Nomes para Lojas Virtuais: 9 dicas infalíveis para criar o seu

Última atualização em 11 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Ao criar um Ecommerce, uma das primeiras decisões importantes que o empreendedor deve tomar é escolha do nome da sua marca. Afinal de contas, de onde surgem as ideias de nomes para lojas virtuais?

Pode até parecer um mero detalhe, mas um bom nome diz muito sobre o seu empreendimento

Cartão de visita do seu Ecommerce, um nome original e atrativo facilita muito na hora de cativar clientes e fazê-los acessar o seu site. Sem contar, é claro, a importância dele para as estratégias de SEO.

Pensando em dar uma ajudinha nessa etapa tão importante, separamos 9 dicas que vão te ajudar muito a escolher o nome ideal para a sua marca. Confira!

nomes-para-lojas

Escolhendo Nomes para Lojas Virtuais

Existem alguns pontos em que você deve prestar atenção na hora de escolher um nome para o seu negócio.

Então, fique atento a todas as dicas para não deixar passar nenhum detalhe na hora de pôr isso em prática!

1 – Faça uso do brainstorming

Você já ouviu falar em brainstorming? Esse é um procedimento bastante comum no mundo da publicidade que ajuda muitos os profissionais a acharem soluções para várias questões.

Sempre que existe uma adversidade, a equipe toda se reúne ao redor de uma mesa e todos começam a falar qualquer coisa que venha à cabeça e que possa acabar ajudando a resolver determinada situação…

Assim, esse não é o momento de ter pudor. Pelo contrário, é preciso falar absolutamente qualquer coisa que tenha em mente. Às vezes o absurdo pode ter alguma utilidade.

Ao tentar escolher o nome ideal para o seu Ecommerce, você simplesmente seguirá a mesma lógica: pegue papel e caneta (pode ser o computador ou  celular, como você preferir) e comece a escrever todos os nomes que venham à sua cabeça.

Vez ou outra você pode se surpreender com os resultados!

Depois de ter muitos – muitos mesmo! – vá selecionando as  opções que mais te agradam até sobrarem apenas as melhores.

Leia mais: Como vender na internet: conseguindo o seu primeiro cliente.

2 – Foque em relevância

Outro ponto importante é deixar claro qual é o nicho da sua marca através do nome dela.

Na prática, isso significa que quanto mais objetivo for o nome, mais fácil será para o cliente entender logo de primeira o que esperar da sua loja…

Ou seja, o cliente associará o nome ao produto

Dessa forma, é fundamental que você entenda que o nome da sua marca também influencia nas vendas do negócio!

Sabendo disso, será mais fácil decidir um nome para a marca que tenha relevância e que cause impacto nos clientes e nas futuras vendas. 

3 – Faça o simples

“Não sabemos definir o que queremos, mas sabemos o que não queremos”. Essa famosa frase de Mário de Andrade pode ser muito bem aplicada na hora de escolher nomes para lojas.

Às vezes é difícil escolher o nome ideal, então, comece excluindo aqueles que definitivamente não serão usados.

E isso independe do nicho, pode ser nomes para lojas de biquínis, roupas masculinas, fantasias… 

Nomes para lojas virtuais (ou negócios, de maneira geral) precisam ser simples e diretos, sem enrolações. Cuidado com trocadilhos difíceis ou nomes impronunciáveis. Na maioria das vezes, eles são uma grande furada.

4 – Seja diferente

Uma boa pedida é fazer uma pesquisa de mercado, isto é, uma boa análise dos concorrentes

Com isso, tente fazer algo diferente das outras empresas para conseguir chamar a atenção do público.

O desafio mesmo é encontrar um nome que reflita bem o seu nicho e os produtos que você vende. Mas sem parecer que a ideia foi copiada de um concorrente!

5 – Clichê? Melhor não!

Além da ideia de não copiar a concorrência, outro ponto precisa ser levado em consideração: fuja dos clichês.

Na verdade, não importa qual o seu mercado, os clichês sempre existirão por toda parte…

Mas pode acreditar: se o seu cliente encontrar um link do seu Ecommerce e ele não chamar a atenção pelo nome, provavelmente vai ser clicado pouquíssimas vezes.

Por isso, aposte em um nome original e de impacto imediato que surpreenda o consumidor logo de cara!

Outro bom motivo para não apostar em clichês é: se você teve essa ideia, é provável que outras pessoas tenham seguido essa linha. Nesse caso, além do risco de não ter mais o nome disponível, há a possibilidade de haver várias marcas com nomes muito próximos, o que dificulta na hora de se diferenciar no mercado.

6 – O que a sua loja virtual vende?

Você está procurando nomes para lojas de bolsas? Nomes para lojas de importados?

Independentemente do produtos, um bom nome não pode ser escolhido simplesmente porque é bonito e chama a atenção. É fundamental que, em uma ou duas palavras, você consiga sintetizar para o consumidor qual é a essência da sua marca…

Portanto, ao pensar sobre qual é o melhor nome para a sua loja virtual, leve em conta que tipo de produto você vende, quais são os valores da empresa, missão etc.

7 – Razão Social x Nome da sua Empresa

Entenda: a Razão Social é como se fosse o “nome de batismo” da sua empresa. É o nome que você vai registrar na Junta Comercial ou no Cartório, e que estará nos documentos, contratos, cartões e demais papéis administrativos da sua empresa.

O nome fantasia é outra coisa… É o nome escolhido para fazer a sua empresa ser reconhecida pelos clientes. 

Você pode até registrar o nome fantasia do seu Ecommerce junto com a razão social, se quiser. Mas isso não é obrigatório. 

8 – Visualize o seu negócio com aquele nome

Quando estamos planejando um novo negócio, nada mais gostoso que imaginá-lo funcionando, certo?

Portanto, ao pensar em nomes para o seu Ecommerce, dê asas à imaginação e idealize um logotipo com aquele nome, as fontes que poderiam ser utilizadas, cores etc.

A partir desse processo, você terá uma noção melhor se aquela é ou não uma boa opção de nome!

E volto a afirmar: isso serve para qualquer nicho! Pode ser nomes para lojas de biquínis, roupas e acessórios, brinquedos… 

Na hora de escolher nomes para lojas virtuais, tente visualizar um letreiro gigante na avenida mais movimentada da sua cidade ou mesmo em uma megalópole.

Parece uma contradição, mas é um exercício interessante para saber se o nome escolhido é realmente bom e se ganharia destaque em uma situação como essa.

Além disso, pense na identidade que você quer dar ao seu negócio. O objetivo é criar uma empresa jovem e contemporânea? Ou uma marca que pareça já estar estabelecida no mercado há décadas?

O nome da empresa terá grande peso sobre a forma com que possíveis clientes, parceiros e fornecedores verão sua marca.

9 – O nome ainda está disponível?

Com o comércio eletrônico em uma grande crescente, milhares de nomes para lojas são escolhidos e registrados todos os dias. Portanto, encontrar um bons nomes para lojas virtuais não é sinônimo de poder utilizá-los…

Para ter certeza da disponibilidade do nomes, você pode acessar sites como Registro BR e GoDaddy e verificar se os domínios ainda estão disponíveis.

Caso o nome que você idealizou não possa ser usado, nada de desânimo! Esse é apenas o primeiro obstáculo na vida de quem quer viver do Ecommerce…

Muitos outros virão, mas eu garanto que vai valer a pena no final. Volte ao início do processo e tente de novo até ter o nome perfeito – e disponível – para sua empresa.

Então, gostou das dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.