Americanas Fecha Compra da Rede de Mercados Hortifruti

Última atualização em 12 de agosto de 2021 por Felipe Vannucci

Após especulações de uma possível compra da Marisa, a Americanas acaba de confirmar o fechamento de contrato bilionário para a aquisição integral das ações da HORTIGIL HORTIFRUTI S.A.

Por isso, a rede de Hortifruti passa a integrar o ecossistema da Americanas trazendo novos produtos ao sortimento da varejista…

(Imagem: Divulgação)

Quem é Hortifruti Natural da Terra

O Hortifruti Natural da Terra é a maior rede varejista com foco na comercialização de produtos frescos no Brasil. Até o momento, são 73 lojas presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo…

Na prática, são 7 mil SKUs em unidades com diferentes formatos e 54 lojas tradicionais com 700m² com sortimento completo aos consumidores. Além de 18 lojas leves com 180 ² e 1 dark store, exclusiva para atendimento de pedidos digitais. 

Os estoques das lojas são abastecidos por uma plataforma logística da própria rede, que realiza entregas diariamente do campo para a loja. Ou seja, uma prática implementada para garantir a qualidade dos produtos frescos…

Em relação ao Ecommerce, é válido destacar que as vendas online do HNT representam 16% do total de toda a companhia. Porcentagem que logo deve crescer considerando a enorme presença digital da Americanas…

Americanas Foca no Mercado de Produtos Frescos com a Compra do HNT

De acordo com o fato relevante das Lojas Americanas, a transação custou R$ 2,1 bilhões, valor equivalente a 9 vezes o EV/EBITDA estimado do HNT para este ano.

Em meio a isso, vale ressaltar que o Hortifruti atingiu a marca de R$ 2 bilhões em receita bruta e uma margem EBITDA de 12% nos últimos 12 meses com término em 30 de junho de 2021…

Resultados que representam o foco do HNT no modelo de negócio voltado aos produtos frescos além do crescimento no volume de vendas…

Ou seja, ambos os fatores passam a ser indispensáveis para a Americanas aumentar sua capilaridade no mercado

E, como de costume, a conclusão da transação ainda aguarda a autorização por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)…

Dessa forma, a varejista conclui uma etapa de grande importância para fazer parte da vida dos consumidores brasileiros…

Por que a Americanas Comprou o Hortifruti 

Ainda segundo o comunicado da Americanas, um dos propósitos da compra é elevar sua relevância no cotidiano dos indivíduos, e assim “somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”…

A varejista também reconhece a possibilidade de três importantes integrações após a compra do HNT com:

  • A plataforma digital da rede Hortifruti, atualmente gerenciada pela Supermercados Now, empresa do ecossistema Americanas;
  • A plataforma de logística LET’S;
  • A AME, a fintech de pagamentos digitais, que deve elevar a oferta de serviços financeiros presentes nas lojas HNT, assim como a periodicidade de compras.

Mas não só isso…

A companhia também espera introduzir o formato de Dark Store para acelerar o crescimento do Americanas Mercado, especificamente nas vendas online, com entregas ultra rápidas e novos itens à disposição dos consumidores…

Outro destaque da compra é a abertura de novas unidades do Hortifruti com a expertise da Americanas em expansão de lojas. Garantindo, assim, maior alcance em todo o país…

Assim, ao adquirir o Hortifruti, a varejista também amplia sua participação na jornada de consumo e, consequentemente, cresce a base de clientes ativos, além da frequência de compras e o alcance geral da companhia…

Logo, todos os pontos apresentados pela companhia reforçam a ideia de que a Americanas está alinhada aos novos hábitos de consumo dos compradores. Ou seja, uma iniciativa que tem sido comum no mercado de Ecommerce…

Recentemente, o Mercado Livre também apostou nesse sentido ao lançar mais uma edição da EcoFriday, evento que oferta produtos saudáveis no marketplace. O que constata a tese de que a mudança nos hábitos dos consumidores impactam o mercado, claro… 

Por esta razão, é seguro dizer que com a aquisição bilionária e certamente estratégica, a Americanas está determinada a garantir um destaque imenso na área de Mercado custe o que custar.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.