Mercado de Ecommerce

Entenda o que é Ship From Store e Qual a Importância Para o Varejo Hoje

O Ship From Store surgiu como uma solução logística muito eficaz para agilizar as operações dos negócios. Esse modelo de entregas tem sido fundamental para garantir economia de tempo e dinheiro, além de melhorar a relação dos clientes com a marca.

Basicamente, a estratégia otimiza as entregas das lojas físicas e virtuais, algo que, com certeza, está entre os principais desejos de todo vendedor hoje. Nesse sentido, companhias como o Magazine Luiza e Americanas S.A já aderiram à inovação com o intuito de oferecer melhor experiência de compra possível aos clientes…

Porém, é importante destacar que a modalidade não é eficaz apenas para grandes empresas, as PMEs também podem – e devem – pensar em implementar o Ship From Store. Entenda mais detalhes sobre o assunto…

(Imagem: iStock)

O que é Ship From Store?

O Ship From Store é um modelo de entregas que busca integrar negócios físicos e virtuais, usando estoques interligados entre esses dois ambientes. Cada loja física funciona como ponto de estoque da loja online, ou seja, as empresas usam o armazenamento desses espaços para atender pedidos realizados pela internet. 

Com isso, o cliente tem a possibilidade de comprar online e ter a mercadoria saindo para entrega da loja física mais próxima e não de um centro de distribuição, locais que, na maioria dos casos, são mais distantes, fazendo com que os pedidos demorem mais dias para chegar até o destino final. 

Logo, não dá para negar que o Ship From Store é crucial para diminuir o tempo de entrega, agilizar as operações das empresas e, sem dúvidas, aumentar a satisfação do consumidor… 

Na prática, a estratégia pode ser definida como sendo mais do que apenas um modelo logístico, mas também uma forma de atendimento diferenciado para os negócios. Afinal, o Ship From Store é um meio de melhorar a experiência de compra do cliente e pode gerar alguns benefícios para as empresas…

Vantagens do Ship From Store

Os custos de envio são reduzidos quando o estoque está mais próximo do consumidor, principalmente porque é muito mais barato e prático enviar um pedido quando a distância entre o remetente e o destinatário é menor. Isso beneficia não apenas a empresa que poupa tempo e trabalho, mas também os clientes, que podem pagar por um frete mais barato. 

Outro ponto interessante é que o Ship From Store concede oportunidade para que outra estratégia de entrega seja implementada nos negócios: o Clique e Retire.  Aliás, a estrutura da loja física permite aos clientes retirarem os pedidos em invés de optarem pela entrega.

Além disso, o Ship From Store é eficaz para aumentar a rotatividade do estoque. Com o modelo, existe uma menor quantidade de itens armazenados e os produtos podem sair para entrega a todo momento. Dessa forma, a empresa estará sempre disponibilizando produtos novos aos clientes e o risco de estoque parado diminui. Algo muito positivo quando o assunto é vender online.

Contudo, por mais que os benefícios do Ship From Store sejam atraentes para os negócios, é importante destacar que algumas medidas precisam ser tomadas pelas empresas antes de implementar essa estratégia…

O que Você Precisa Saber Antes de Adotar o Modelo nos Negócios

O primeiro ponto que merece atenção dos empreendedores que desejam aderir ao Ship From Store nos negócios é o ambiente físico da loja. Isso porque o estoque ocupa espaço, então é interessante que o lugar seja amplo e adequado. Logo, não ignore avaliar essa questão ao oferecer o serviço para os clientes…

Além disso, é fundamental que a empresa disponibilize um bom atendimento ao cliente. Isso abrange tanto o contato com esse consumidor quanto a agilidade dos funcionários com a separação e o envio dos pedidos. 

Portanto, capacite os colaboradores para que um atendimento de qualidade seja oferecido aos clientes e garanta que a gestão do estoque seja feita de maneira eficiente. Dessa forma, o armazenamento estará sempre organizado para agilizar as operações.

Vale lembrar também que o grande diferencial do Ship From Store é a rapidez na entrega. Por isso, é importante que a empresa cumpra com o prometido e entregue os pedidos dentro do prazo. Não deixe de avaliar se o sistema do seu negócio realmente vai conseguir atender às demandas de maneira rápida, sem deixar a qualidade de lado. 

Afinal, Qual a Importância do Ship From Store Para o Varejo Hoje?

Não é novidade que o setor de Ecommerce não para de crescer e os hábitos dos consumidores vem mudando muito com o tempo. Atualmente, os clientes exigem soluções de entrega cada vez mais rápidas. Ou seja, um dos principais diferenciais buscados por essas pessoas está relacionado justamente ao valor do frete e ao tempo de envio dos pedidos

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame AQUI, site de reclamações contra empresas, 63,9% dos consumidores garantem que o principal motivo para o abandono de carrinho é o valor alto do frete, enquanto 18,6% afirmam que é o prazo de entrega do pedido.

Assim, fica claro que estratégias como o Ship From Store são fundamentais para acompanhar a demanda dos clientes por soluções práticas e entregas rápidas. Aliás, na hora da decisão de compra, os consumidores têm priorizado marcas que disponibilizam formatos de entregas diferenciados… 

Logo, não ignore investir no Ship From Store para melhorar os processos de logística do seu negócio. Essa, sem dúvidas, é uma alternativa eficiente para conquistar bons resultados nas vendas e ganhar destaque no varejo como um todo.


Leia Também: O que é Open Delivery e Qual o seu Impacto no Mercado de Entregas?

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago