os aspectos e pontos que têm fortes chances de se manter em alta no ano que está por vir. Veja os detalhes nos próximos tópicos…

(Imagem: Freepik)

Hábitos dos Consumidores Está Relacionado às Principais Tendências do Ecommerce Para 2022

O estudo contou com a participação de mais de 2 mil pessoas de diferentes idades e regiões. Em relação ao comportamento dos consumidores, 1 em cada 3 entrevistados afirma comprar apenas online

Em números, 38% dos respondentes dizem fazer compras mais pela internet do que em lojas físicas. Inclusive, 22% dos indivíduos afirmam que começaram a comprar online entre 5 e 10 anos atrás. Ou seja, essa é uma prática que já estava fazendo parte da vida dos brasileiros há um certo tempo.

Além disso, a Opinion Box aponta o que motiva os consumidores a fazer compras online. Nesse contexto, duas alternativas estão em destaque: a praticidade de comprar sem sair de casa e receber em casa e os preços mais baixos do que nas lojas físicas

Inclusive, as restrições causadas pela pandemia são um dos motivos para 24% dos entrevistados comprarem pela internet. Afinal, não há como negar que o cenário pandêmico impactou os consumidores e, consequentemente, impulsionou o faturamento do Ecommerce principalmente em 2020 e 2021.

Quando perguntados sobre onde geralmente fazem compras, 74% das pessoas disseram em sites e lojas virtuais e 72% afirmaram em marketplaces com Mercado Livre e Americanas.

Outra informação relevante do relatório é sobre a frequência de compra nos últimos 12 meses. Sobre isso, 71% dos respondentes contam que a periodicidade nesse sentido aumentou. Mas não só isso…

Eletrônicos Lidera as Categorias Mais Procuradas Pelos Compradores

Quando os empreendedores de Ecommerce pensam em quais produtos vender online, é válido entender quais seções estão em alta. Isto é, os itens que têm uma alta demanda. De acordo com a Opinion Box, as principais categorias procuradas pelos consumidores são:

  • Eletrônicos (59%);
  • Telefonia/Celulares (57%);
  • Eletrodomésticos (56%);
  • Moda e Acessórios (55%);
  • Cosméticos, Higiene e Beleza (51%).

A porcentagem significativa do setor de moda já era algo esperado, tendo em vista que a pesquisa Me Envia, feita pelo Melhor Envio, indica justamente que essa foi a categoria que mais cresceu durante 2020

Outro segmento que esteve entre os que os consumidores costumam mais comprar é o de Alimentos e Bebidas (38%). Segundo a Opinion Box, a porcentagem pode ser ainda maior em 2022…

Na prática, esse cenário é esperado uma vez que grandes companhias estão apostando no Ecommerce alimentar. Somente nos últimos meses, o Mercado Livre fechou parceria com o Supermercado Mambo e a Americanas comprou a rede de hortifruti Natural da Terra.

Assim, é notável o potencial que essa categoria pode ter no Ecommerce e há muitas probabilidades de que a ascensão seja mantida pelos próximos anos. Isso porque tudo indica que os consumidores estão tornando a compra de alimentos pela internet um hábito recorrente.

Uso de Redes Sociais Para Compra Pode se Manter em Alta em 2022 

O relatório ainda aponta que as compras feitas nas redes sociais, prática conhecida como Social Commerce, devem continuar fazendo parte dos hábitos dos consumidores. Os dados da pesquisa indicam que 26% dos respondentes usam mídias sociais como Instagram e Facebook para fazer compras. 

Embora o percentual não seja tão alto, 65% dos entrevistados afirmam que pesquisam por produtos para comprar nas redes sociais. Segundo a Opinion Box, as plataformas mais usadas pelos compradores nesse sentido são:

De forma geral, as mídias sociais continuam inovando e trazendo novas funcionalidades para os empreendedores venderem por lá. Como é o caso do Instagram, que permite criação de loja virtual e tem feito diversas iniciativas para os lojistas. Por exemplo, a inclusão do botão de redirecionamento para o Whatsapp e os anúncios, que estavam em fase de testes.

Outra plataforma que tem feito o mesmo movimento é o Tiktok. Recentemente, a rede social anunciou um marketplace para grandes marcas e criadores do Brasil. Além do Pinterest, que tem planos de lançar um recurso para aumentar a visibilidade dos produtos na plataforma.

Fora outros fatores importantes ressaltados pelo levantamento nesse sentido…

O Impacto nas Redes Sociais Causados Pelos Influenciadores Digitais

Na sequência, o marketing de influência é um ponto de atenção no relatório. Na verdade, os consumidores estão bem divididos em relação à compra de produtos indicados por influenciadores digitais

Enquanto 50% dos participantes afirmam ter comprado produtos indicados por esses profissionais, 41% dizem o contrário e 9% não tem certeza. De forma geral, é esperado que em 2022 a presença dos influenciadores seja ainda maior…

A Opinion Box aponta que o Instagram (77%) é a principal rede social em que os influenciadores levam as pessoas a comprar produtos. Em um contexto global, essas personalidades costumam fazer muito sucesso, principalmente na China, no que diz respeito à venda de produtos em transmissões ao vivo, conhecidas como Live Commerce.

Consumidores Devem Continuar Interessados em Serviços Integrados e Meios de Pagamentos Digitais 

Uma das principais tendências do Ecommerce para 2022 não poderia ser outra além do omnichannel. Essa é uma pauta recorrente e isso não deve mudar no próximo. É o que diz os números apresentados no levantamento:

  • 84% dizem que já pesquisaram pelo produto na loja física e deixaram para comprar na internet;
  • 59% já trocou ou devolveu na loja física um produto que comprou online.

Diante dessas porcentagens, é seguro dizer que as varejistas precisam estar atentas ao omnichannel e oferecer serviços integrados. Afinal, essas soluções fazem parte do presente e, muito provavelmente, farão parte do futuro da jornada do consumidor.

A Americanas, por exemplo, viu a opção de retirada em lojas físicas ter uma alta de 363% no 1º trimestre deste ano. E a Via pretende lançar a mesma modalidade para os produtos dos vendedores parceiros no 1ª semestre do ano que vem.

Já em relação aos meios de pagamento, a Opinion Box aponta o PIX como o mais importante no momento. Em números, 86% dos entrevistados conhecem e utilizam o método no cotidiano. Logo atrás estão a Carteira Digital (63%) e o QR Code (63%)…

Isto é, um contexto que mostra como os brasileiros estão interessados em formas de pagamento digitais. Algo que já foi sinalizado em um estudo feito sobre o assunto pela Blackhawk Network.

As Tecnologias que são o Futuro do Ecommerce

Mais um tema relevante no relatório é justamente sobre o uso das tecnologias para transformar a jornada de compra. De tal forma, o futuro do Ecommerce não parece estar tão distante assim…

No geral, a realidade aumentada e virtual já são oferecidas por algumas companhias que já oferecem esses recursos, como a empresa de tintas Coral e o aplicativo de mobilidade urbana Moovit.

Na prática, essas tecnologias são ideais para experimentar produtos e serviços, mesmo que de forma digital. Isto é, ter uma noção um pouco mais próxima da realidade do que o consumidor está prestes a adquirir…

No entanto, 59% dos entrevistados disseram que não sabiam da existência dessa opção. E 55% dos que já experimentaram ficaram muito satisfeitos com a funcionalidade. Diante disso, os empreendedores podem considerar investir nessa estratégia para agradar os compradores e, quem sabe, fidelizá-los com uma tecnologia inteligente.

Por que Alguns Consumidores Ainda Optam Por Não Fazer Compras Online

Embora o Ecommerce esteja crescendo de forma absurda no Brasil, uma parcela da população ainda não está tão interessada em fazer compras online. Nesse contexto, o levantamento mostra os principais motivos que levam os consumidores a agir dessa forma…

Sobre isso, 94% dos entrevistados simplesmente deixam de comprar pela internet por causa do valor do frete. Uma porcentagem significativa que deve ser encarada com bastante atenção pelos empreendedores interessados em solucionar essa dor dos seus clientes…

A pesquisa ainda mostra que 89% dos respondentes deixam de comprar online por causa de avaliação negativa. Ou seja, mais um ponto a ser considerado pelos empreendedores que não desejam ser afetados por críticas que podem comprometer o futuro do seu empreendimento…

Inclusive, 84% dos participantes afirmaram não comprar online por achar que a loja se tratava de uma fraude. No geral, o seu Ecommerce precisa transparecer segurança e confiança. Esses pilares podem determinar o sucesso do negócio, por isso, reavalie todas as tarefas de rotina levando em consideração esses fundamentos.

Diante disso, de fato o futuro do Ecommerce para 2022 é promissor e aparenta ser rentável aos empreendedores que investem nesse setor que não para de crescer. Espera-se que a quantidade de brasileiros empreendendo no mercado digital aumente e exista uma competitividade ainda mais ampla…

Por esta razão, é imprescindível acompanhar as tendências do Ecommerce e estar sempre atento às necessidades dos consumidores. Isso porque esses indivíduos são uma parte importante do seu negócio e os hábitos de consumo deles influenciam diretamente na maneira como você gerencia o seu empreendimento…

Somente assim, os lojistas podem colocar em prática planos que realmente tem chances de dar certo e gerar resultados significativos. E, consequentemente, ficar à frente da concorrência em um setor que não demonstra sinais de que deve parar de crescer.

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