Como Aumentar as Vendas: 15 Dicas INFALÍVEIS

Última atualização em 6 de agosto de 2021 por Maria Alice Medeiros

Não é novidade para ninguém que o Ecommerce não para de crescer e a concorrência está cada vez mais acirrada. Diante disso, você que vende online, precisa conhecer as MELHORES estratégias sobre como aumentar as vendas do seu negócio, certo?

Para te ajudar nessa missão tão importante, elaboramos um artigo COMPLETO com  diversas dicas para você alavancar de uma vez por todas as vendas do seu negócio. Veja!

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(Imagem: Pexels)

Como Aumentar as Vendas do seu Negócio 

1 – Invista em Marketing Digital 

Para quem vende pela internet, marketing digital é o ouro na hora de atrair cada vez mais clientes para a sua loja virtual.

Na prática, um bom planejamento de marketing digital vai te ajudar a ganhar destaque na concorrência, alcançar um grande engajamento e, consequentemente, alcançar bons resultados no seu negócio… 

Uma das melhores estratégias nesse sentido é o marketing de conteúdo. Um método que consiste em atrair e engajar o público por meio da criação de conteúdo relevante, e assim gerando crescimento no meio digital.

2 – Observe a Concorrência 

Vigiar e investigar o que seus concorrentes estão fazendo e a maneira que estão atuando no mercado é importante para ganhar destaque no mercado…

Uma estratégia interessante é fazer a análise da concorrência. A partir dela, você consegue acompanhar com mais precisão as empresas do seu ramo de atuação e o modo que elas estão agindo…

Além disso, uma outra forma de observar melhor o seu concorrente é, nada mais, nada menos do que consumindo o que ele oferece. Realize uma compra no seu concorrente para avaliar a forma de atendimento, o tempo de entrega, etc.

3 – Analise o Comportamento do Seu Público

É indispensável a qualquer empreendedor conhecer e analisar o comportamento do seu público, assim como ter uma persona bem definida

Reconhecer o perfil e os interesses dos seus consumidores é crucial para saber exatamente o que fazer em suas estratégias de vendas e na produção de conteúdo.

E uma boa ferramenta que pode te ajudar nesse processo é o Google Trends. A ferramenta gratuita do Google é excelente para acompanhar tendências de assuntos, produtos, serviços etc. 

É só fazer uma busca por palavra-chave e aproveitar todos os insights que o serviço oferece!

4 – Acompanhe as Tendências do Mercado 

Não importa qual o setor que a sua marca atua, o mercado está em constante evolução e você precisa estar sempre preparado para se adaptar às mudanças

Por isso, acompanhe as notícias, veja o que as outras marcas estão fazendo para crescer no mercado…

Quando uma empresa está atenta às tendências, ela simplesmente está um passo à frente para lançar novos produtos, pausar ações que possam não trazer os resultados almejados e por aí vai.  

5 – Aproveite Datas Comemorativas

Sem dúvidas, as datas comemorativas são as melhores oportunidades para os vendedores faturarem alto no Ecommerce e no varejo em geral…

Você sabia que as vendas no ecommerce tiveram aumento de 21% no Dia dos Namorados 2021, por exemplo?

Pois é…

Por isso, esteja sempre atento ao calendário de datas comemorativas, faça um bom planejamento de vendas, gestão de estoque e aproveite as oportunidades para lucrar muito!

Outra dica importante nesse sentido: não hesite em estruturar um calendário editorial voltado para a criação de conteúdos de seu blog e redes sociais como Instagram e Facebook

6 – Utilize Técnicas de Vendas

Em alguns casos, só há como aumentar as vendas utilizando novas técnicas como Cross Sell e Up Sell. 

Veja a diferença entre as opções: 

  • Cross Sell: É a estratégia de oferecer ao cliente produtos ou serviços que complementam os que já foram ou estão sendo adquiridos. Exemplo: O cliente está comprando um celular e você oferece a ele a oportunidade de levar também uma capa para este celular.
  • Up Sell: É a técnica que consiste em oferecer ao cliente um produto mais caro fazendo esse cliente subir a categoria do produto e, consequentemente, investir mais. Exemplo: O consumidor pretende levar um celular de 64gb, mas você oferece a ele um celular de 128gb por R$ 500,00 a mais. 

7 – Explore Diferentes Canais de Venda

É através dos canais de venda que um cliente conhece mais sobre a sua empresa e os produtos que são oferecidos. Por isso, explore diferentes formas de vender o seu produto…

Marketplaces como Amazon, Mercado Livre e Shopee são alguns exemplos de canais de venda que estão em alta. Fora todo o poder das redes sociais também, claro. 

8 – Feche Parcerias com Influenciadores Digitais

Uma boa opção sobre como aumentar as vendas é fechar parcerias com Influenciadores Digitais (os chamados Influencers).

Essas pessoas são figuras públicas que reúnem boa audiência e trabalham com a própria imagem na criação de conteúdo para as redes sociais, principalmente o Instagram. 

Para isso, você precisa buscar um influenciador que represente bem sua marca e seja voltado para o público que você quer atingir… 

Porém, não se engane, fazer parcerias com influenciadores não é tão simples como parece e pode ser que o resultado esperado não venha de primeira. 

Por isso, você deve realizar testes até achar um parceiro que dê match com a sua marca e te proporcione um bom retorno. 

9 – Expanda o seu Mercado de Atuação 

Às vezes só há como aumentar as vendas saindo da zona de conforto. Para isso, uma boa estratégia para aumentar as vendas é expandir o seu mercado de atuação. 

Ofereça novos produtos e serviços aos seus clientes. Com isso, o seu Ecommerce terá uma nova fonte de renda e oportunidade de criar uma marca mais forte no mercado.

Mas atenção: lembre-se de passar por todo o processo de validação de um produto antes de investir em novos itens, certo?

10 – Faça Promoções e Ofertas Exclusivas

Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Saber elaborar uma promoção que proporcione um bom custo benefício para você e para o seu cliente, requer planejamento e estudo… 

É interessante oferecer descontos, cupons, cashback ou frete grátis aos seus clientes. Dessa forma, eles terão um incentivo maior para querer comprar em sua loja virtual. 

11 – Foque no Sucesso do Cliente 

Não basta só prestar um bom atendimento na hora da venda. É preciso fidelizar o cliente. Então, também dê assistência ao seu cliente no pós-venda… 

Mostre a ele o quanto valeu a pena aquele investimento feito na sua loja virtual e quão grato você está por tê-lo como comprador. Crie conexões com seu público, peça avaliação dele quanto ao seu atendimento, o seu produto ou serviço prestado.

Vender é ouvir, ajudar, gerar confiança e entender as dores dos clientes. 

12 – Abuse das Redes Sociais

Não é novidade que, quando se tem um Ecommerce, é quase que obrigatório manter as redes sociais bem atualizadas, não é mesmo?

As redes sociais têm disponibilizado cada vez mais recursos para empresas que desejam alcançar mais pessoas, engajar melhor os clientes que já possuem e vender para eles por essas plataformas sociais. É o chamado Social Commerce.

Por isso, não deixe o feed do Instagram desatualizado ou o seu Facebook sem publicações novas todos os dias…

Explore as plataformas à sua disposição e, como mencionamos antes, planeje seu calendário de publicações para oferecer conteúdos relevantes diariamente.

13 – Cuide da Sua Equipe de Vendas

Uma equipe bem treinada e alinhada aos objetivos da empresa é capaz de vender mais e oferecer uma ótima experiência para os consumidores…

Por isso, capacite cada vez mais seus funcionários!

Ofereça treinamentos internos, palestras, workshops. Invista em cursos e certificações com intuito de você manter a motivação e as habilidades do seu time de vendas. 

14 – Use as técnica de Storytelling e Copywritting 

Para envolver um cliente, você deve fazer uso de técnicas como Storytelling e Copywriting. Essas ações servem tanto para textos quanto para vídeos, e têm como finalidade levar o público para a decisão de compra.

 Entenda:

  • Storytelling: Consiste em contar uma história ao cliente em vez de, simplesmente, passar informações do seu produto. É uma narrativa interessante para envolver e chamar a atenção do público.
  • Copywriting: É a técnica de escrita persuasiva. A partir dela, é possível convencer o cliente a comprar seu produto utilizando gatilhos mentais.

15 – Ofereça Variados Meios de Pagamento

O universo financeiro e os meios de pagamentos não precisam ser complicados. Simplifique!

Para aumentar as vendas, ofereça mais formas de pagamento aos seus clientes. Aliás, os consumidores procuram cada vez mais praticidade na hora de pagar, não é mesmo? 

Então, disponibilize pagamentos via PIX, biometria e tokenização, links de pagamento online, etc. 

Ou seja, não perca tempo nem a oportunidade de vender cada vez mais no seu negócio! O Ecommerce simplesmente não para de crescer e não dá indícios que isso vai acontecer…

Pelo contrário, o prognóstico para 2021 é de crescimento! Logo, aplique essas dicas e se prepare para FATURAR!

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