Como calcular a margem de lucro de um produto e da empresa

Última atualização em 17 de abril de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

como calcular a margem de lucro

Você realmente sabe quanto sua empresa está lucrando?

O lucro obtido está compensando verdadeiramente sua operação, ou apenas causando uma impressão de que está tudo certo?

O conceito de lucro é simples de entender em um primeiro momento. Basta subtrair as receitas geradas pelo negócio dos seus custos operacionais. Se o resultado for positivo, esse valor é o lucro.

Mas a verdade é que o empreendedor precisa ficar atento às suas margens de lucro se quiser ter sucesso nos negócios. E esse detalhe ainda é esquecido por muitos empreendedores.

O que é um grande erro, pois pode acontecer da empresa até vender seus produtos ou serviços com lucro, mas tendo prejuízo de modo geral.

Pensando nisso, preparamos esse post para te ensinar como calcular a margem de lucro do seu negócio.

É importante que leia até o fim, mesmo conhecendo as fórmulas, para que veja a importância de saber realizar esses cálculos.

Sem mais delongas, vamos lá.

O que é a margem de lucro e sua importância para a empresa

Como já explicamos no começo do post, o lucro é obtido pela diferença do faturamento da empresa com as vendas de um produto ou serviço e os custos de operação do trabalho.

Já para entender a margem de lucro é preciso aprofundar um pouco mais a partir desse ponto. Essa margem se refere a um valor percentual obtido entre o lucro bruto e a receita total da empresa dentro de um período de tempo.

Para que você entenda melhor o que é a margem de lucro, vamos a um exemplo prático.

Um ecommerce de calçados faturou R$ 50 mil com as vendas em um mês, mas teve custos de execução de R$ 35 mil. Logo, a loja teve um lucro bruto de R$ 15 mil.

Para calcular a margem de lucro bruta precisamos dividir o lucro bruto pelo faturamento e multiplicar por 100.

Margem de lucro bruta = (15.000 / 50.000) x 100 = 0,3 X 100 = 30%

Assim, para esse exemplo, a margem de lucro bruta obtida pelo ecommerce foi de 30%.

Saber essa margem é importante não apenas de um ponto de vista financeiro, mas até mesmo para estimular possíveis investidores.

Afinal, mencionar números brutos como lucro não diz muito. Um outro ecommerce pode conseguir os mesmos 15 mil de lucro, mas numa relação de faturar 100 mil tendo despesas de 85 mil reais.

Nessa situação, a margem de lucro bruta é metade do ecommerce usado para nosso exemplo.

O que é bem menos atrativo para investidores, não acha?

Leia também: Lucro x Faturamento: A importância da rentabilidade.

O que é e como calcular a margem de lucro líquida

Outro conceito que todo empreendedor precisa ficar atento no seu negócio é a sua margem de lucro líquida.

Bem parecida com o lucro bruto, a diferença aqui se leva a necessidade de adicionar os custos fixos (água, luz, telefone, salários, etc) e impostos ao cálculo da margem líquida.

Voltando ao exemplo anterior, vamos calcular agora o lucro líquido, assumindo que impostos cobrados foram de R$ 2 mil e as despesas fixas e variáveis foram de R$ 3 mil.

Temos então:

Lucro líquido = Receita total – Custo de execução – Impostos – Despesas fixas e variáveis.

Lucro líquido = 50.000 – 35.000 – 1.000 – 3.000

Lucro líquido = 11.000

Agora que temos nosso lucro líquido, calculamos a margem do mesmo modo que com o lucro bruto.

Margem de lucro líquida = (11.000 / 50.000) x 100 = 0,22 x 100 = 22%

A importância de saber como calcular a margem de lucro líquida é praticamente a mesma da primeira margem. A única diferença sendo que o lucro líquido permite enxergar a situação financeira do negócio de forma mais precisa.

Calculando lucros em períodos maiores

É bem interessante realizar os cálculos de margens de lucros ao longo mensalmente, e conferir o resultado geral ao fim de cada ano.

Isso dá uma visão melhor sobre a performance geral da empresa, sua situação financeira e crescimento.

Para fazer isso, basta realizar os mesmos cálculos ensinados acima, mas após somar os dados referentes de cada mês em seus devidos campos na conta.

Assim, se obtém o lucro anual da empresa, tanto o bruto quanto líquido.

Você também pode, e deve, utilizar esses cálculos para ver seus resultados bi, tri ou mesmo semestrais.

Para acompanhar a variação de lucros entre um mês e outro.

Enfim, saber como calcular a margem de lucro tanto dos produtos ou serviços vendidos, quanto da empresa em geral vai possibilitar um controle melhor sobre o desempenho do negócio.

Agora que sabe como calcular a margem de lucro, não esqueça de precificar corretamente

Você acabou de aprender como calcular a margem de lucro no seu negócio.

Algo que é vital para o desempenho e saúde financeira de uma empresa.

No entanto, um outro ponto importantíssimo para o sucesso das vendas é uma precificação correta dos seu produtos.

Nós temos um post aqui no blog, que mostra como realizar essa importante tarefa em detalhes.

Assim, convidamos você a ler o nosso guia rápido e prático de como precificar um produto.

Esperamos que aprofunde ainda mais seus conhecimentos conosco.

Boas vendas e até a próxima.

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